Powered By Blogger

sábado, 14 de junho de 2014

LARANJAL


A NÊSPERA DE ALBUQUERQUE



Ler deitado poemas sobre nêsperas preguiçosas é uma ideia dos irresistíveis malucos do surrealismo. No Laranjal, tudo é possível. Até um conselho regional como o de hoje, com 'meia dúzia de gatos pingados' a pescar bodiões enquanto o chefe atacava Delfins.

João Cunha e Silva jantou há 4 ou 5 dias em Santana com a equipa local de apoiantes que ensaiam tácticas a empregar na cruzada rumo à liderança do PPD-Madeira. Segundo nos informam, estiveram no local do repasto cerca de 70 pessoas. Uma concentração razoável, tratando-se apenas dos elementos da máquina com a qual o Vice conta para a batalha prestes a chegar. Então, sim, os encontros deixarão de ser restritos, abrindo-se aos militantes todos. 

Entre os presentes, pontuaram figuras locais conhecidas na Região, como Rui Moisés, ex-presidente da Câmara de Santana, e outras com influência no concelho - presidentes de clubes e de associações. Os cunhistas ganham ânimo e fazem questão de o dizer.
Estas jornadas de João Cunha e Silva, presume-se, resultam muito melhor do que a ideia de se pôr a dar aulas por essas freguesias, como fez agora na Ribeira Brava. Umas dicas à pequenada sobre autonomia, promessas de consertar instalações da escola, retrato nos jornais e, tudo espremido, zero de interesse.
Na mesma onda surfa Miguel Albuquerque. Se, por um lado, Miguel faz o trabalho de campo mantendo agitada a chama da candidatura junto dos apoiantes em toda a Região, por outro perde-se em artigos e reportagens forçadas que fazem lembrar aquela do 'mais vale desejado do que aborrecido'. 
O ex-presidente do Funchal, para encher, vai escrevendo sobre as vantagens do mergulho, das semilhas e cavalos durante o ano em terrenos da Feira do Gado, como já dissemos... e a última é, hoje mesmo, a colecção de lugares comuns sobre veredas e levadas. 
É certo que Albuquerque não pensa empregar-se como levadeiro ou guia turístico, assim como o lugar de director de Florestas e a presidência da IGA estão ocupados. Apenas quer mostrar que sabe pensar. Mas de um Delfim espera-se muito mais do que debater percursos turísticos e segurança nas levadas com frases estafadas, quando está em jogo a recuperação do partido deles, Delfins, e o futuro da Madeira. Projectos de envergadura precisam-se.
Sérgio Marques faz o seu trajecto um pouco no registo que acabamos de abordar relativamente a Miguel Albuquerque.
Miguel de Sousa, apostamos, está no Brasil nestas semanas, para não precisar de que alguém lhe conte as peripécias do Mundial de futebol. Quanto a Manuel António Correia, persiste o problema do apoio 'envenenado' que o chefe lhe ofereceu um dia - e que, curiosamente, hoje praticamente nega. Na verdade, as coisas complicaram-se para o homem do Ambiente desde que Cunha e Silva entrou na corrida. A propósito do que narrámos acima sobre o jantar do Vice em Santana, garantiram-nos que os cabeças das casas do povo naquele concelho estiveram presentes e com apoio manifesto ao mesmo Vice. O que significa uma deserção da tropa que Manuel António estava a reunir.
Não vimos, contaram-nos.

