Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020



AFINAL, ERA EM ANGOLA!



Dionísio Andrade

Tinha acabado de assistir ao fogo de artifício num convívio de amigos, num prédio situado nos Barreiros, sem nada a tapar a vista da deslumbrante baía do Funchal e com muito champanhe pelo meio, para os renovados votos de Bom Ano, e já cansado e meio tocado pelos aromas e fluídos de Baco, dei comigo no vale dos lençóis. A passagem de ano tinha sido maravilhosa e excecional. E de repente, a meio da noite, dei um salto da cama, meio confuso, com o sonho que acabara de ter.

Sonhara, que estava num país africano, em Luanda, Angola, (vejam lá onde andava a minha mente sonhadora). Como é possível, pensei eu, que depois de uma noite memorável, estar rodeado de gente de cor-negra, a festejar ruidosamente, não a passagem do Ano Novo, mas sim a decisão do Tribunal de Luanda em arrestar os bens e a congelar as contas bancárias de Isabel dos Santos, filha do anterior presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Bens roubados ao povo angolano, como sejam os diamantes, ouro e petróleo.

Não queria acreditar no que se estava a passar comigo. Mas, afinal, estes eventos não deveriam estar a acontecer em Portugal, num país europeu? Agora, em Angola? Num país inserido na geografia da corrupção! Só poderia estar no meio dum sonho… a justiça angolana a combater corruptos e todos aqueles que se apropriam dos bens públicos do Estado?! Ainda para mais, num regime, onde o prato forte tinha sido a perseguição feroz a todos os críticos, que o diga o jornalista Rafael Marques e outros ativistas angolanos. Quem não se lembra dos Generais e Coronéis que tinham empresas para sacar as riquezas de todo o povo angolano para as contas privados de meia dúzia de oligarcas em Angola e em paraísos fiscais. Devo estar muito equivocado! Devo estar a sonhar ou a delirar. E questiono-me novamente: OS TRIBUNAIS ANGOLANOS A PERSEGUIREM CORRUPTOS?
Será que o recente e enérgico discurso do sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, era dirigido a Angola? Será que era um incentivo à justiça angolana? (Voltei a adormecer e a sonhar…)  É que para este país de certeza que não foi, porque, felizmente, na Madeira, o MP e os tribunais têm perseguido este fenómeno da corrupção com implacável dureza, aqui não há corrupto que não seja punido exemplarmente, basta ver os mediáticos casos de corrupção julgados pelos nossos tribunais, em que os nossos burlões de alto calibre foram todos mandados para trás das grades. Vejamos o que aconteceu no caso de corrupção no porto do Funchal; vejamos o caso das facturas falsas engendradas num apartamento da Nazaré, onde o Estado foi lesado em vários milhões de euros; vejamos o que aconteceu aos nossos governantes que esconderam uma dívida superior a mil milhões de euros, à revelia da lei, do nosso do parlamento e do tribunal de contas; vejamos o caso do sr. Presidente do Governo, que em troca da compra do seu hotel falido, deu o Grupo Pestana, por ajuste direto, a exploração do nosso Centro Internacional de Negócios; vejamos a dura perseguição da lei aos vigaristas que, mancomunados com certos políticos, venderam um terreno de cabras no Porto Santo, por cerca de 6 milhões de euros; ( E continuava a sonhar…) vejamos o calvário judicial por onde irão desfilar os empresários que foram apanhados a furtar inertes nas nossas ribeiras e orla costeira; vejamos o caso da célebre agende de execução M. J. Marques, que burlou centenas de madeirenses, e foi exemplarmente castigada pelos nossos juízes. Sinceramente, não gostaria de estar na pele deles, ou então, são burros, pois sabem perfeitamente que a nossa justiça é mais intransigente que a justiça de Singapura quando esta apanha traficantes de droga. E mesmo assim, sabendo da dureza da lei, estes “desgraçados” ainda arriscam as suas carreiras, as suas famílias, e a sua liberdade, em negócios obscuros e outras golpadas.    Foi então que percebi que voltara novamente a sonhar, que afinal, quem estaria em maus lençóis eram os corruptos angolanos, porque esta eficácia judicial afinal não era na minha terra, mas sim na longínqua Angola. Os meus belos sonhos foram embalados talvez pelo magnifico e glamoroso espetáculo do Fim de Ano, e com os alvores da manhã, percebi que mergulhara novamente num pesadelo, que é a realidade pura e dura. Afinal eu não estaria em Luanda, mas sim na Madeira, onde os magistrados do MP e os tribunais não mexem uma palha para castigar seja quem for que tenha o mínimo de influência ou alguém conhecido, em que a justiça é só implacável para os pilha-galinhas e para os críticos do sistema, normalmente jornalistas ou ativistas políticos.
 Fiquei tão baralhado com tão estranhos sonhos… ao tempo a que chegámos! Um tipo a pedir em devaneios noturnos uma justiça para a sua terra igual há que existe agora em África. Quem diria! Nunca pensei assistir de tão perto a esta estranha troca de papéis, só espero que neste Novo Ano de 2020 os nossos magistrados façam um esforço e se aproximem, mesmo que levemente, dos seus congéneres africanos. Penso que não é pedir muito!

