Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de setembro de 2018


ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVA VOTO DE PROTESTO 
CONTRA ABATE DE ÁRVORES NO BOM JESUS



A Assembleia Municipal do Funchal, por proposta do PSD, aprovou esta sexta-feira um voto de protesto contra o abate das árvores-do-fogo na Rua do Bom Jesus. A iniciativa foi aprovada com os votos favoráveis do PSD, PTP, PCP e MPT. O CDS absteve-se e os deputados da coligação Confiança votaram contra.
O deputado municipal social-democrata Alexandre da Silva, foi a voz do protesto da bancada do PSD, que estendeu-se à maioria das bancadas. “Antes da mesma ser uma manifestação política, antes da mesma ser uma manifestação cívica, a mesma é, sobretudo… uma manifestação de consciência”, começou por dizer Alexandre Silva, pedindo a Assembleia o “mais veemente protesto”, pela forma como o atual executivo camarário levou a cabo o “maior atentado ambiental” de que o Município tem memória.

Considerando “irresponsável e incompetente” a forma como o executivo municipal lida com o “património arbóreo” da Cidade, Alexandre da Silva lembrou o presidente da Câmara que as árvores que estão a ser cortadas não são pertença de ninguém em particular, mas de todos.
“Património [arbóreo] esse que, não é do sr. Presidente, não é meu, nem é desta Assembleia. É das gerações que nos antecederam. É da nossa geração e da geração seguinte”, sublinhou, referindo-se às 18 árvores-de-fogo que foram cortadas no decurso das obras de repavimentação da Rua do Bom Jesus. “Tal decisão foi aplicada sem qualquer estudo prévio alternativo, técnico, biomecânico ou urbanístico, que salvaguardasse aquele património”, notou, lembrando a importância “fundamental” das árvores nos meios urbanos.
A Câmara, continuou Alexandre Silva, demonstrou ser incapaz de realizar uma obra de substituição de saneamento e de rede de esgoto, semelhante a milhares já realizadas na história do Funchal, sem destruir a totalidade das árvores de uma artéria.
Um atentado ambiental que ainda não terminou. Pois, observou o deputado do PSD, apesar da Autarquia dizer que o projeto de requalificação prevê a plantação de 18 novas árvores, a obra não salvaguardou espaço para a reposição das árvores destruídas.
“A responsabilidade da mão de comando que empunhou o machado, que pulverizou aquela rua, qual Bomba de Hiroshima, é de V. Exa. sr. Presidente… e de mais ninguém”, terminou, falando diretamente para Paulo Cafôfo.




PSD QUER ESCLARECIMENTOS SOBRE EVENTUAL REMOÇÃO DE PROVAS NO MONTE, CMF NÃO RESPONDE

O deputado municipal do PSD, Bruno Macedo, questionou esta manhã a vereação da Câmara Municipal do Funchal (CMF), sobre a atuação do perito contratado pela Autarquia para efetuar peritagens na árvore que caiu no Monte.
Em causa está a notícia publicada pelo JM, dando conta que o perito contratado pela Autarquia é suspeito de ter removido e sonegado provas relevantes para o apuramento da verdade na tragédia que matou 13 pessoas e feriu 53 em agosto do ano passado.
Porque é que Pedro Gingas, “o tal perito contratado à pressa”, pago com 50 mil Euros pela Autarquia, para fazer a peritagem na árvore que caiu no Monte “ainda não prestou esclarecimentos ao senhor presidente da Câmara nem a ninguém”, sobre “a veracidade ou não desta notícia”, questionou Bruno Macedo. E como é possível que dada a suspeita, Pedro Ginjas continue a trabalhar no processo.
"Pedro Ginja está na Madeira há vários dias e ninguém da Câmara achou conveniente pedir esclarecimentos", constatou o social-democrata. As perguntas que a bancada do PSD quer ver respondidas são simples e as respostas ainda mais simples: “sim ou não?”Tirou ou não tirou provas? Mexeu ou não mexeu na prova? Adulterou ou não adulterou a prova?”.
Falando da “incerteza que paira no ar”, Bruno Macedo criticou o facto do executivo, liderado por Paulo Cafôfo, manter em funções uma pessoa que pode ter “comprometido irremediavelmente” a investigação. “Tudo isto lança suspeições e até uma possível obstrução à justiça”, rematou o deputado, durante a reunião da Assembleia Municipal.
Paulo Cafôfo recusou-se a responder às questões colocadas sobre a veracidade ou não da suspeita de remoção de provas no Monte por parte do perito contratado pela Autarquia, assunto que dominou a primeira parte da Assembleia Municipal.
PSD

