Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Política





BARÕES PPD PERPLEXOS: QUEM COMETEU A GRAVE LEGALIDADE DE FORNECER A LISTA DE MILITANTES A MIGUEL ALBUQUERQUE?


As candidaturas à liderança dos partidos têm direito a receber a relação de filiados. Mas, no caso do PPD-M, julgava-se que a máquina de Jardim mantinha tais listas inacessíveis a Miguel Albuquerque. Julgava-se, porque afinal a 'democracia jardinista' sofreu um revés. Quem 'roeu a corda'? Para alguns barões laranja, nem Jaime Ramos está livre de suspeitas.
 
 
 
 


Nomes sonantes do mundo laranja protestam: se a lista de militantes do PPD sempre constituiu assunto tabu, inacessível a quem quer que fosse no partido, à excepção do Secretariado e de Jardim, como é que o documento foi parar às mãos de Miguel Albuquerque?
Acabam de nos confrontar: quem escreve sobre a situação interna do PPD, nesta fase de corrida interna à liderança, não estranha que os pretendentes conseguissem a relação de filiados?
 
Pois: essa lista permite a Miguel Albuquerque saber quem pode votar a 2 de Novembro, e através dela montar a sua campanha.
Mas perguntamos: como adivinharíamos que Albuquerque tem essas listas?
Respondem-nos com ironia mordaz: ora, não acha que ele já teria feito "barulho" se não as tivesse?
Voltamos à carga: não é do mais elementar direito democrático um concorrente interno conhecer os nomes dos militantes de quem depende eleitoralmente?
Pois sim - concedem - Mas o facto é que essa lista sempre foi um mistério. Como é que o Albuquerque apanha uma cópia com toda a facilidade? Como acha que ele arranja militantes para os jantares? Como poderia ele saber quem pagou ou não pagou as quotas?
Insistimos: os candidatos devem conhecer o universo humano do partido que pretendem liderar.
 
Então, vem a resposta pragmática: é verdade, mas nem sequer é isso que está em causa. O que se pretende saber é quem furou os hábitos e passou a lista para os lados da Câmara do Funchal. Quem tem essa documentação à mercê é o Secretariado. Logo...
 
O Secretariado atraiçoou chefe Jardim? - queremos saber.
Resposta da representação baronete: Jaime Ramos não é muito amigo do Miguel? Pois o chefe que analise bem a situação para entender realmente o partido.
 
 
O contacto - real e não fictício - ficou por aqui. Com a declaração categórica: Miguel Albuquerque tem as listas e tem mesmo. Não há dúvidas.
 
Ficámos a ruminar o sarilho. O mais normal era mesmo Miguel Albuquerque aceder à lista de filiados, sem disputa. Não sendo isso normal na 'democracia jardineirista', quem puxou agora da faca para ferir as costas do chefe?
Jaime?
Não acreditamos, honestamente.
Isto é...
 
Bom: se tentaram usar-nos para o recado, ele aí está.
Bom proveito.
Só que trataremos de, até 2 de Novembro, andar o mais distante possível de certos meandros.
 
 

Sem comentários: