Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PTP defende Bolsa Regional Provisória para a Mobilidade


Conferência de imprensa de Raquel Coelho esta quinta-feira


                             

Exagero causou espavento



Seca no jantar de Joanesburgo

baixa para 3/4 de seca (ou menos)



O Presidente, segundo o 'Século de Joanesburgo', atrasou-se, não das 7 e meia às 11 e meia, mas das 7 às 9 e meia ou 10 da noite. Mas há quem teime... 


Noticiámos aqui no sábado passado que o presidente da Madeira, então de visita a Joanesburgo, tinha dado seca desde as 7.30 da tarde às 11.30 da noite aos convivas de um jantar no Lar de Santa Isabel, naquela simpática cidade. Acto contínuo, como costuma dar-se nestas coisas, a novidade provocou pruridos na comitiva oficial presente na África do Sul.

Segundo informações que nos chegaram, Miguel Albuquerque teria demorado exageradamente numa volta para fazer compras, com sua mulher.

A prevenção de incêndios

Estimado leitor, esta publicação enquadra-se numa tentativa de dar a conhecer o que foi feito pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais para prevenir os incêndios antes de agosto de 2016, e depois dessa data, e na comparação entre Albuquerque - Cafofo.

Às tantas o Xerife convoca os deputados à câmara...








Querem mesmo
brincar com o Cafôfo?

O Mayor ontem limitou-se a não comentar a insistência dos deputados em o interrogarem sobre a displicência da Câmara que acabou em 13 mortos no Monte. Disse à TV que não fala e ficou-se por aí. Mas não abusem da paciência do Xerife.


Mesmo de passagem, e sem mostrar as imagens da nega, a RTP-M informou ontem que o da câmara do Funchal se recusa a comentar a teimosia dos deputados. Falar à frente do microfone, falou, mas do que bem quis e entendeu. Isto é, do assunto constante da sua trepidante agenda, mais uma daquelas iniciativas que saem na TV e no retrato e dois dias depois ninguém fala delas.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

A campanha continua



Cafôfo vai resolver a Saúde em 2019



A hecatombe na Saúde regional continua em foco na imprensa, com trabalhos "jornalísticos" a sair à rua diariamente em toda a extensão dos media e numa perfeita sintonia com a campanha Cafôfo-LPM desencadeada já nos tempos da pré-campanha das autárquicas. Não é mentira nenhuma que a Saúde anda pelas ruas da amargura, com faltas e mais faltas de medicamentos na Cruz de Carvalho, buracos e mais buracos nos Marmeleiros e secas e mais secas em Santa Rita. 

JPP propõe provedor do utente 
do Serviço Regional de Saúde


O Juntos pelo Povo (JPP) já fez chegar à Assembleia Legislativa da Madeira o projeto de resolução intitulado “Recomenda ao Governo Regional a criação da figura do provedor do Utente do Serviço Regional de Saúde”. A deputada Patrícia Spínola explicou esta manhã, em conferência de imprensa junto ao centro de saúde de Santo António, os objetivos do diploma:

Carlos Pereira (PS) - Nota do dia




1- A grande bandeira do orçamento da região para 2018 é a redução do IRC para as PME’s. Fala-se que é para estimular a criação de emprego. Digam lá com seriedade se uma poupança de 15 euros por mês será incentivo suficiente para criar emprego ??? 
Mas mais. Este orçamento tem 33% para pagar a dívida (é mais de 600 milhões que dava para construir dois hospitais) e nem sequer inclui a despesa para as expropriações do novo hospital. Perante isto, só pode ser para brincar o que tenho lido por aí!



2- O PS-M deve ser sempre o defensor principal do bom funcionamento das instituições democráticas. 

terça-feira, 28 de novembro de 2017

DOCUMENTO


Texto de Carlos Pereira que serviu de base à sua intervenção de recandidatura, esta segunda-feira, 27 de Novembro  


Recandidatura para acabar de vez
com as agendas pessoais



O PS-M não é uma organização estranha à sociedade madeirense. Não somos um apêndice da estrutura social da Madeira: somos madeirenses de carne e osso que adoramos a Madeira e queremos o melhor para a nossa terra e as nossas gentes.
É por isso, e foi por isso, que muitos camaradas nossos deram a cara, em nome do PS-M, pela defesa da Madeira e dos madeirenses, com custos pessoais, familiares e profissionais muitas vezes incalculáveis. 
Fazemos, por isso, parte deste povo que tem fibra, que tem coragem e que se ergue e cresce nas contrariedades e nas horas difíceis. Nessas alturas damos sempre tudo o que temos, vamos ao nosso limite para defender os nossos, o que nos pertence e o que estimamos. 