Quanto a Jaime Ramos, ninguém pode adivinhar o que vai naquela cabeça. A não ser que andou a recolher assinaturas para a sua própria candidatura e que ostentou propositadamente essa hipotética candidatura em conversas com alguns candidatos assumidos.
Mas as coisas não lhe correm de feição. Ainda hoje, queixou-se, ao falar durante a insípida reunião do conselho regional do PPD-Madeira, da deslealdade interna que permitiu, por exemplo, deixar fugir a informação sobre o meio milhão de euros que Passos Coelho mandou há tempos para a Rua dos Netos.
Em todo o caso, não fosse por isso, as contas dos milhões PPD voltaram a ser aprovadas... por unanimidade.
Reunião sonolenta em Santa Quitéria, a desta manhã. Jardim levou outra vez as conclusões previamente escritas (o JM já não embarcou na aventura de as divulgar precocemente...) e andou ali numa arenga que não chegou para animar, nem pouco mais ou menos, aquela meia dúzia de 'gatos pingados' armados em conselheiros. Repetiu e repetiu a azia que Sérgio Marques lhe provoca. O beneficiado foi Nuno Teixeira, que apanhou com elogios pelo seu apoio a Cláudia Monteiro nas europeias, para comparar com a ausência de Sérgio quando há anos, ao não candidatar-se ao PE, faltou à campanha eleitoral do sucessor na lista Nuno Teixeira, precisamente.
Depois, as velhas críticas àqueles que, para terem palco na comunicação social, "dizem mal do partido e do governo de que já fizerem parte". Farpa destinada a Miguel de Sousa, obviamente. Enfim, um conselho que mais parecia um grupo de idosos a ver televisão depois de terem tomado valium, e a que, dos Delfins, apenas compareceram Manuel António, Cunha e Silva (que é presidente daquele órgão) e Jaime Ramos.
Belos tempos em que era uma 'cagança' comparecer ao sábado de manhã para ouvir o sr. presidente!...
Um pouco contraditoriamente, digamos que o homem - Meio Chefe - não dorme. Ele continua a sonhar com uma vaga de fundo na Herdade das Carreiras, no próximo mês, que lhe legitime a recandidatura.    
Percebe-se.
Ele anda escrevendo no pasquim sobre o que quer do PPD-Madeira para o futuro. Como girarão os novos quadros do partido. Qual o perfil dos elementos para a renovação (renovação não implica com a idade de cada um, faz ele rir). Vai expectorando ordens para os tempos que aí vêm. E a gente pergunta: mas em que qualidade estará o fulano a destinar aquilo tudo? Se diz que vai embora, por que cargas de água projecta o que compete aos sucessores fazer?

São considerações que competem aos Delfins, obviamente. Só nos lembrámos destes pormenores quando lemos, transcrita no artigo de Albuquerque hoje no DN, a história da nêspera que decidiu ficar na cama, deitada e calada, até que chegou a Velha e a comeu. Porque é isso que acontece às nêsperas que ficam a dormir, em vez de agir, segundo o autor dos versos. 
Miguel Albuquerque não milita na corrente surrealista em que se embrenhou Mário-Henrique Leiria, esse maluco do combate intelectual contra as políticas salazarentas do tempo dele - e do nosso. Mas Albuquerque e Leiria apresentam-se com um ponto comum: cada um teve um avô que no seu tempo lutou valentemente pela democracia. O avô do poeta, por dentro da Carbonária, contra a monarquia em 1910. O avô de Albuquerque, o célebre coronel Machado, no teatro da Revolta da Madeira contra o salazarismo emergente em 1931. 
Mas uma pergunta final: Albuquerque não leu deitado a história de Mário-Henrique Leiria mais a sua nêspera, leu? 

21 comentários:

Anónimo disse...

3 pontos:
-Dizem que há intimidações para aparecerem em jantares. Há Administradores de empresas dependentes que andam em gabinetes a dizer..." veja lá ..é melhor ir ao jantar, porque..."..Mas pensam silenciosamente "os obrigados" que o voto é secreto.

-Há Direções de escolas a serem convidadas... a convidar sua Excelência , porque senão, ....

-Se Meio Chefe diz que acabou o ciclo, porque razão anda a escrever como será o futuro partido se ele diz que não vai mandar.

Anónimo disse...

