Powered By Blogger

sábado, 24 de dezembro de 2016

'Amor com amor se paga'



O meu Postal de Natal para a TAP



Por Vitorino Seixas



“Amor com amor se paga” é um ditado popular bem conhecido. Em termos comerciais, quer dizer “se tratares bem os teus clientes, eles vão gostar de ti”. Por razões que a razão desconhece, desde que David Neeleman e Humberto Pedrosa tomaram as rédeas da TAP, esta fez tábua rasa deste ditado, escolhendo, deliberadamente, uma política comercial que hostiliza e maltrata os madeirenses.
Ao longo deste ano foram inúmeras as críticas à nova política comercial da TAP, as quais têm subido de tom a cada nova alteração do tarifário, sendo a mais recente a cobrança de “10 euros para alterar o lugar no voo” ¹.
Perante a crítica “TAP oferece tarifa económica mais cara do que a executiva” ², a TAP respondeu rejeitando “críticas de aproveitamento do modelo de subsídio a madeirenses para aumentar preços” ³ e alegou já ter corrigido a anomalia.  No entanto, a outras críticas que referem que é mais barato viajar na TAP de Lisboa para Paris do que do Funchal para Lisboa, a TAP nunca respondeu. De referir que o voo Lisboa/Paris, que dura 2h30, custa 58,91 euros, na tarifa mais baixa, quando o voo Lisboa/Funchal, que dura 1h45, custa 250,91 euros ⁴.
Quanto às recentes críticas de Eduardo de Jesus de que “pagamos o dobro para viajar na TAP” ⁵ do que pagam os açorianos, teremos de aguardar pela resposta para ver se percebemos as razões de uma política comercial tão desigual e injusta para os madeirenses.
Para ser justo, convém dizer que Eduardo Jesus é, juntamente com Miguel Albuquerque, responsável por copiar o modelo de subsídio de mobilidade dos Açores, opção política que escancarou as portas a práticas comerciais altamente lesivas dos interesses dos madeirenses. Na pressa de copiar o modelo açoriano, Eduardo Jesus nem percebeu que um modelo “virtuoso” para os Açores poderia ser contraindicado para uma realidade concorrencial muito diferente, como é o caso da Madeira. O modelo tem sido “virtuoso” para os Açores pela simples razão da SATA não se ter demitido da sua responsabilidade social para com os açorianos, praticando tarifas “justas”, o que condiciona fortemente as políticas comerciais das companhias concorrentes, nomeadamente da TAP.
A título de exemplo, é possível viajar de Lisboa para Ponta Delgada por 98,91€ na tarifa discount da SATA, com direito a bagagem de porão com 23 kg, enquanto que na TAP a tarifa com bagagem de porão custa 116,91 euros, ou seja mais 18 euros (18,2%).   A tudo isto acresce que a SATA tem uma forte ligação com os açorianos dado que é a companhia aérea de bandeira regional que os transporta entre as várias ilhas, assim como para os Estados Unidos e Canadá, os principais países de emigração açoriana.
Perante as evidentes fragilidades do modelo de subsídio de mobilidade em vigor na Madeira, Eduardo Jesus limita-se a defender-se dizendo que “é o melhor modelo de subsídio ao passageiro que a Madeira já teve”. Quanto às taxas aeroportuárias, que são “até 100% mais elevadas do que as taxas dos destinos turísticos concorrentes” ⁶, limita-se mais uma vez a defender-se argumentando que não se pode imputar ao governo regional aquilo que é da competência exclusiva da ANA.
Neste contexto, confesso que me surpreendem notícias como “TAP cresce 22% este ano na Madeira” ⁷ pois parecem transmitir a ideia de que os madeirenses gostam da TAP apesar de serem maltratados com tarifas proibitivas nos voos Funchal/Lisboa/Funchal.
De qualquer modo, para mim continua a ser válido “se me tratas mal, não gosto de ti”. Assim, enquanto a TAP mantiver uma política comercial que apenas busca o lucro máximo e faz gala da sua falta de responsabilidade social para com os madeirenses, só posso dizer “EU, não gosto da TAP”.  

Apesar deste sentimento, como a quadra natalícia é tempo de paz e fraternidade, envio à TAP o meu Postal com “Votos de um Natal solidário e um Ano Novo pleno de Responsabilidade Social para com os Madeirenses”.


¹ “TAP já cobra 10 euros para alterar lugar no voo”
² “Tarifa ‘discount’ da TAP é pouco económica”
³ “TAP já corrigiu anomalia”
Tarifas para dia 19 de dezembro de 2016 obtidas às 16h00 de 13 de dezembro
⁵ “Eduardo Jesus confronta TAP sobre disparidades”
⁶ “Ryanair nega ter exigido 10 milhões e desconhece propostas da Madeira”, Diário de Notícias da Madeira, 19 de dezembro de 2016.
⁷ “TAP cresce 22% este ano na Madeira”

5 comentários:

Anónimo disse...

Não se esqueçam de agradecer ao anterior governo PSD/CDS, a privatização da TAP. A esses e a este governo Regional que é da mesma côr e que nada faz.

Anónimo disse...

Concordo plenamente, e adianto. O Governo Regional, a TAP e a EASYJET condicionam a minha liberdade de movimentos. Como a liberdade para mim é a mais importante das nossas aspirações, o mundo é grande, e não tarda que eu e o meu agregado familiar se mude para Lisboa, felizmente tenho essa vantagem que muitos não possuem. Não interessa ao sr Eduardo de Jesus? ok, mas os cerca de 30000 euros que pago de impostos por ano aqui, fora o IVA do Consumo, vão deixar de contar para o regabofe do desperdício de dinheiro em festas e futebol....Passem bem meus senhores....

Anónimo disse...

Bastaria um ferry-boat entre a Madeira e o continente com preços como o Armas praticava para os preços das viagens aéreas descerem a pique.

Anónimo disse...

A TAP sempre usou e abusou dos madeirenses.

Anónimo disse...

http://www.easyjet.com/pt/termos-e-condicoes/residentes-nas-ihas-bleares