A Escritura Sagrada do Messias Calado

“O Orçamento para 2018 privilegia as obras, a Saúde e a Educação”. Movido pela curiosidade suscitada por esta afirmação decidi analisar o documento apresentado pelo vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, no passado dia 24 de novembro. Nesta análise não vou falar de números, mas sim daquilo que se pode “ler” nas entrelinhas da proposta de Decreto Legislativo Regional do Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2018. 

Desde logo, chamou-me a atenção o facto da proposta de Orçamento ser assinada por Pedro Calado na qualidade de Presidente do Governo Regional em exercício (Miguel Albuquerque preferiu viajar para desfilar com um Rei Zulu na Africa do Sul) e por Pedro Calado na qualidade de vice-presidente do Governo Regional ¹.

Corrida ao PS com etapa na Ponta do Sol



Carlos Pereira pisa terreno minado


Dentro de cerca de duas horas, ou seja, às sete e meia da tarde desta terça-feira, o recandidato à liderança do PS-Madeira Carlos Pereira estará no sítio do Livramento, Ponta do Sol, a fim de participar num jantar com apoiantes. 
Trata-se de uma zona pantanosa para os socialistas. Ninguém sabe ao certo onde pôr o pé. A começar pelo próprio Carlos Pereira. Se hoje Célia Pessegueiro, antiga líder regional da JS-M, é presidente da câmara da Ponta do Sol, a Carlos Pereira deve. Como se sabe, na altura em que se apontavam candidatos e se contavam espingardas com vista à autárquicas de 1 de Outubro, Célia - incentivada por Victor Freitas, naturalmente - estava decidida a figurar em 2.º lugar numa lista de independentes encabeçada por Lino Pita, o social-democrata então presidente cessante da junta de freguesia dos Canhas. 

Secção de Engenharia dos TSD/M
promove tertúlia sobre Mobilidade 
com a especialista Paula Teles
As questões da mobilidade não se esgotam na facilidade ou não com que se encontra uma vaga para estacionar. Paula Teles, uma das figuras maiores da mobilidade em Portugal e na Europa, defendeu ontem à noite (segunda-feira), no Funchal a necessidade de se “pensar” a um plano mais elevado, quando se está a desenhar a malha urbana.
“Aquilo que é mais relevante no caso da Madeira –  independentemente de ser à escala municipal ou à escala regional –, é haver cada vez mais um planeamento da mobilidade que permita integrar todos os sistemas de transporte nos diferentes moldes”, explicou a especialista, à margem de uma tertúlia sobre o tema promovida pela secção de Engenharia dos Trabalhadores Social-Democratas (TSD) da Madeira, que decorreu na sede do PSD/M.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Quem vier dividir que se responsabilize em 2019



Duas tónicas da apresentação da recandidatura de Carlos Pereira à liderança do PS-Madeira, hoje, no Funchal: a equipa do actual presidente não é de se agachar perante Lisboa; depois dos bons resultados até ao momento e do crescimento dos socialistas na Região, quem vem para desunir terá de se responsabilizar pelo que acontecer nas regionais de 2019.
Não há muito mais que se diga. Cafôfo e seus estribos já perceberam o recado. 

