Powered By Blogger

domingo, 29 de junho de 2014

DELFINS


AUTONOMIA XXI COM IDEIAS
PARA APLICAR ONDE?


Bem pode telefonar o chefe XXI para quem quiser, 
que não mandará em Delfins há anos
na lista de espera. 

Jaime Filipe acha que pega numas ideias e manda o Delfim que ganhar o partido aplicá-las. Ora, a menos que ele também prepare candidatura, o calhamaço XXI é conversa fiada.


O denominado movimento Autonomia XXI continua entusiasmado a propalar palpites de um projecto que diz ser o adequado para o futuro da Madeira. O DN de hoje dedica vasto espaço às congeminações executivas do grupo liderado por Jaime Filipe Ramos, percebendo-se pelas letras bold que está ali um projecto fracturante.
Para atalhar caminho, pedimos apenas que nos expliquem isto: como é que aquela rapaziada tenciona pôr as suas ideias em prática? Com que legitimidade partidária levarão o calhamaço à votação popular, que é o que interessa?
Os jovens, estribados no rol de intenções, dizem que querem traçar o seu próprio caminho, cedendo porém quanto ao interesse de falarem com os candidatos perfilados à liderança do PPD.
Ora, como em política não há milagres, tirando os enriquecimentos de espantar, os jovens políticos devem estar a pensar em fundar um partido próprio onde trabalhar - que nem pode ser regional. Ou será que Jaime Filipe avança, também ele, com uma candidatura no PPD?
O resto é conversa fiada. 
Não estamos a ver os candidatos no terreno, que andam há décadas a 'virar frangos' no minado lamaçal laranja, apanharem pancada até à vitória final dentro de meses para depois oferecerem o poder numa bandeja a estes autonomistas XXI.


6 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Não vou dar nenhuma novidade mas apenas lembrar que, nos planos do papá, este rapaz será o futuro Presidente do GR. O dito cujo papá, recentemente elevado ao delfinato, ganha as eleições internas e depois, como quem não quer a coisa, "abdica" no rebento.
O que agora se está a passar é apenas o estágio para novos e altos voos.
Que tal?

Anónimo disse...

Acho curioso que um trabalho que ainda não leu e que não teve a oportunidade de reflectir seja objectivo deste texto. De facto este jornalismo imparcial de 40 anos, é uma verdadeira lição de vida...

Anónimo disse...

Autonomia XXI.14
O documento Autonomia XXI.14, tal como tive acesso através do DN-Madeira, constitui um instrumento interessante para a análise da prospetiva política. Independentemente do alcance político da abordagem, é certo que avança com ideias interessantes (algumas mesmo fraturantes) e com alegada adequação e articulação com as prementes necessidades da evolvente sócio económica regional.
Trata-se de um documento aberto - dizem os seus promotores – pelo é suscetível de melhorias e de adaptações às singularidade e especificidades da conjuntura sociopolítica que a todo o tempo se vivencia na RAM. Num momento em que se adivinha uma luta, quase fratricida, pela liderança do PSD-M, esboços, propostas e rascunhos de um eventual embrião de um futuro programa de governo, terão necessariamente de serem bem-vindos – venham de onde vierem!
A atual conjuntura política regional apela à discussão serena das principais questões que nos dizem respeito. Todos seremos poucos para colocarmos na mesa da discussão política a efetiva recuperação da autonomia política e financeira da Região. Há que recuperar essa Autonomia Política e Financeira que desvarios insanos e, posteriormente, o PAEF, retiraram da nossa esfera de influência e de decisão.
Que se abra o debate par que se possam definir concretamente, e sem ambiguidades, as linhas estratégicas de orientação política para as próximas décadas!
Era só isto!

Anónimo disse...

Há um programa (Autonomia XXI) sem candidato e um candidato (JCS) sem programa. Já se vê o que vai acontecer: casamento por conveniencia. Os nubentes até poderiam desejar outro desfecho mas por vezes a solidão junta estranhos companheiros de vida.

Anónimo disse...

Ao Autonomia 21 pode chamar-se de "Montra". Porque é isso que é. Que espertinhos.

Anónimo disse...

ora nem mais.....montra é que é....todos em bicos de pés....!!!