Powered By Blogger

sábado, 16 de março de 2013

ECONOMIA/FINANÇAS


Veiculamos abaixo noticiário com fonte no próprio Ministério das Finanças. Segundo os dados oficiais, a Madeira vem cumprindo todos os objectivos constantes do PAEF. No contexto em que o país vive e num momento em que se acaba de conhecer o descalabro dos projectos de recuperação nacional postos no terreno por Gaspar e Passos Coelho, eis um caso insular a esmiuçar, para estudo, pelos especialistas da finança. Logicamente, as notícias do Ministério não tratam dos efeitos na economia regional desse 'alcance de objectivos'. Em todo o caso, o Diabo que se explique. Na prática... Sim, aí vêm agora as tranches sonantes previstas no programa de ajustamento. Já se pressente a batida de asas das aves de grande porte, aos círculos sobre a Secretaria de Garcês.






MADEIRA ALCANÇOU OBJECTIVOS DO PROGRAMA 

DE AJUSTAMENTO ECONÓMICO E FINANCEIRO DA REGIÃO

O Ministério das Finanças divulgou os relatórios de avaliação trimestral relativos ao segundo, terceiro e quarto trimestres de execução do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro da Região Autónoma da Madeira. O relatório da quarta avaliação sugere que seja desbloqueada a totalidade das tranches do Programa referentes ao terceiro e quarto trimestres de 2012.
A Madeira, refere o Ministério em comunicado, «realizou um esforço notável no sentido de alcançar as metas definidas, estando o Ministério das Finanças em condições de revelar que foram cumpridos os limites do Programa para 2012». 
«Este esforço acontece num momento em que a Região Autónoma da Madeira - tal como as restantes regiões do país - atravessa um contexto macroeconómico particularmente adverso, marcado por uma forte contração da receita».
«Os objectivos do Programa de Ajustamento em contabilidade nacional previam um défice de aproximadamente 158 milhões de euros para 2012, tendo a Região apresentado um défice significativamente abaixo do previsto no Programa, na ordem dos 102 milhões de euros», enquanto «em termos de contabilidade pública, os objectivos do Programa para 2012 situam-se num défice na ordem dos 194 milhões de euros, tendo a Região apresentado um défice na ordem dos 95 milhões de euros».
O comunicado refere também que «o cumprimento dos limites do programa foi alcançado sobretudo através da contenção da despesa no último trimestre do ano, destacando-se em primeiro lugar a redução do investimento de 150 para 72 milhões de euros; em segundo lugar, a contenção das despesas com pessoal e no sector da saúde e em terceiro lugar os benefícios resultantes do acordo alcançado com fornecedores para o pagamento de dívida comercial».

Nota - Se quiser recordar o que diz o PAEF, clique em
http://www.portugal.gov.pt/media/893965/20130315%20mf%20com%20paef%20madeira.pdf

4 comentários:

Anónimo disse...

Segredo do "sucesso": corte nos salários (subsídio de Natal, férias e insularidade), quase paragem das obras e seca do financiamento bancário ao GR.

amsf

Anónimo disse...

Segredo do sucesso: controlo apertado de todas as operações financeiras do GR (sobretudo pagamentos) pelo IGCP (Ministério das Finanças). Autonomia? Deixem-me rir!
No fundo, o sucesso é do Ministério das Finanças e não do Governo Regional que se limita a assistir de pés e mãos atados.
João Barreto

Anónimo disse...

Subscrevo o dito pelo João Barreto.
E aposto que não foram tidas em conta nessa classificação as obras da frente mar do Funchal!

Anónimo disse...

vejam a recente alteração da organica da Protecção Civil Regional.
fez a redução de pessoal e dirigentes obrigatoria por lei , mas aumentou em dois os acessores.
Vão- se catar.