Fotos GREGÓRIO CUNHA



Comunicado do PS-M


Declarações de administrador
da TAP são inaceitáveis

As declarações proferidas pelo administrador não executivo da TAP, Diogo Lacerda Machado, que resume a “entretenimento” as justíssimas reivindicações e queixas dos madeirenses e porto-santenses, nomeadamente a exorbitância dos preços no Natal e Fim-de-Ano, mas também no início do Verão são, a todos os títulos, inaceitáveis.

domingo, 26 de novembro de 2017


INSTITUTO AUTONOMIA E DESENVOLVIMENTO DA MADEIRA



Em Assembleia Geral de 24 de Novembro de 2017, o Instituto Social Democrata da Madeira passou a se denominar Instituto Autonomia e Desenvolvimento da Madeira. Reforça assim o seu objectivo de utilidade pública num maior pluralismo e alargamento do âmbito de acção. 
A Assembleia Geral aprovou também a regularização financeira do Instituto, agora concretizada.

sábado, 25 de novembro de 2017

Diplomacia de alto quilate



Albuquerque dá seca a convivas
num jantar em Joanesburgo



Não foi nada: o jantar em Joanesburgo era às sete e meia da tarde de ontem, sexta-feira; o convidado de honra chegou às 11 e meia da noite! 
Um atrasinho toda gente tem, mas aquele foi um atrasão. Ainda por cima, o convidado de honra 'baldas' era nem mais nem menos do que o presidente do governo da Madeira.

Câmara de Lobos


PCP foi à Caldeira exigir
medidas contra a seca agrícola

O Concelho de Câmara de Lobos é um concelho onde o sector primário exerce um papel importante na sua economia.
Há pelo menos 8 anos que vimos fazendo diversos alertas sobre a importância da água de rega em determinadas localidades, sobretudo zonas altas e super altas do concelho, onde as dificuldades no acesso à água, sobretudo no verão, eram mais sentidas. 
Contudo, infelizmente, já não é apenas nessa estação do ano que as dificuldades no acesso à água são mais sentidas. 
Apesar da chuva caída nestes últimos dias, estamos em seca agrícola.


Câmara e Junta cumprem
Promessa com 30 anos


A Vereda da Camões, em Santa Cruz, foi hoje rebatizada como Impasse Maria da Paz. O nome da moradora que mais ansiou por aquela obra prometida há pelo menos trinta anos, mas que, infelizmente, não viveu o suficiente para ver o seu sonho concretizado. 
A antiga vereda é agora um impasse com mais de 450 metros, está mais larga, pavimentada, veio valorizar as casas e os terrenos de quem ali vive e facilitar a circulação de automóveis.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017


MP arquiva queixa das Vestais


Gil Canha 

Na reunião plenária da Assembleia Legislativa da RAM de 4 de Janeiro de 2017, e aquando da discussão da proposta de Decreto Legislativo sobre o Regime jurídico de utilização de donativos em casos de acidentes graves e catástrofes, eu fiz uma intervenção onde critiquei a má utilização de dinheiros provenientes da solidariedade pública, tomando como exemplo a associação ASA, que teria desviado quase metade dos donativos que recebeu do 20 Fevereiro, para a sua administração interna. E no seguimento do discurso, referi que “o dinheiro que a Câmara recebe (…) o grosso vai é para o Diário de Notícias. O Diário de Notícias, neste momento, é que está a receber milhares de euros (…) para lançar o seu candidato Paulo Cafôfo”. 

Agricultores Merecem Mais Respeito

A propósito da notícia publicada no dnotícias de 24/11/2017 sobre o seguro de colheitas, o Guru de São Vicente (Secretário da Agricultura) mandou “plantar” o seguinte: “Seguros agrícolas já estão disponíveis – Agricultores lesados pelas intempéries podem accionar pedido de indemnização – Desde ontem que já é possível aos agricultores da Madeira terem acesso aos seguros agrícolas”. 
Sendo este um novo embuste, tal como já vem sendo hábito desde 2015 e conforme noticias que foram saindo na comunicação social (algumas em baixo para exemplo), convém  esclarecer os nossos agricultores que o artista em causa é perito na arte do ilusionismo, pelo que todo o cuidado é pouco. 
Basta entrarem numa seguradora e perguntar por este seguro e verão a surpresa !! uma vez mais…

Câmara Municipal de Machico comete injustiça a quem lutou uma vida inteira para ter a sua habitação
PTP acusa a CMM de dualidade de critérios

O Presidente do Partido Trabalhista Português realizou hoje uma iniciativa política para falar na problemática das casas antigas de génese ilegal que existem um pouco por toda ilha. José Manuel Coelho defende que as casa antigas que não representam perigo devem ser legalizadas, mais que não seja, porque as Câmaras estão a receber o dinheiro do IMI.

