Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020



Mais uma aberração ambiental






Gil Canha


O meu ex-colega do famoso “Colégio do Caroço” e ilustre amigo Miguel Teixeira escreveu no passado Domingo uma excelente carta do leitor sobre a intenção vandálica do Governo Regional de asfaltar a Estrada das Ginjas, em São Vicente. (Digo ilustre porque, além de descender do 1.º Capitão donatário de Machico, Tristão Vaz Teixeira, o seu pai, o Sr. Rufino Teixeira, como especialista em heráldica, foi o criador da bandeira da RAM, que depois Jardim mais o Bispo, num dia de inspiração apalhaçada, meteram a cruz vermelha da Ordem de Cristo ao centro, e o senhor Rufino, com muito humor, dizia: “transformaram a minha bandeira numa bandeira menstruada!”)

Lembro-me em rapaz de ver a figura esguia e ágil do Miguel Teixeira a andar com turistas pela serra fora, na altura considerada uma excentricidade, já que estava convencionado que os turistas vinham à Madeira somente para gozar o clima e o mar e não para andarem na serra, no meio das ovelhas e da feiteira. Aliás, além do Miguel, lembro-me também de ver o Vasco Loja nesses passeios meio excêntricos com turistas, embora fosse Miguel Teixeira o primeiro a criar na Madeira uma empresa exclusivamente dedicada a estas caminhadas na serra.
Deste modo, enquanto os atuais vândalos do betão/alcatrão ainda andavam na fase larval, metidos em calções de serventes de pedreiro ou engendrando as suas futuras milionárias carreiras políticas, o Miguel Teixeira já andava na serra, todo pimpão, a mostrar as nossas belezas naturais aos turistas.  Por isso, existem poucos como ele, com autoridade e conhecimento para falar da matéria.
Ora, em miúdo, quando acompanhava o meu pai na caça, lembro-me perfeitamente de percorrer o belíssimo caminho calcetado das Ginjas, e que depois, um espírito bárbaro, com um cérebro de tamanho dum grão-de-bico e com um caráter ao nível duma latrina, resolveu arrancar e destruir essa magnífica obra pétrea, e que vim agora a saber por Miguel Teixeira que era parte do famoso Caminho Real 28, que atravessava a ilha de sul a norte.
E quando temos uma ilha carregada de betão e infestada de construções de mau-gosto, e onde é cada vez mais raro percorrermos um caminho, sem levarmos com uma baforada de escape ou ouvirmos um ruído de motor (isto até é um paradoxo da minha parte, que adoro carros velhos) torna-se vital protegermos os poucos caminhos florestais que ainda nos restam e que nos convidam a fruir a natureza em silêncio e na contemplação das belas paisagens da nossa ilha, infelizmente governada por uma simpática tribo de selvagens apinocados de fato e gravata.
Quando em finais do ano passado fui a S. Vicente participar numa manifestação contra o asfaltamento da estrada das Ginjas, encontrei o dr. Mário Pereira, com um carro de campanha do CDS/Madeira, prestando apoio e solidariedade aos jovens ambientalistas contra aquela barbárie congeminada pelos matarruanos do costume. (Agora que o CDS também é governo, penso que vai lutar contra o asfaltamento deste caminho, como também irá mover esforços para criar na região a denominada RESERVA AGRÍCOLA, que tanto defenderam no Parlamento, já que a Madeira é a única região no país que não a tem. Se não o fizerem, vou chamar o CDS/Madeira, nos meus futuros artigos, de CDS - Partido da Elegante Canalhice).
Para terminar, relembro que o asfaltamento da Estrada do Fanal foi, como já previa, um dos maiores atentados ambientais da Madeira. Primeiro, porque a população da Ribeira da Janela perdeu uma importante fonte de rendimento, pois os turistas que descem a estrada já não param nos cafés/pastelarias da freguesia, como anteriormente, quando aguardavam nesses estabelecimentos pelos autocarros que os vinham buscar. Segundo, com a abertura da estrada, derrubaram-se tis centenários que cobriam em arco, com as suas verdejantes ramagens, o antigo caminho de terra batida. Terceiro, o núcleo de tis do Chão do Fanal, que resistiram aos fogos e à cruel serra durante séculos, estão a ser gentilmente devorados pelas vacas, apesar duns pequenos “bikinis” de arame que os serviços florestais meteram à volta deles (no passado, as vacas desciam aos palheiros no inverno, agora, com a boa acessibilidade, os donos deixam-nas lá permanentemente).  Quarta, o silêncio de ouro que havia desapareceu, o bulício provocado pelos carros e por grupos de domingueiros é uma constante e, quando se atrevem a dar uma pequena volta pelos relvados, ficam normalmente com o calçado conspurcado de bosta, são atormentados por enxames de moscas e ainda arriscam a levar para casa os parasitas que infestam a vacaria.

