Bloquistas condenam incitamento de Miguel Mendonça à violência
Incidentes de S. Vicente dão que falar. |
O Bloco de Esquerda publicou há momentos um comunicado em que manifesta "veemente repúdio pela retirada à força de dois deputados eleitos pelo povo madeirense da sala da sessão plenária comemorativa do Dia da Região".
Reportando-se aos acontecimentos em S. Vicente, este domingo, o BE classifica o comportamento violento da polícia, a mando de Miguel Mendonça, de "grave atropelo ao direito dos deputados", que em qualquer sessão plenária têm direito à palavra. Um direito obrigatório e inalienável, reforça o comunicado, contestando assim a contrária opinião do presidente do parlamento.
Em conformidade, o Bloco exige tomadas de posição dos órgãos competentes da República Portuguesa e do representante Ireneu Barreto, que, avisa, não pode continuar a "se fazer de morto", pactuando com todos os atropelos à Constituição e ao Estatuto Político-Administrativo da Madeiar só para "não desagradar ao poder instalado".
O BE exige também explicações da PSP e conclui: apesar de por vezes criticar o 'modus operandi' dos deputados expulsos - José Manuel Coelho e José Luís Rocha - não pactua com ilegalidades como a de domingo, que aliás não se pode repetir.
Sem comentários:
Enviar um comentário