JPP pede estratégia articulada dos órgãos públicos 
no combate à praga de ratos

O Juntos pelo Povo (JPP) está preocupado com o rápido aumento populacional de ratos na Região e com as consequências para a saúde pública. O alerta foi deixado esta manhã, em Câmara de Lobos, pelo deputado Rafael Nunes:
“Atualmente, existe um aumento anormal e problemático destes roedores, que prejudica as populações de zonas agrícolas, mas também das áreas urbanas. Um aumento nunca antes visto e que sai um pouco ao controlo das ações de extermínio.”

Os pobres é que pagam

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais anunciou, quando da sua participação na “Sessão Final do Congresso Nacional da Economia Social – 2017”, ter estabelecido contactos com investigadores do ISCTE com a finalidade de criar “startups sociais” na Região, um “projecto-piloto” que considera ser “uma mais-valia, até porque esta seria uma forma de ficarem menos dependentes de financiamentos públicos” ¹.

Li e fiquei perplexo. Será que Rita Andrade, inebriada com o sucesso da Web Summit 2017, decidiu aderir à Igreja Universal do Reino do Empreendedorismo?

A Aldrabice das “bocas de incêndio”

                A CDU esteve esta manhã na freguesia do Monte, na zona do Poço Rodrigo, onde constatou o risco para as populações que permanece desde os incêndios de Agosto de 2016. "Apesar dos alertas e das denúncias feitas pela CDU em vários momentos, apesar de todas as intervenções tidas no sentido desta situação ser resolvida o que é certo, é que até hoje as bocas de incêndio mantêm-se lacradas e algumas sem condições de serem utilizadas, devido à dificuldade de serem adaptadas aos equipamentos dos bombeiros." 


 O Departamento Regional das Mulheres Socialistas (DRMS) assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres com uma atividade que envolverá a leitura de um pequeno excerto das "Novas Cartas Portuguesas", que será feita pelo escritor Jorge Ribeiro Castro, seguindo-se um espaço de discussão que será moderado pela Elisa Seixas.
A iniciativa terá lugar amanhã, sábado, 25 de novembro, a partir das 18 horas, no Museu Café na Praça do Município.
Contamos com a sua presença.
DRMS

Desfile de Moda




quinta-feira, 23 de novembro de 2017


Exmo. Senhor Secretário Regional da Agricultura e Pescas

Escrevo para o felicitar pela notícia de que a Empresa de Gestão do Sector da Banana Lda (GesBa) vai passar a comercializar anona, maracujá e pêra-abacate. Estes agricultores passam a ter mais uma possibilidade para comercializar os seus produtos e nós, produtores de banana, passamos a contar com mais uns colaboradores para ajudar a pagar os 17 milhões de euros de dívida assumidos pela empresa aquando da sua constituição.

Questão de Justiça


Porque, também na Madeira, o Mérito deve suplantar o cultivo da mediocridade, por muito forte que este seja no meio local, julgo ser de elementar Justiça, os Sócios darem o nome do Presidente do Marítimo, Carlos Pereira, ao Estádio dos Barreiros.
Esta obra não existiria na sua esplêndida realidade, se não fosse o empenho e os riscos pessoais assumidos pelo Presidente Carlos Pereira. 
O mesmo se pode dizer até em relação a momentos difíceis que o Clube passou.
Funchal, 23 de Novembro 2017

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim

Lançamento



Ninguém pode com o Cafôfo!


Mayor invoca a 'morte do porco'
para não ir à comissão parlamentar


Depois de várias evasivas para escapar ao interrogatório parlamentar sobre as suas alegadas responsabilidades na morte de 13 pessoas no Monte, o Xerife dos Mossos já estuda mais desculpas para o caso de continuarem a chateá-lo da Assembleia para cima


Do mar à serra, Cafôfo!

