Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de março de 2013

DELÍRIOS DA LUSITÂNIA


SÓCRATES VEM AGITAR O LUME NO 'INFERNO DE DANTE'




Cavaco Silva e Passos Coelho, pelo menos, podem contar com as orelhas em brasa nos próximos tempos. Sócrates voltou a terreiro para se vingar dos 'embustes' criados para lhe denegrir a imagem. E fá-lo sem receber caché pelo comentário semanal na RTP. A 'Divina Comédia' em que se tornou Portugal e suas adjacências promete. 


Ninguém precisa de ter medo dos comentários de José Sócrates na TV, que começam em Abril, esclarece o próprio. A não ser os que receiam a democracia. Isso diz ele. Porque, tomando por base a entrevista desta quarta à noite, Cavaco Silva e Passos Coelho, gostem de democracia ou não, têm razões de sobra para estar apreensivos.
O Presidente da República ouviu das boas já nesta ante-estreia do show: que não tem autoridade moral para dar lições de lealdade a ninguém, que teve responsabilidades no célebre caso da conspiração governo-Belém, que cometeu a vileza de atacar Sócrates quando este se demitira e remetera ao silêncio, que assumiu fazer de oposição ao governo socialista quando tomou posse e que aplica dois pesos e duas medidas ao aferir o governo anterior e o actual.
Quanto a Passos Coelho, é um primeiro-ministro que veio para 'empobrecer o país' e 'aconselhar os portugueses a emigrarem'. Palavras frias de José Sócrates, hoje.

O ex-primeiro-ministro apenas reconhece o erro de ter aceite formar um governo minoritário. Perdeu força, com tal pontapé na gramática. 
O resto que se lhe atribui resulta de embustes engendrados para o denegrir. Que embustes?
Primeiro: que na crise política do seu tempo os problemas do país eram culpa do governo e não da conjuntura internacional.
Segundo: que o seu governo foi o culpado de Portugal recorrer a ajuda externa, quando tudo resultou, diz Sócrates, do chumbo ao PEC 4.
Terceiro: que actualmente está a ser aplicado o memorando assinado por Sócrates/Teixeira dos Santos, quando esse dito memorando foi completamente alterado.
O antigo governante agarrou-se à oportunidade da entrevista para contra-atacar os autores desses embustes, depois de justificar o porquê de ter acedido à proposta da RTP para fazer comentário político.

Há um tempo para o silêncio e há um tempo para falar - disse ele a propósito. Pois é partindo desse pressuposto que José Sócrates resolve regressar à vida pública portuguesa. 
Há petições contra o seu regresso? Falta de espírito democrático. 
Sócrates tem uma péssima notícia para os detractores: vai usar o seu direito/dever de falar na TV queiram eles ou não queiram. E vai fazê-lo grátis, sem cobrar caché.
Foi o aviso que deixou.
Mas também descansou os portugueses que nele acreditam: não volta com ideias de concorrer a PR ou a primeiro-ministro, não alimenta planos ocultos.

Sobre o futuro do país, deixou dois conselhos: 1.º parar já com a austeridade, deixar de cavar mais o buraco; 2.º alterar o discurso pessimista.
É que, segundo a comparação de Sócrates, este governo PSD-PP podia entrar na parte 'O 'Inferno de Dante'. Dá tudo por perdido, sem salvação possível.

Ou muito nos enganamos ou este ex-primeiro-ministro vem na disposição de se afirmar como um temível espalha-brasas no inferno português onde todos ardemos.
Nada, aliás, que Cavacos, Passos, Gaspar e outros carrascos do género não mereçam.

1 comentário:

Anónimo disse...

o mais curioso é que não vimos o jornalista perguntar de onde veio o dinheiro que o sustenta e que ele ostenta em Paris, nem esta nem outras perguntas igualmente pertinentes . sinceramente começo a mudar de opinião e a me juntar aos que julgam que a RTP devia pura e simplesmente ser encerrada , pois se é para fazer estes vergonhosos branqueamento de imagem mais vale que sejam os privados e que paguem do seu bolso. isto não significa de forma nenhuma apoio ou concordancia com as acções do actual governo , contudo sempre julguei que um erro não desculpa outro e Socrates está cheio de culpa da situação actual.