Powered By Blogger

sábado, 1 de março de 2014


ÁRVORE OU ESCULTURA?

01- Duas Figueiras da Índia (Ficus benjamina) no Jardim do Almirante Reis-28.02.14


Ontem mostrei-me indignado com a poda rasa duma das duas Figueiras da Índia (Ficus benjamina), localizadas na área poente do Jardim do Almirante Reis.
Hoje fui surpreendido por uma mensagem, na minha página do Facebook,  do Eng. Francisco Andrade, do Departamento de Espaços Verdes da Câmara Municipal do Funchal, que passo a transcrever:
“Ficus do Almirante Reis – a árvore encontrava-se praticamente morta, e com isso foi deixado o tronco para posteriormente ser esculpida por um artista”.
      Porque entendo que as intervenções nos espaços públicos são algo de muito sério e devem ser precedidas duma reflexão, sinto-me obrigado a voltar a terreiro.
Ficus benjamina, ou estava morta, ou não estava morta. Não sei o que é “praticamente morta”. E se já não havia possibilidade em recuperá-la (o que tenho fundadas dúvidas), então a opção mais correta seria arrancá-la e plantar outra árvore da mesma espécie no seu lugar, restabelecendo o equilíbrio paisagístico e criando uma área de sombra tão necessária naquele espaço urbano.
Sinceramente, transformar uma Ficus benjamina, ainda viva, numa escultura parece-me uma intervenção desequilibrada e de mau gosto.
Aqui fica o repto. Naquele recanto do Almirante Reis deve ser plantada uma árvore ou o que resta da árvore deve passar a escultura?

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

02- Figueira da Índia (Ficus benjamina) no Jardim do Almirante Reis-28.02.14


03- Figueira da Índia (Ficus benjamina) no Jardim do Almirante Reis-28.02.14


04- Figueira da Índia (Ficus benjamina) no Jardim do Almirante Reis-28.02.14

Sem comentários: