Powered By Blogger

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Delícias da Madeira Nova


'BARBAS DE MOLHO'

José Sócrates recebe da Madeira inesperados e subtis apoios dos que lhe chamavam ladrão. Quanta amabilidade!



Partilhamos a defesa da presunção de inocência. Um direito legal do cidadão que, aliás, não é aplicado no País. Na Lusitânia, o sujeito é indiciado como transgressor e, ao invés de o acusador ter de provar a culpa, é ao arguido que compete reunir elementos que o ilibem perante a opinião pública, se acaso estiver inocente. Só que, entretanto, a condenação foi exarada pela voz popular, por influência - mão à palmatória - de uma comunicação social em descarrilamento. O estigma fica para o resto da vida do desgraçado. 
Ninguém está acima da lei. A lei é igual para todos. São chavões que servem para umas situações e não para outras. Como por exemplo no crime que é proceder a linchamentos na praça pública de pessoas impropriamente acusadas.
O curioso, regionalizando a temática em voga, é o silêncio total a que se remeteram os opinadores políticos da Tabanca - naturalmente sob o argumento de que não é ético retirar aproveitamentos políticos dessas coisas. 
Silêncio total, vamos indo. 
Ainda hoje, surge no seráfico JM uma secção habitual a divagar sobre os atentados aos direitos do Homem neste País. Referência evidente à "condenação na praça pública" de Sócrates. Um grito de cima a baixo pró-Sócrates.
Diachos! Onde é que andam as vozes que nestes 40 anos delatavam aqueles que não faziam o jogo do regime tribal, tentando marginalizar conterrâneos e massacrar politicamente os adversários?
Começo a duvidar desta cabeça. 
Sonhámos que certo indivíduo mandou a população de um bairro camaralobense linchar os comunas que aparecessem lá na zona?
Aconteceu mesmo a publicação no JM de nomes de madeirenses que assinaram um documento de apoio às comemorações do 25 de Abril, vai para muito tempo? 
Ainda agora mesmo, foi impressão minha que o mesmíssimo JM, sob a batuta de Meio Chefe, escarrapachou na página social as fotografias dos próprios social-democratas que apoiam - calúnia para alguns - o primeiro-ministro Passos Coelho, para que os filiados PSD votantes em 19 de Dezembro façam justiça pelas próprias mãos?
Ouvimos ou não ouvimos, vezes sem conta, o armão das Angústias e seus jagunços apelidarem o mesmo Sócrates de ladrão e aldrabão? 
Nem sequer vamos recordar aqui os nomes feios chamados a políticos e jornalistas locais deliberadamente para os assassinar socialmente.
Pois vai-se ver agora, que a situação sugeria uma carga sobre o ex-primeiro-ministro detido preventivamente e apanha-se com esta defesa inesperada - e com silêncios de compreensão difícil.
Ou talvez evidentes.
Vale e Azevedo, Sócrates, tantos outros foram chamados a contas depois de terem saltado para longe do pedestal, das imunidades e das impunidades.
O tempo é de andar com as 'barbas de molho'.

5 comentários:

paulo disse...

Deve estar para breve algum dos tubaroes da Madeira ir fazer companhia ao Socrates, 2015 vai ser o ano!

Anónimo disse...

indícios de culpa... Os militantes do PSD que escolham bem...

Anónimo disse...

Se o juíz sem medo pega no Cuba Livre, há porcos que não chegam a festa

Nostradamus da treta disse...

Também acho, 21:01, que poderá ser antes da Festa. Mas eles continuam na esperaça de que vão poder adiar a saída, mantendo as impunidades. As coisas já mudaram, e poderá fazer-se História novamente. Um governante em funções ser engavetado poderá explodir a qualquer momento. Tenham medo, muito medo.

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Jardim tem uma circunstância agravante, o facto de, a acreditar nas suas palavras, não ter loja maçónica. Pelo que, no mínimo, em caso de espectáculo, não haverá o choradinho do costume, como está a acontecer agora.