Eu conheço vários professores que foram "convidados" pessoalmente pelo senhor secretário da educação. Conheço um enfermeiro, que foi promovido recentemente, que também foi "convidado" pessoalmente pelo senhor secretário dos assuntos sociais. Gosto muito da forma como são feitos os convites pela candidatura do vice.

Jorge Figueira disse...

Calisto, estaremos nós, sem nos apercebermos, a viver a 2ª volta das eleições da Liga?
Não há dúvida, no fim votam no Mário Figueiredo. Único capaz de juntar todos na distribuição da receita. Jorge Figueira

Anónimo disse...

Porque acham que tem um jovem agricultor como preferido ??? É o único a quem poderá dar ordens e ser o mentor porque o jovem só não tem bagagem.já agora conheço vários guardas da reserva natural,vários guardas florestais,,vários funcionários do jardim botânico,vários funcionários das casas do povo,imensa gente da secretaria,das direções regionais,a serem contactadas com muita insistência mas sem PRESSAO a reunir com o chefe

Anónimo disse...

Amigo,esqueceu- se da arara freitas aquele bicharoco da quinta das angustias que tudo tem feito para que o jovem agricultor ou dr anona possa brilhar.eu digo arara mas o K-fuscamonio diz que é Pavão...

Anónimo disse...

O João Cunha e Silva e que faz pressões e o Manuel António e que chama toda a gente ao Gabinete! Cheira-me que o vice vai vencer isto!

Mao Tse Tung (cidadão de esquerda sem partido) disse...

Meu caro Calisto, voce acha que a questão da notícia dos 500 mil euros foi fuga de informação? Como é que é fuga de informação se não conheço um dirigente nem um militante do PSD da Madeira que seja que conheça o que se passa com as contas do partido? E se houve fuga de infromação - realmente é esquisito aparecer essa notícia no dia da reunião do PSD – então ou foi o Jaime Ramos ou o filho dele ou o tipo das contas do PSD que dizem ser um antigo deputado, ou algum dos colaboradores mais próximos do Jaime Ramos que saberiam do assunto. Fuga de informação? Investigue por favor, caro Calisto.

Antero Peixoto (funcionário bancário) disse...

Meu caro Calisto, mais calmo? O facto do Miguel Sousa estar no Brasil acho que é um insulto aos madeirenses que estão a sofrer com esta crise e a austeridade enquanto ele, que vive à sombra dos fretes ao Pestana, viaja à borla e fica nos hóteis do seu amigo. Afinal ele é ou não é deputado? E pode faltar na Assembleia para ver jogos de futebol? Depois quem lhe justifica as faltas? Como é que essas coisas funcionam? Gostava de saber para pedir à Judiciária e ao Ministerio Público que investiguem essas aldrabices com as faltas justificadas em prejuízo do erário público.
Quanto ao Jaime Ramos, é voz corrente, posso estar enganado, que o Jaime Ramos está a montar a sua estrutura pessoal e que a seu tempo poderá revelar-se uma ameaça para os demais candidatos. Acho que estão a desvalorizar o Jaime Ramos e o sr. Calisto parece-me que alinha por esses que julgam que se trata de uma brincadeira de mau-gosto (realmente é, mas não sendo simpatizante nem filiado no PSD que posso fazer?), de uma fogueira sem fogo. Cuidado com ele

Jorge Figueira disse...

A estrutura do lider da bancada social democrata incluirá algum bancário? Quem sabe se lá não estará toda a família Peixoto do Antero à Joana. Pode também incluir O Klaus Friedrich que, em tempos, convidou Frau Merkel a visitar a RAM - previu até que aquela ignorante "boche" perderia as eleições - para se aperceber do progresso.
Eu explico melhor. Joana Peixoto e Klaus Friedrich são cidadãos que, na Opinião do JM - Coluna do Cidadão - assinaram textos expressando o seu pensamento.Tem dois anos que isto aconteceu e conhecer-se as pessoas não se consegue. Estarão Klaus e família Peixoto na mesma luta? Jorge Figueira

Anónimo disse...