Se o pedido de audição ao Mayor do Funchal apresentado nos inícios de Setembro pelo deputado independente Gil Canha invocasse uma 'comissão de inquérito parlamentar', Cafôfo já se tinha sentado para responder aos deputados. A não ser que preferisse meter-se em embrulhadas jurídicas. Como o assunto foi remetido para ser tratado por uma simples 'comissão parlamentar' - a 5.ª Especializada, Saúde e Assuntos Sociais -, o visado dá-se ao luxo de desrespeitar o principal órgão da nossa Autonomia, brincando às desculpas para 'fintar' quem propôs a audição e os outros deputados da Região.

Carlos Pereira (PS) - Nota do dia



É com enorme satisfação e com a sensação de dever cumprido que informo que foram aprovadas, ontem, na Assembleia da República várias propostas do PS-M em sede de OE2018, entre elas a garantia do compromisso de redução dos juros da dívida de 1500 milhões, na sequência do PAEF e, mais uma vez, a certeza do co-financiamento de 50% do novo hospital .

WELCOME, ladies and gentlemen






O “outro” melhor do mundo!

José Prada

Em complemento à minha recente intervenção na Assembleia Legislativa da Madeira.

Anda Bernardo Trindade num frenesim de entrevistas. É vê-lo na RTP Madeira. É lê-lo no Funchal Notícias... Até parece candidato às eleições do PS Madeira. Que eu saiba não é, pese embora o seu (e de son ami Costa) indisfarçado empenho em Cafôfo, via lebre do Norte.
Claro que esta excitação toda tinha de ser por causa da TAP. E claro que falou, sempre, na sua qualidade de administrador não executivo.
Depois da TAP ter aberto a porta à possibilidade dos madeirenses e porto-santenses apenas pagarem, à cabeça, 86 euros por bilhete de avião (65 euros no caso dos estudantes) para logo a seguir e sem mais nem menos, fechar essa porta na nossa cara, com enorme estrondo, julguei que Bernardo Trindade desdobrava-se em entrevistas para apresentar e/ou justificar a sua demissão de administrador ou para, pelo menos, se demarcar da posição assumida pela (sua) companhia de bandeira(da).
Continuei a pensar.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017


SANTO DO PAU OCO

João Barreto

 O Sr. Cafofo e a sua banda de apaniguados e apoiantes de ocasião, são um perfeito logro que está a ser passado, à maneira do Telexfree e sucedâneos, aos madeirenses: santos de pau oco, surfando a vaga do populismo fácil e que, rapidamente viciados no poder recentemente conquistado, vão deixando à mostra os tiques autocráticos que são a sua verdadeira natureza.
Nos primeiros quatro anos do seu mandato na Câmara Municipal do Funchal, o Sr. Cafofo teve a bênção de uma oposição bastante “soft”: as eventuais posições contrárias ficavam portas adentro e ninguém sabia. No momento em que escrevo, depois de ser reeleito, o Sr. Cafofo, com maioria dos vereadores, já experimentou mais dissabores e o gosto mais agreste de, em diversas ocasiões, ser espicaçado, confrontado e contrariado. Mais de metade dos funchalenses que se deram ao trabalho de ir às urnas, conferiram mandato a essas pessoas que criticam, questionam e fazem propostas. 

Passe universitário



Jovens da CDU no Campus da Penteada

A Juventude CDU esteve hoje no campus da Penteada em contacto com os estudantes, sobre o passe universitário-sub23.
Para elucidar os estudantes que o sub-23, só voltou a ser uma realidade ao ano passado, porque a CDU apresentou esta justa reivindicação que foi aprovada, depois de PSD/CDS terem destruído e acabado completamente com o passe sub-23, e agora virem com propostas sobre esta matéria como se nunca tivessem rebentado com este direito, com uma grande “cara de pau” e hipocrisia.

22-11-2017 - Debate na Especialidade | Orçamento do Estado para 2018 | L...



Jorge Carvalho defende
segregação na escola

“Até na escola, há turmas daqueles e as turmas dos outros”. “É inadmissível que haja turmas divididas pela capacidade dos alunos ou pelo contexto socioeconómico em que cresceram” ¹.

Ao ler estas declarações do Secretário de Estado da Educação, João Costa, feitas durante as Comemorações dos 40 anos da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), lembrei-me, de imediato, das declarações do Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, a defender que “a intervenção que está a ser preparada tem bases técnicas, científicas e pedagógicas robustas, e representará, sem qualquer dúvida uma melhoria muito significativa da oferta educativa para alunos cujos horizontes se apresentavam até agora muito comprometedores” ².

