Powered By Blogger

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Remodelações no vão de escada



As mudanças no governo são partilhadas à balda nas redes sociais antes que o desgoverno as anuncie! 
Ano Novo, bandalheira velha

A 'bilhardada' remodelação na Secretaria Regional da Saúde é soprada por toda a gente menos por quem deveria tomar a dianteira na divulgação: a cúpula do governo regional.
Tudo muito à moda Blue Establishment. Dando a impressão de insegurança incurável. 
Pode o assunto estar assente a pedra e cal. Mas a sensação que chega à população é a de uns palpites postos a circular na rádio carpete, a ver se as reacções não são tão contrárias que aconselhem a um recuo na mudança, do género - são tudo especulações, o governo nada decidiu.
Ou não será assim quando medidas governamentais de fundo, como esta de que falamos, são conhecidas em páginas pessoais do facebook antes que uma voz oficial noticie tudo com seriedade?
Ano novo, bandalheira velha, desculpem o mau jeito.
Era mais do que esperado que João Faria Nunes se sentisse obrigado a fingir-se mal disposto para sair de cena sem grande aparato, já que a passagem do bom do homem pelo governo resultou de um erro de casting. João não está fadado para cargos políticos executivos. De modo que não surpreende a ascensão ao cargo de secretário regional de Pedro Ramos, um homem do aparelho hospitalar, director clínico, conhecedor dos meandros do complexo sistema de Saúde e 'maroscas' adventícias. O reparo aqui está na forma trapalhona como novamente sai a público uma decisão oficial: confirma-se a novidade em todas as plataformas de comunicação, a começar pelas redes sociais, menos na oficial. 
Um chefe de governo, assim que arrumada uma decisão de fundo, deve explicações à população: fiz esta mudança por isto, isto e isto. E é imediatamente, porque sabe-se de tudo. O 'juramento de Hipócrates' não cobre as remodelações na Saúde! 
O patrão da fanfarra Blue é credor de tantas formas de chegar ao povo. Hoje em dia, espaço oficioso não lhe falta. Se, compreensivelmente, não quisesse misturar a sua cara com as 'barracadas' que em tão pouco já deu no sector, desde a existência de um secretário que exerceu alguns dias a outro que fugia ao debate parlamentar - para não falar em questões práticas do sector tratadas com os pés -, pois então, se quisesse poupar a face, o chefe podia por exemplo redigir um comunicado anunciando claramente a decisão, formal e oficial, e metê-lo no site da Presidência. Com um sopro às redacções para que não perdessem tempo a divulgar a nova.
O que a população conheceu da matéria nos últimos dois dias é o que anda no ar. O consta que. O parece que é verdade. O diz-se. Está no FB. No Funchal Notícias. Obviamente no DN. Mas não há uma alma oficial a confirmar... o que devia ter dito antes do Café-Bilhardice. Com que 'cara calçada' vai aparecer o Miguel - e é se for ele - a dar a 'notícia' sobre uma remodelação do seu governo que já anda nas bocas do mundo? Pode ser que opte por um "conforme anunciado profusamente no FB..."; ou então "como toda a gente está farta de saber..."; Ou ainda fazendo-se de novas: "Venho em primeira mão comunicar à população a mudança no sector da..."
Ora adeus, que vens tarde e a más horas. O mais certo é meter a viola no saco, mandar um adjunto rabiscar um comunicado logo de manhã e mandá-lo de mansinho para os media, coisa muito seca para não espalhar mais brasas, sem explicações dos quês e dos porquês.
Mas então a Saúde não estava a ser um sucesso, na boca do chefe? Para quê mudar? Ah, pois, o João foi à casa de banho e desapareceu para todo o sempre.
Vem aí novo ano. Lá terá o eleitorado de ficar de olho na cronologia geral do facebook, a ver quando é que aparecem parabéns públicos a familiares que sejam nomeados para o desgoverno. 


35 comentários:

Anónimo disse...

O único com unhas para tocar esta guitarra foi o MIguel Ferreira, o resto são peanars como dizia o outro.

Anónimo disse...

quem herdar essa secretaria tem de levar com os moveis e com uns bichos do caruncho que lá estão .
depois do desgoverno do secretario que nunca devia ter sido , não vai ser tarefa facil

Anónimo disse...

Médicos a substituir médicos? NUNCA a coisa irá endireitar! NUNCA!

Anónimo disse...

Certamente foi pedido sigilo, ao Pedro Ramos. Na política, não há juramentos ( Hipocrates ). Por isso, poderemos vir a ter um secretário com tendências a "vazar" o que não deve...!!!!

Anónimo disse...

Será que vai ficar com o Dr. Hugo Amaro e Dra Cecilia na Secretaria?? hahahahahaha

Anónimo disse...

E o mentiroso da srape continua? Cosmética.

Anónimo disse...

Faltou o senhor Calisto deslindar quem foi a 'garganta funda' deste caso: a jeitosa filha do novo secretário. Vou passar a estar mais atento ao Instagram da rapariga para saber as novidades do sector da saúde.

Luís Calisto disse...