36 comentários:

Anónimo disse...

Se um imbecil como o Miguel Teixeira, que por exemplo defende a construção de uma cadeia de alta segurança nas Desertas, e vendendo Portugal lugares a outros países para ali colocarem os seus criminosos, é um dos arautos da admiração de Gil Canha, estamos conversados.
Mas estamos sempre a aprender.. Qualquer dia ainda veremos o Gil Canha no Chega. Habituado como está a mudar de partido, seria apenas mais uma mudança.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar devo dizer que em boa hora lembraram-se de colocar a Cruz de Cristo na bandeira da Madeira e não me importo se foi ideia doo Bispo e do Jardim ou de quem quer que seja. A bandeira é linda e a Cruz representa a nossa história e cultura.

Segundo, claro que a asfaltagem da estrada das Ginjas é uma barbaridade em toda a linha. Defendo que a solução ideal seria a recuperação do Caminho real.

Sobre o Fanal, a estrada melhorou a acessibilidade, mas matou a magia, as vacas com os seus excrementos, carrapatos e mandibulas foram a machadada final. É urgente devolver aquele espaço à natureza e retirar as vacas.

Anónimo disse...

Nem mais. Seria engraçado ver o Coelho presidente do Chega na Madeira tendo como seus assistentes Gil Canha e Raquel Coelho.
Chega partido dos lunáticos dos saudosistas do Salazar.
Impressionante como as intenções de voto do Chega estão a subir à um ritmo vertiginoso.
Já estão a frente da CDU nas intenções de voto.
Coelho e Canha deviam pedir insolvência do PTP e ir para o Chega. Partido em franca expansão.

Anónimo disse...

O partido Chega e de extrema direita. Quem sabe Gil Canha o mais ilustre
escritor de fábulas vai ser o novo líder do Chega na Madeira.
Gil ficou deprimido com os resultados do Ptp nas últimas eleições.
Esta sempre pronto para começar novo projeto político. Gil e Coelho dois irmãos a malhar na máfia e nos interesses instalados do PSD.

Anónimo disse...

Mas que ideia fenomenal do Miguel Teixeira de meter imbecis nas Desertas, pelos menos não aturávamos o imbecil das 21:48.

Anónimo disse...

lol anónimo das 21:48.
Se reparares os comentários a insultar os comentadores que não são do PSD são de dois individuos, sendo que um só aparece às vezes.

Anónimo disse...

Canha goza os teus rendimentos e os teus clássicos e deixa os vilhões da mão. Esta gente tem sangue de escravo e adora ser sodomizada.

Anónimo disse...

O anonimo das 01:25 diz que o Gil anda deprimido com a derrota do PTP que é verdade. O gato dele também anda deprimido. Quem não tá deprimido é o povo da Madeira que tem o seu parlamento cheio de excelentes deputados muito agressivos a defender o povo dos manfios.

Anónimo disse...

03.57,
Poderia lá trabalhar a vergastar idiotas como tu.

Anónimo disse...

09.15,
Eu sou do PSD.

Anónimo disse...

O an´nimo das 3.57 parece que é meio tarado, tipo dominador de liga preta e bola negra na bocarra a se babar todo.

Anónimo disse...

Depois das Ginjas eles são capazes de alcatroar o Parque de Santa Catarina com o apoio do CDS

Anónimo disse...

Depois das Ginjas os grunhos vão para o Calhau de S. Vicente. CUIDADO!

Anónimo disse...

Exactamente. "os comentários a insultar os comentadores que não são do PSD", logo os insultadores são do PSD.
Quem não é do PSD são os comentadores insultados.

Anónimo disse...

Vamos ver os donos disto tudo a matar o turismo e depois o povo vai viver de erva azeda

Anónimo disse...

09.02,
A tua lógica é a lógica da batata.
Para além do facto de seres uma virgem ofendida, para quem tudo é insulto, se vier de quem critica.
Se é de quem apoias, já não é insulto.
Que otário.

Anónimo disse...

será que depois de asfaltada a estrada da Ginjas fará parte duma das classificativas do Rally Vinho Madeira?

Anónimo disse...

oh 2 de fevereiro de 2020 às 11:28
bem vista a tua preocupação! De facto há "grunhos" que vão assistir às classificativas dos ralis e atiram para fora (fora da estrada, óbvio)beatas...copos de plástico...garrafas...LIXO...etc!!!

Anónimo disse...

11.28,
Só se tiver interesse desportivo.

Anónimo disse...

Então vai lá ladrar para o povo livre ou lá como se chama o lixo que emana dos Netos. Ou achas que o Fênix é teu para descarregares a tua diarreia mental sem hipótese de contraditório?
Chamares os outros de idiotas e otários faz-te sentir um homenzinho?

Anónimo disse...