Um Bom Ano para todos!

35 comentários:

Anónimo disse...

Tudo isso acontece porque você, eu, e cada leitor e restantes Madeirenses, passivamente o permitimos. Nós os tolos adormecidos, e eles os "espertalhões".

Anónimo disse...

É desta que vão "engavetar" o Dionísio! Vai dentro primeiro que o Coelho! Posso é fazer uma visitinha de vez em quando à Cancela.

Anónimo disse...

José Manuel Coelho fartou-se de denunciar casos de corrupção na mamadeira, e apanhou 3 anos de prisão, e os corruptos safam-se sempre. Porque será?

Anónimo disse...

Tá descansado Dionísio que a comissão anti-corrupção do Dr. Miguel Iglesias vai tratar deste problema e meter a justiça nos eixos.

Anónimo disse...

O gaz do espumante subiu à cabeça do nosso ambientalista com automóvel poluidor.

Anónimo disse...

Duma coisa tenho a certeza: a partir de agora, dizer que a Madeira é uma ilhota da costa africana pode passar a ser um elogio imerecido. Há que descer mais baixo nas analogias para melhor retratar este povo, esta justiça e estes políticos insulares.

Anónimo disse...

Boa e com muita piada.

Anónimo disse...

O srº Dionísio não tinha direito de criticar a nossa justiça. Ela funciona bem a "caçar" os pilhas galinhas, e o coelho. É preciso mais respeito com os magistrados e os juízes.

Anónimo disse...

Outra vez o cão de GUARDA aqui a rosnar. O dono da Calheta não tem dado osso? A língua está preta de lamber as patas ao dono?

Anónimo disse...

Falam muito no cão da Guarda do Avelino? Alguém me pode explicar que tipo de fiel amigo se trata? E os gases que emite são gases etílicos de aguardente e cerveja, ou são outros gases?

Anónimo disse...

É fo..do um gajo acordar dum sonho bom e cair num pesadelo.

Anónimo disse...

14.06,
Deve ser CO2 do BMW do ambientalista Dionisio.

Anónimo disse...

Será o Guarda das rádios do Afa-ganistão?

Anónimo disse...

Com catano a Madeira pior que áfrica na Justiça. O porta-vilões bateu no fundo!

Anónimo disse...

mas a ministra da justiça de Portugal (Francisca Van Dunem) não é prima do Ex Presidente de Angola ( José Eduardo dos Santos )

a pois é

https://visao.sapo.pt/mundo/2017-08-22-toda-a-historia-da-gloriosa-familia-van-dunem-dos-santos/


A muitos a deitar foguetes com estas noticias de apreensão de bens a Rainha de Angola mas no final não vai dar em nada

Anónimo disse...

Na Calheta há o engelho de cana de distilhar aguardente. Naquelas bandas há aguardente da boa. E também há muita cerveja. Qualquer uma destas bebidas provocam muitos gases com efeito de estufa.

José Manuel Coelho disse...

