Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de março de 2013

DELÍCIAS DA MADEIRA NOVA



FURACÃO NA SECRETARIA DO AMBIENTE

Manuel António estuporou com as Finanças de Garcês, mas os verdadeiros prejudicados são os agricultores: o desgoverno tem calote com os seguros, os seguros não pagam estragos dos temporais

O melhor é Manuel António, embora sem culpa nenhuma, andar uns tempos a leste dos produtores de banana.


O titular do Ambiente é pessoa calma e cortês, mas ontem, quinta-feira, deu murros em cima da secretária que fez levantar chinesas, chazinhos e cariocas de café uns pisos abaixo, no Golden. E com razão. 
Manuel António Correia, que manda na agricultura, foi o último a saber que a Bonança recusa sequer aceitar o seguro de colheita na Região, deixando os trabalhadores da terra desamparados agora depois das rajadas de vento e das copiosas chuvadas. 
E o seguro não aceita contratos porquê?
Porque o governo mais caloteiro do mundo, ou seja, o desgoverno regional, deixou de pagar o diacho do seguro, faz tempo. E as cúpulas da seguradora na capital alfacinha imitam o gesto de Bordalo, agora que as bananeiras estão caídas por terra, com a produção perdida.
Bem: os agricultores, evidentemente irritados, aparecerem ontem na Secretaria do Ambiente e quem ouviu foi Manuel António, que se mostrou apanhado de surpresa pela situação ingrata. Na altura, faziam-se contas: terá sido obra de Ventura Garcês? De Rui Gonçalves?
Um tsunami a varrer o vetusto edifício!
Ainda por cima, Manel teve de ir ao plenário, enfrentar os que mandam na 'massa' - por acaso sem lhe poderem tocar, porque Gaspar não tem confiança em quem abençoa e bendiz as dívidas.

Olhe, caro Secretário, vá mais depressa para Jersey, que o programa turístico promete. Espectáculos e jantaradas em hotéis de 5 estrelas. Fora os 'ameaços'. Faça como a colega Estudante, que ainda não se cansou de andar pelas Europas.
Quanto ao pastel de aturar plenários, imite o seu rival delfim João Cunha e Silva, que esta semana inteira não pôs o '44 biqueira larga' na vice-presidência, nem sequer no dito plenário semanal, havendo quem diga que também não se encontra na tabanca regional.
Por falar em viajar, o nosso colega tertuliante Gonçalo Santos, das comunidades, por onde andará? É que Gonçalo faz anos hoje e não temos maneira de lhe dirigir os parabéns. Se alguém o encontrar, por favor transmita-lhe um abraço forte dos outros tertuliantes. Mas deixem-nos continuar a voar, se é o caso. Não é menos do que os desgovernantes.

3 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro luís Calisto

Se não fosse trágico, até era cómico. Quanto mais não seja, porque perece que o rapaz só agora descobriu que andava a ser enganado.
Mas não tenho pena nenhuma dele. Quem tem negócios com o diabo...

José António Menezes disse...

O "Apalpa Anonas" chama os outros de bufos.
Percebe-se quem é o bufo...

jorge figueira disse...

Grave, mesmo muito grave, é que há forte sofrimento das pessoas.