Um pedido

Não é para o sapatinho, que a Festa já lá vai. Mas peço aos Leitores cujos comentários não aparecem publicados que os remodelem e reenviem para cá. Sabem bem porquê.
Em alternativa, assinam-nos, sem sombra de dúvidas quanto à sua identificação, e aí responsabilizam-se por eles.
Obrigado

Anónimo disse...

Hummm. A tal montanha a parir o rato... E isto a anunciada remodelação, ou vamos ter as coisas as,pinguinhas? Mto triste assistir a isto no meu Psd. Miguel se queres arrepiar caminho e ja nao tens muito tempo a avaliar pelas sondagens atua ja nas area económica e educação onde gestão de recursos e sofrivel e vai fazer perder votos de certeza. Concentrar tudo na saúde onde pouco ou nada se vai mudar com as prssoes é curto e nao convence. Por outro lado, se te falta a pachorra (pra nao dizer outra coisa) então falamos no pos autárquicas onde se farão as contas.Abraço de que acreditou que ias mudar as coisas.

Anónimo disse...

Nunca vi uma remodelacao do governo que não fosse anunciada por quem manda e no lugar próprio desta forma nunca vi mas eu tb sou do tempo em que um secretário era para 4 anos em dois anos de renovação já já vão 3 deve querer dizer alguma coisa e vamos a ver se este aguenta depois das autárquicas...

Anónimo disse...

Segundo o DN de hoje, está é a única mudança a nível de secretários ...ahahaha não acredito que a tão anunciada mudança vá ficar por aqui. SE assim é ficamos na mesma, se não pior.
Mudanca precisa-se neste governo, mas mudança de fundo, na estrutura orgânica. Está na hora de criar a vice presidência, de colocar o secretário geral do partido no seu sítio, a unir o partido e alguém que tome conta deste barco a baixo do presidente do governo.
Senão meus amigos, o caldo entornou e não tem solução.
Espero que o menino Jesus tenha iluminado a cabeça de Miguel Albuquerque e de as luzes que precisa para mudar, mudar sem medos, porque está tudo muito muito mau.

Anónimo disse...

Ponham alguém fora do sistema, sem compromissos, sem rabos de palha, gestor de preferência e vão ver que a coisa anda para a frente.

Anónimo disse...

enquanto continuarem a permitir que alguns médicos só trabalhem ( se é que se pode chamar trabalho ao que fazem ) uma hora por dia , não há nada que mude na saúde , e nem falem de novo hospital que só serve para enganar tontos.
Se a alguém restar duvidas convido a irem ás clinicas no horário em que os médicos deviam estar no Hospital , estão todos na clinica. isto é algo que qualquer inspeção pode detetar , e só não acontece por uma razão , o secretario é que teria de determinar a realização da inspeção e o tal secretário é medico.

Anónimo disse...


Tenham calma que esta não vai ser a única mudança de Governo.

A Rubina vai sair para a candidatura à CMFunchal e vai entrar um engomadinho.

Nas finanças tb vai haver mudança

Tenham calma que o tempo de rir está chegando.

Anónimo disse...

Quem manda na saúde são os tipos das finanças e os do aparelho da quinta vigia resta saber o que é que o pedro ramos julga que vai mandar. Isto é a prova de que enquanto não for a saude a mandar na saúde isto não tem conserto já vai em 3 outros se seguirão só como já não há candidatos renovadinhos vão ter que ir buscar aos jardunistas que quiserem fazer o jeito um flop desgracado está renovação

Unknown disse...

É de lamentar que para a Saúde se escolha sempre alguém da área hospitalar.Estes profissionais tem uma visão desfocada do Sistema de Saúde. Sobrevalorizam as especialidades e relegam para último plano a prevenção. O que precisamos é de um sistema de saúde harmonizado!

Anónimo disse...

Albuquerque é o cancro mas o secretário das Finanças é a metástase.

Anónimo disse...

ontem estava a ver aquele programa de jornais na RTP M e o esquerda Emanuel Bento diz que deseja que o sistema de Saúde da Madeira piore para o Governo Regional dar-se mal .

Mas que pensamento mais nogento tem este individuo ...

Este tonto não entende que o que deseja o pode apanhar a ele ou família num momento que tenham de ser tratados no Hospital

Anónimo disse...

O que é que o Calisto estava a espera o DN e o Pravda oficial do desgoverno renovadinho

Anónimo disse...

Sai o Faria Nunes mas ficam as eminências pardas? O chefe de gabinete Miguel Pestana e a adjunta Tânia Caldeira já enterraram 3 Secretários. Vão Continuar?

Anónimo disse...

A montanha pariu um rato bem gordinho.

Anónimo disse...

E uma tristeza isto sempre que muda de secretário virem para aqui uns ressabiados alguns renovadinhos que ainda não arranjaram o tacho que queriam dizer mal de A ou B corja desgracada então o chefe de gabinete e que tem culpa do que faz o secretário??? Alguém que quer o lugar pois vá pedir que estes tem as costas quentes eheh e o miguel até não é mau diabo e fica sempre bem

Anónimo disse...