Eu que julgava que em Portugal havia liberdade de expressão e liberdade de imprensa ao ser director do Jornal satírico"Garajau"foi logo condenado a pagar uma indemnização de 8 mil euros ao maior armador português, Luís Miguel de Sousa. Todos os meses lá vão 200 euros da minha reforma para entregar ao pobrezinho monopolista dos Portos, protegido pela justiça sórdida que temos na Comarca da Madeira. Denunciei em 2015 a agente de execução Maria João Marques por esta andar a se apropriar em proveito próprio do dinheiro das penhoras que executava. Lesou centenas de madeirenses. Fui condenado em Tribunal por atentar contra a honra da senhora ladra. Micaela de Sousa uma juíza comprado pelo patrão Sousa dos portos condenou-me a pagar todos os dias 1000 € à senhora agente de execução que andou a roubar descaradamente centenas de cidadãos madeirenses. Essa senhora Maria João Marques já tem direito a receber decoelho mais de 2 milhões de euros. Essa dívida não pára de aumentar à razão de mil euros por dia. A honra da senhora agente de execução que andou a roubar os cidadãos que recorrerram aos seus serviços está acima de tudo. Para a senhora juizinha fascista que me condenou a senhora agente de execução ladra esta acima de tudo e todos!

Anónimo disse...

Não há ninguém que mande este artigo para o Presidente da República e Procuradoria Geral da República, para verem o que se passa na justiça na mamadeira?

Anónimo disse...

Coelho tu defendeste os vilões contra os Donos Disto e a viloada nem se importou. A viloada madeirense gosta de ser comida e violada. NASCERAM PARA ISSO!

Anónimo disse...

o VENDIDO do Cão de Guarda do Avelino anda com a raiva toda. Pasteur tem cura para isso!

Anónimo disse...

Dioniso vives bem porque não vergaste as costas aos corruptos, ao contrário dos cães do seu dono que só podem viver se lhe lançarem um osso ao focinho.

Anónimo disse...

22.01,
Claro que ele vive bem. Anda de BMW descapotável como qualquer outro burgesso.

Anónimo disse...

A justiça nesta terra é uma vergonha em Lisboa ainda caçam aqui e ali algum corrupto na Madeira o MP está vendido.

Anónimo disse...

15.41,
Então se assim é, como é que presidentes de câmara na Madeira já cumpriram penas?

Anónimo disse...

Isso é ruama, ou raia miúda. Os tubarões e a caça grossa safa-se sempre!

Anónimo disse...

Cumpriram penas na pré-história do MP na região. Depois foi só safar corruptos.

Anónimo disse...

Parabéns pelo teu trabalho em prol da sociedade madeirense e pelo ambiente. FORÇA DIONÍSIO!

Anónimo disse...

Se calhar aqui na Madeira há mais fumo que fogo.
Tanto escrevem sobre o tema e ninguém prova nada. É diz que diz, opiniões e invejas, e provas...zero.

Anónimo disse...

00.36,
E, para além de mandar umas bocas, o que tem feito o Dionisio pelo ambiente?
Como é que um ambientalista é proprietário de um automóvel a gasóleo e poluidor?
Ou só ambientalista para os outros?

Anónimo disse...

Caro Dionísio! Deixa os vilões da mão que eles não entedem a luta da COSMOS. Lavar a cabeça a burros é perder tempo, sabão e água. E ainda chateiam os burros. Quando os vilões forem levados pelas enxurradas vão pedir socorro ao Albuquerque e ao Cafôfo! Dionísio goza a vida e deixa-te de merdas!

Anónimo disse...

Nunca houve roubo de pedras e inertes nas ribeiras e na orla costeira! Isso é tudo mentira e inveja dos ambientalistas! malditos ambientalistas!

Anónimo disse...

17.38,
Tens toda a razão. Pelo que te lavar a cabeça é uma perca de tempo, sabão e água.
E o que tem feito a Cosmos, para além de mandar bocas?

Anónimo disse...

O cão de Guarda quando anda com os carros a gasóleo do patrão AFA larga um rasto de carvão que até mata as ervas daninhas.

Anónimo disse...

20.54,
Então ele pode juntar-se ao Dionisio, na associação dos poluidores de carros a gasóleo.

Anónimo disse...

Alguém que ofereça um BMW ao sabujo, que já chateia a insistência em afirmar a marca do bólide.