AUTOCARROS NO FUNCHAL - ALTERNATIVA AO CAOS
Autocarros de turismo. |
Já perdi a quantia das vezes que defendi a necessidade de criar no Funchal uma central de autocarros à semelhança do que acontece nas cidades das regiões desenvolvidas, que no ordenamento do território dão prioridade aos transportes públicos.
Entre 2007 e 2009, no programa CIDADANIA, emitido pela RDP-Madeira, repetidas vezes sugeri a área entre o cais norte da Pontinha e a Avenida Sá Carneiro para a construção dessa infraestrutura fundamental para a melhoria da qualidade dos transportes públicos urbanos, interurbanos e turísticos.
O governo regional, ao invés de construir uma gare e placa de estacionamento com capacidade para concentrar todas carreiras de autocarros, gastou o dinheiro público na construção da Praça do Mar, num estacionamento que continua à espera de carros privados e num edifício megalómano que continua às moscas.
As saídas dos autocarros das carreiras interurbanas continuam na Ribeira de São João (paradoxalmente para os da zona leste), no Almirante Reis e na Ribeira de João Gomes (para os da zona oeste), criando uma enorme confusão aos turistas que pretendem utilizá-los e gerando poluição na baixa citadina.
A aloucada obra que recentemente vedou uma parte significativa da Avenida do Mar, aumentou a dispersão dos pontos de partida das carreiras urbanas e agravou significativamente o desconforto dos utentes (fotos 4 e 5).
Os autocarros de turismo continuam a amontoar-se na extremidade oriental da Avenida do Mar (fotos 1 e 2), competindo na ocupação do exíguo espaço disponível com os autocarros das carreiras urbanas e interurbanas.
Mesmo com todas as condicionantes de não ter sido projetada de raiz, a Praça do Mar (foto 6) poderá constituir uma alternativa ao atual caos na circulação de autocarros no Funchal. Ali ainda é possível criar o grande centro distribuidor. O acesso às diferentes saídas da cidade está facilitado pelo túnel que desemboca na entrada do porto, baixando significativamente o tráfego e a poluição na Avenida do Mar. A ligação entre as diferentes áreas da cidade e a central poderá ser feita por pequenos autocarros elétricos.
Aqui deixo esta alternativa, que tem por objetivos: reduzir a circulação de autocarros e a poluição no centro do Funchal; aumentar o conforto dos utentes.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
Transporte público urbano. |
Autocarros de turismo. |
Transporte público urbano. |
Transporte público urbano. |
Praça do Mar. |
Sem comentários:
Enviar um comentário