20 comentários:

Anónimo disse...

O CDS é sempre o mesmo
Joga nos 2 tabuleiros
Na Televisão diz uma coisa na C.M.F. faz outra
O Barrete sabe mais que a irmã lúcia

Anónimo disse...

O CDS é um convento onde elas engravidam na maior das inocências.

Anónimo disse...

Pobres das árvores as mãos destes cafofianos sem vergonha!

Anónimo disse...

Acabei de ver o telejornal.
O Picareta Falante com aquela voz esganiçada de quem está a deixar de ser rapaz mas ainda não é homem, parecia capaz de começar a 3a guerra mundial.
É preciso ter calma. Ainda é muito novo para lhe dar uma coisa de coração.

Anónimo disse...

Traduzido por miúdos (como se diz em bom madeirense), o que é que isso vai dar?
NÃO VAI DAR NADA !!!
Façam-nos um favor: vão dar banho ao cão, ok? (não pretendo ser mal educado).

Anónimo disse...

Quando o Conde das Rosas/Milhões deitou abaixo todas as arvores da Fernão Ornelas aquilo o que foi, ou já não se recordam.

Anónimo disse...

Das 22.13, aquilo o que foi, já não me recordo. Tens documentação da época que possas partilhar, para nos recordarmos ?

Anónimo disse...

Ó anormal das 2213 vai á Fernão de Ornelas e ve quantas lá estão plantadas e bem grandas , agora se voltares lá daqui a dois meses já não acredito que as vejas

Anónimo disse...

Rui Barreto vai escrever um livro . Faça o seu voto ser bem pago .

Anónimo disse...

Barreto é mais um a se deixar enganar pelo Cafofo. A rua agora parece a cabeça do presidente, completamente calva. vergonha!

Anónimo disse...

Por estas e por outras é que o CDS não chega a lado nenhum. Passa a vida à boleia de quem está no poder, não têm princípios e sobretudo as posições incoerentes que têm, denotam que apenas estão na polícia para se servir. O CDS num será um partido que pensa em cumprir a causa pública. E na Madeira então é vergonhoso.

Anónimo disse...

Abate de árvores...
Praga de ratos no Funchal...
Mais recentemente praga de ratos no monte, invadem propriedades pela calada da noite.
Estes mais fáceis de apanhar, são maiores, há testemunhas.
Nem todos os bombeiros estão com o comandante,com vereação da câmara.
Os bombeiros que foram ao monte estavam de serviço nessa noite?
Foi um grupo recrutado para esse fim, tipo equipa de trabalhos "sujos"?
Felizmente há sempre quem dê com a língua nos dentes.
Há sempre aquele ou aqueles que não vão á bola com aquele ou aqueles outros.
Felizmente a rataria do monte já foi apanhada, não era difícil diga-se passagem num meio tão pequeno.
Infantilidade,desesepero, incompetência, imprudência,falta maturidade política paga-se caro.
A justiça encarregar-se-á de chamar um por um.
Em jeito de brincadeira já há colegas que dizem que havia mais bombeiros no monte naquele dia do que na véspera da festa de 2017.
Isto vai minar alguém...

Anónimo disse...