Pedro Ramos.Situacionista. Não vai mexer nada mas talvez não estrague tanto.

Anónimo disse...

Aiai ai! Como isto segue. Sai renovadinhos ou seres seculares. Melhorou ou piorou? Para isto mais valia deixar como tava que isto não vai a lado nenhum. As autárquicas vão mostrar o principio disso e as regionais o pontapé às tontices sem essência e o tempo não para e o povo desembruteceu.

Anónimo disse...


Enfim...espaço maravilhoso este em que os cidadãos podem expressar-se com dignidade e liberdade e por estes dois conceitos entendo o respeito pela dignidade e liberdade alheia, nessa medida percebe-se muito bem o apelo do Senhor Jornalista Luís Calisto. Sejamos construtivos, indignemo-nos mas com elevação, dignidade e motivação. O que motiva alguns seres a falarem do Chefe de Gabinete e de outras pessoas que tudo o que fazem, fizeram ao longo das suas vidas foi dar o seu melhor profissionalmente??!! estamos a falar de mudança de membro do Governo, acaso sabem do que se trata? A César o que é de César...
Tenhamos a dignidade de não buscar as famílias...querem ser todos secretários da saúde??
Não podem ser... Chefes de Gabinete também não...tenham paciência! e como Conto de Pós Natal recomendo-vos a leitura do livro de fábulas, mais precisamente a Fábula da Cobra e do Pirilampo... e depois disso esforcem-se e trabalhem um pouquinho que faz bem à mente e ao corpo... para bom entendedor...
continuações de Boas Festas a todos incluindo os que não leram a fábula....

Anónimo disse...


Se faz sentido um Secretário da Saúde Médico de profissão?
Faz muito sentido por duas ordens de razões;
- está próximo dos problemas que afligem a gestão quotidiana dos serviços de saúde;
- tem o Know how para desvalorizar eventuais estratégias de alguns dos seus pares, que se queiram aproveitar da situação de que falhas pontuais que como bem sabemos as há em qualquer hospital do país, possam pôr em causa todo um serviço...
Um Secretário Clínico tem ainda um upgrade, o de poder de dizer aos tecnocratas que na saúde não se pode cortar verbas, que a saúde é um bem incomensuravelmente maior do que qualquer poupança de verbas...
Só quem nunca precisou de cuidados de saúde ou quem nunca os prestou pode ter a idealização de que se governa em saúde e na saúde sem dinheiro... Um médico tem a mais valia de fazer ver aos senhores de Lisboa que é preciso dinheiro prá Saúde na Madeira e Porto Santo... mas se deixarem lá chegar a sua voz...
Não há milagres...Governar a sério em saúde sem dinheiro não existe...
A saúde é de todos nós e nessa medida temos todos a ganhar se tivermos à frente alguém com a sensibilidade suficiente para fazer chegar aos tecnocratas e aos políticos a sua voz...
A saúde tem um eleitorado muito vasto... atenção!

Anónimo disse...

Quase tudo isto é conversa para encher chouriços os problemas da saúde estão identificador há anos e muitos deles passam ao largo do conhecimento geral mas tudo debita a sua maneira o que sabe e o que não sabe e o principal problema é prosaico chama se Guito guito porque a saúde vive de guito os profissionais motivam se com guito etc guito guito guito e e claro que enquanto o gasparinho que agora está sozinho porque já não há gasparinhos no governo de Lisboa não perceber isto nada vai andar. Já agora convinha inaugurar a cirurgia do ambulatório pela última vez porque já foi inaugurada aí umas três vezes aliás bom mesmo era que funcionasse que o MF já deixou pronta há quase três anos

Anónimo disse...

Usou se o Brito para ganhar uns votos e fazer um programa de governo depois como não acatava as patifarias foi posto andar depois veio o Faria que acatava tudo só não dava votos e foi preciso por a andar. Agora há um programa que não tem nada a ver com nada e o Ramos vai ter de o gerir e se este tiver a coluna vertebral que se espera vai levar o mesmo caminho ou antes ou depois das autárquicas. Como em todas as cirurgias e preciso ver onde está o mal a extirpar...e o que nasce torto morre sempre torto renovam se as moscas...

Anónimo disse...

Estupidez! Um médico nunca irá meter a casa em ordem!

Anónimo disse...

RENOVAÇÃO!?

Anónimo disse...

Bem... o CA demitiu-se esta manhã. Merece uma reflexão esta mania de toda a gente mexer no que não percebe e nisto inclui-se primeiramente o albuquerque que desde que chegou so fez merda na saúde.

Anónimo disse...

Está renovação e de morrer a rir 😂😂😂😂

Anónimo disse...

O que a Dr. Maria J. Monte fez, deveria servir de exemplo, a muita gente no futuro!
Assina
Victor Garces

Anónimo disse...

Parabéns Maria João Monte pela atitude.

Anónimo disse...

Convém não esquecer que a MJM foi formada na boa escola do jardinismo e não nesta atrevida imberbe e incompetente escola alucinada da renovação