A Maquina do Betão alcatrão não pode parar e só vai parar quando a ilha estiver toda coberta de cimento.

Anónimo disse...

21.05,
Não generalizes. Eu não chamo os outros de otários e idiotas.
Chamo apenas a ti, e àqueles que como tu fazem comentários idiotas, próprios de otários.
Entendeste?

Anónimo disse...

O que já entendeu-se é que és um sabujo, que gosta de falar grosso para esconder as fragilidades de ser um pau mandado que tem de assegurar sobrevivência que o tacho ou a avença lhe proporciona.
Não passas de um idiota e não progrides

Anónimo disse...

Como nenhum destes meninos do Funchal precisa desta estrada são contra.

Anónimo disse...

13.18,
Olha o cafofiano burro lambecuzista. Quem é um idiota otário como tu, sempre aparece.
E então, tens segurado bem o pau, da bandeira, do teu chefe? Já conseguiste que ele te dê um tachinho melhor?
Ainda não? Também não admira. Burro que nem uma porta como és, nem todo o lambecuzismo que praticas é suficiente para o teu chefe te dar uma prebenda. Continua no esgoto em que refocilas. Quem sabe se nomeiam para limpar as santas lá no partido.
Zurra, cafofiano burro lambecuzista. Zurra.

Anónimo disse...

Se os meninos do Funchal não precisam de alcatrão para quê querem os vilhões de S. Vicente o raio da estrada?

Anónimo disse...

Este insultador laranja, nesta sequência de comentários utilizou os seguintes termos para caracterizar quem não é do PSD: "otário", "idiota".
E depois tem a desfaçatez de dizer que não insulta.

Anónimo disse...

13.18 e 07.58,
Tens uma fixação. Noutro post já te aconselhei a psiquiatria como forma de pedires ajuda e possível cura.
Que és um otário e um idiota, isso é indesmentível. Basta ler os teus comentários.
Quanto a outros otários e idiotas, há por aí vários, inclusive no PSD, até porque ao contrário do que afirmas, não sou "laranja". Mas é mais uma idiotice tua. Uma fixação. Não dou esse privilégio pela cor política ou filiação partidária, mas sim pela qualidade das opiniões expressas e práticas assumidas, o que no teu caso te coloca no grau mais baixo dos otários e idiotas.
Entendeste, ou queres que te faça um desenho?
Que otário.

Anónimo disse...

"09.15,
Eu sou do PSD"

"13.18 e 07.58,
Tens uma fixação. Noutro post já te aconselhei a psiquiatria como forma de pedires ajuda e possível cura.
Que és um otário e um idiota, isso é indesmentível. Basta ler os teus comentários.
Quanto a outros otários e idiotas, há por aí vários, inclusive no PSD, até porque ao contrário do que afirmas, não sou "laranja"..."

E tudo no mesmo post
O idiota é bipolar ou então enganou-se no guião. Que otário.

Anónimo disse...

Otário para outros otários que somos uma ilha de otários com manias de espertos mas somos comidos por outros otários mais espertos!

Anónimo disse...

22.25,
Tens um problema, mas não sou quem te pode resolver. Essa não é a minha área.
Para isso existem os psiquiatras, como já anteriormente te aconselhei.
Dizes-te um idiota bipolar. Idiota, é uma evidência, mas bipolar só tu poderás saber, e com a ajuda da especialidade médica que já te indiquei.
Quanto a guiões, continua a seguir os do teu chefe. Dão derrotas de 3-0. Assim continuarás com o teu chapéu de orelhas de burro.
Que otário.

Anónimo disse...

Oi és um cobarde!

Anónimo disse...

Oh Otário, esqueceste-te do teu sobrenome.
Só sabes assinar neste blog. o teu nome próprio.

Anónimo disse...

Falta o teu sobrenome Otário!

Anónimo disse...

Mas que raio de resposta ò sabujo. Então és apanhado na contradição na mesma publicação e tentas virar recorrendo ao argumento imbecil?
É o que digo, só serves para agitar a bandeira e lambecuzismo.

PS: lembrei-me agora, se não tens quotas pagas, à luz dos estatutos nacionais do PSD, não és filiado. Assim já dou-te razão.

Anónimo disse...

Cafofiano burro lambecuzista,
Vejo que o teu desespero é grande. Daí teres comentários às 22.45, 22.50, 22.51 e 09.02,
Como digo, tens uma fixação.
E a imbecilidade habitual é a matriz do teu vómito comentador.
Que se há-de fazer. Já se percebeu que és burro que nem uma porta. Queres colocar-me uma filiação partidária. Podia dar-te para pior.
Mas se te faz feliz...que se há-de fazer. É assim. Os tontinhos normalmente ficam sempre na mesma posição. Mas, sendo um imbecil, será normal em ti.
Que otário que és.
Zurra, cafofiano burro lambecuzista. Zurra.