Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de março de 2013

AMBIENTE




ESTRANGULAMENTO DA RIBEIRA DA TABUA


Três anos após as cheias, que arrasaram a freguesia da Tabua, começaram as obras de canalização da ribeira.
A má experiência do 20 de Fevereiro e as boas leis do ordenamento do território apontavam para o aumento da secção de vazão, para o desmantelamento dos edifícios parcialmente destruídos e para a instalação das atividades económicas que albergavam em locais muito menos vulneráveis às cheias repentinas.
Mas na Tabua as regras são outras. Os armazéns mantêm-se onde estavam e o leito da ribeira está a ser estrangulado.
Observem por favor as fotografias. Junto à foz a secção de vazão ficará com menos 4 metros e nem respeitaram a largura do arco sob a estrada. Qual a justificação técnica para este alinhamento da muralha?
Resta acrescentar que o estrangulamento da ribeira da Tabua se insere na obra de reconstrução da Estrada Regional 227, adjudicada aos empreiteiros ZAGOPE e AFAVIAS, ao abrigo da LEI DE MEIOS, pelo valor de 13 milhões de euros, estando a conclusão prevista para Agosto de 2015.

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal





2 comentários:

Carlos André Mendonça disse...

tá tudo mal feito, mas curiosamente nenhum Ribeiro ou Ribeira transbordou com o mau tempo.
Dr. Raimundo, dedique-se à Botânica. Passe bem...

Anónimo disse...

Também acho, é por essas e por outras iguais que não queriam admitir que andava a terra à volta do sol e não o contrário. Não lhe parece que foram umas chuvadas pouco intensas? Não pensou nisso por acaso? Não há pior cego do que aquele que se recusa ver.