Só faltava este...
Depois de Iglesias um cubano a mando de Antonio Costa,colocado na região para destabilizar a Madeira,segundo consta expulso de Felgueiras.
Vem agora outro cubano dar ordens a todos os funcionários, manda e desmanda nos cortes de árvores.
Decide tá decidido,invade propriedades privadas,á hora que quer e entende.
Meus senhores isto está lindo, está ,está.
Os cubanos mandam na câmara e querem mandar nos madeirenses.
Se ainda não são ( nem vão ser) poder na Madeira e já fazem o que fazem imaginem se o forem.
Se calhar a maior idiotice que já vi na vida.
Com um processo a decorrer e "assaltam" a vida das pessoas desta forma.
Vale tudo para esta gente.
Daqui a dias vem o perito dizer que o peso das corujas nos galhos também contribuem para a queda das árvores, após peritagem Nocturna chegou a essa conclusão.
Contando ninguém acredita.
AQUI HÁ GATO.

Anónimo disse...

9.14 e 10.31H
Estes meninos cada vez tem mais cabeça oca, já temo pelo futuro com certa juventude destes renovadinhos/PSD o que fará a médio prazo, já não sabem o que comeram ontem e querem nos enganar.
Sim aquando do alargamento dos passeios na Fernão Ornelas o Milionário agora e teso outrora destruiu aquelas arvores e plantou notas, vejam fotos antes e agora assim como a juventude destas arvores que lá estão e nessa época o Raimundo Quintal também não abriu a boca.
Estão desesperados e tremem porque faltam agora muito poucos meses para irem para a ciclovia pois já estamos fartos destes 50 anos de ditadura.

Anónimo disse...

O abate das árvores do Bom Jesus revela a maior negligência deste executivo camarário. Tendo decidido cortá-las sem qualquer estudo, só porque pretendem mostrar serviço no Funchal, demonstra o quanto à cidade está nas mãos erradas. Imaginem se esta gentinha chega ao Governo! É o descalabro! Ainda bem que pelo menos os partidos da oposição andam atentos. Pode não valer de muito um voto de protesto, mas pelo menos aos poucos, sabemos o que estes incompetentes andam a fazer.

Anónimo disse...

O Picarenta falante andou na assembleia municipal a se queixar da perseguição deste Blogue. Ainda bem que temos este blogue porque a imprensa regional está toda vendida.

Anónimo disse...

Quem quizer árvores va a serra e aproveite levem a familia

Anónimo disse...

Que comentário mais triste. Se não tem argumentos válidos para defender a incompetência desta Câmara, é melhor ficar caladinho. O seu comentário demonstra as pessoas mesquinhas que nadam nessa onda cafofiana. A sorte é que cada vez metem mais água.

Anónimo disse...

Um voto de protesto oco aliãs, como toda a politiquice que esta oposição social democrática tem vindo a aplicar desde que levou uma pesada derrota nas autárquicas. Mas o que me faz mais confusão é que este tipo de atuação mais a chuva de comentários e flashes nas redes sociais continuam a ser os canais preferidos para fazer politiquice.
Mais, quem perde tempo a fazer esta propaganda são os incompetentes colocados em altos cargos da administração pública precisamente por essa pandilha derrotada.
Pior, ao invés de trabalharem no que deviam, andam a espiar nas redes sociais ou a trabalhar para o partido ou para estruturas partidárias . E o Esatado e todos nós a pagar esses escroques.
Já agora para o senhor Calisto que tanto gosta de falar do Mayor, se você perdesse um pouco do seu tempo a investigar como anda este desgoverno, nunca mais abria a boca. Toda a gente comenta, todos assistem diariamente ao desgaste, à incompetência, ao desleixo em secretarias noutros tempos um exemplo:
O turismo caiu a pique, oa assuntos sociais sem rumo, a educação desgovernada. A saúde, essa sempre foi aquela desgraça agora segue o mesmo destino.
E isto , repito, porque conta-se pelos dedos os capazes que ficaram nos seus postos. Os boys e as girls renovados apoderaram-se do comando.
Será afundanço, na certa.

Anónimo disse...

Tão bota-abaixo só pode ser um histérico cafofiano que saliva por um tacho ou entao um enviado da empresa de comunicação cedida pelo PS nacional, pago pelos Funchalenses