Parece que o Dr. Miguel Sousa provoca insónias no antero peixoto.

Anónimo disse...

Cunha e Silva está a conseguir os seus intentos, chamar a atenção. Se camuflado atrás de Vice e baralhando e dando de novo ou não, é o delfim mais mediatico logo seguido de Albuquerque que lá vai dizendo umas baboseiradas prosaicas. Reparo que alguns dos ex-autarcas se colaram ao Vice ou ao vicio de permanecerem com poder, penso que se apostarem mal, afundam-se definitivamente. Estranhamente não se entende muito bem porque não se colaram ao ex-colega Albuquerque. Resta saber se isto vai acabar em implosão onde todos os buracos serão tapados ou em explosão onde ficaremos a saber ainda mais dos podres de 40 anos de laranjal.

Anónimo disse...

E as inscrições que foram feitas em são Roque do faial nesse repasto? Entram ou não entram? Golpeada à vista? Não deram essa informação ao senhor calisto???
Até fotocopiadora tinha no espaço, houve quem não jantasse para fazer papelada???
Quando sai um post sobre isto?

Anónimo disse...

Oh Peixoto, vota no Vitor, ou no Coelho ou num candidato advogado e vais ver..o futuro da economia e da tua banca...

Anónimo disse...

Vocês... O homem tem direito a férias, já tem as eleições no partido ganhas,agora é festa antecipada. Mai nada

venham+5 disse...

Esse repasto no ribeiro frio, com o Moises,, faz-me lembrar um outro repasto, em Santana, para as autárquicas: casa cheia, 900 pessoas, autarquia no papo! E depois, na contagem dos votos foi o que se viu!! Boa cunha, vais no bom caminho!!!!

Anónimo disse...

o Miguel sousa não esta na Madeira?? vai haver despedimentos...naquela empresa que tem tudo penhorado.

Anónimo disse...

Viva Coral no Mundial e sempre

Anónimo disse...

Muito me admiro que não falem do Sérgio Marques, acham mesmo que é um carta fora do baralho? Enganem-se, ele é mais forte do que o Cunha e Silva, o candidato que será a surpresa para muitos, o voto é secreto. Votem naquele que é capaz de ganhar, não naquele em que diz ter poder e que vai perder, eu sei do que falo. O povo não gosta do Cunha e Silva, o povo gosta do Sérgio, ele é limpo, não tentem apagá-lo. Não subestimem a força do Sérgio. Ele é muito inteligente e forte. Força Sérgio o partido está contigo, tu não pressionas, as pessoas gostam de ti.

Anónimo disse...

O desespero de Sérgio ....no comentário das 00:50.

Anónimo disse...

Esta candidatura de Joao Cunha e Silva, neste momento, cracteriza-se pelo seguinte:
-Dois secretarios regionais a pressionar tudo quanto é funcionario, ou dependente do Governo, Jaime Freitas e Francisco Ramos.Estes dois grandes "cerebros da politica regional", ja dizem tudo da candidatura!
-Andam a fazer militantes novos, a ver se, com falcatruas nas datas, ainda votam!Há quem já tenha nomes desses militantes para, caso apareçam nas listas de votantes, impugnar as eleiçoes.Mas esta gente pensa que sao os unicos espertos do mundo e que o resto é tudo burro?
-Por este andar, irá apresentar mais assinaturas de subscritores do que votos nas urnas!Há pessoas que foram literalmente obrigadas a assinar.
-Este candidato é o melhor que poderia acontecer a oposiçao, porque sabem que nunca ganhará eleiçoes regionais.
-Ja agora, uma pergunta: as mulheres mlitantes do PSD irao votar no Cunha e Silva?

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o comentário de 16 Junho de 2014 às 11:09... o Cunha acha que vai ganhar? Deixa-me rir...os militantes são mais espertos do que isso, as pressões não servem de nada, se ele ganhar o partido muito militante vai fugir, porque eu não acredito que ele ganhe.