Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de junho de 2014

GAULA


PRESIDENTE DA JUNTA EXPLICA
ALEGADO DESVIO DE ÁGUA




GOVERNO REGIONAL MANDA RETIRAR SISTEMA 
DE ALEGADO DESVIO DE ÁGUA DE REGA


Conforme noticiou e comprovadamente documentou a Junta de Freguesia de Gaula no Sábado passado, a situação do sistema de entubamento de água de rega do Sítio da Fazenda ficou hoje resolvida, em reunião matinal com os responsáveis do IGH, e à tarde com os regantes e agricultores.


Para uma breve sinopse, juntam-se os elementos relevantes:

1. Foi reconhecida tratar-se de um situação ILEGAL, que carece de autorização administrativa do órgão de gestão, nomeadamente para um sistema de água de pena, procedimento esse que gerou uma significativa revolta popular e distinto tratamento ao nível dos utentes.

2. Assim, verificou-se um tratamento discriminatório no direito à água, situação inadmissível para esta junta de freguesia, que compreensivelmente defende o interesse colectivo em detrimento do interesse particular, independentemente do foco de origem.

3. Deste modo, o que se exige às autoridades de gestão da água é, definitivamente, um tratamento igualitário de todos os regantes, e a eliminação de factores de distanciamento social.

4. Hoje, por decisão do IGH, a ligação interna à caixa de distribuição de água foi retirada, e toda a extensão de tubagem a suL daquele equipamento mandado retirar.

5. Esta Junta de Freguesia agradece publicamente a todos os regantes e agricultores que nos ajudaram na denúncia desta situação de injustiça social, conhecendo-se os graves problemas que a falta de água acarreta para a gestão da economia familiar gaulesa.

6. Agradece, ainda, ao engenheiro Pimenta de França pela cordialidade de tratamento e sublinha que nunca ouve intenção, ao contrário daquilo que os interessados possam entender, de inferiorizar quem tem igualmente direito à água de rega. Todavia, num sistema de valores e de equidade democrática, defendemos a transparência e a igualdade de oportunidades.

7. Aqui o “bicho-papão” não é, definitivamente, a Junta de Freguesia de Gaula, mas o foco de origem do problema, que deve ser encaminhado legalmente para a capital madeirense.

Élvio Sousa




1 comentário:

Jorge Figueira disse...

Parabéns a todos os intervenientes, pois assim já o Luís Calisto pode gozar as suas férias mais descansado.
Notam-se "mudanças" no ar. A norma era resolver-se tudo isto pela calada induzindo na opinião pública a ideia de que nada acontecera e apenas a Junta comunista e vadia queria instabilizar o BOM POVO.