ENCERRAMENTO DA PRAÇA DO MUNICÍPIO

SERÁ QUE A PRAÇA VAI FICAR ASSIM?



Miguel Costa

Gosto muito de esplanadas. Gosto de muito de motas. Gosto ainda mais de viajar, passear pelas ruas encerradas das grandes cidades europeias e sentar-me numa esplanada agradável.
Esta é uma realidade que Paulo Cafôfo quer transpor para a cidade do Funchal, no entanto esquece-se da dimensão territorial da ilha, da cidade. E há que ter em conta a proporcionalidade dos territórios.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Carlos Pereira (PS) - Nota do dia



1 - A mobilidade aérea é um aspecto essencial para os madeirenses. O modelo em curso é uma cópia do modelo dos Açores mas com pequenas nuances que complicaram a vida dos madeirenses. Destas destaco: o tempo de recuperação do subsídio, o tecto da tarifa para subsídio, a inexistência de lugares subsidiados em qualquer momento, independentemente da lotação do avião e a inexistência de bilhete corrido para os Portossantenses. 

A DEMAGOCIA DA LEBRE, DA RAPOSA 
E DO RAPOSINHO 
O Grupo de assalto do Partido Socialista participou neste último sábado num convívio de Criadores de Gado, ex raposas da Banana e pescadores de cais, com o objetivo de apoiar a candidatura de Emanuel Câmara, a líder do PS e também para opinarem sobre o rumo do setor primário na região. 
O repasto, ainda não se sabe se foi guisado de cabrito, contou também com a presença de José Manuel Rodrigues, que é um grande apoiante de Paulo Cafofo, pois o presidente da Câmara do Funchal arranjou um tachinho para uma parente do sr. Rodrigues, e como tal, o sr. Rodrigues está eternamente agradecido. 

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Direcçãodo PS prova que não foi despedimento



AMÂNDIO SILVA PEDIU A DEMISSÃO 

Poucos minutos vigorou sem desmentido a notícia do "despedimento" do socialista camaralobense Amândio Silva, pespegada aqui abaixo no Fénix. A Direcção do PS-Madeira não só nos afiançou que foi o próprio Amândio a pedir a cessação de funções como nos facultou cópia do documento enviado hoje mesmo à cúpula do partido pelo ex-candidato à autarquia de Câmara de Lobos.
O texto do ofício avança apenas com o pedido de demissão de assessor do PS na Assembleia Legislativa. Muito seco. Sem apresentação de razões para tal atitude.   


Activistas do Bloco vão ao Paul da Serra 
e ficam atónitos com o "crime ecológico"


ATÉ ONDE VÃO OS LIMITES!?...

 

Na manhã desta segunda-feira um grupo de ativistas do Bloco de Esquerda Madeira fez um périplo pela zona do Paul da Serra para, in loco, observar o desenvolvimento das obras de intervenção para a ampliação do aproveitamento hidroelétrico da Calheta e a suas implicações na modificação dos Habitats locais.
O que foi observado no local deixou-nos atónitos! Confirma-se ali um verdadeiro crime Ecológico. No nosso entender, não pode valer tudo. No, outrora, Pico da urze, deparamo-nos com um amontoado de urzes mortas que, a julgar pela espessura, têm largas décadas de existência.
Será este o triste fim das espécies endémicas da Região!? (documentado na foto 1)

Apoio a Cafôfo faz 'rolar' mais uma cabeça



CARLOS PEREIRA DESPEDE AMÂNDIO SILVA


Amândio Silva, durante a recente campanha às autárquicas. Teria um resultado péssimo, mas não é por isso que o mandam fazer a trouxa.


O ex-candidato socialista à autarquia camaralobense nas eleições de 1 de Outubro acaba de ser corrido pela Direcção do partido: já não faz parte do staff enquanto assessor do grupo parlamentar chefiado por Jaime Leandro.
A intransigência no apoio à candidatura Emanuel Câmara/Paulo Cafôfo à liderança do PS-Madeira valeu ao carismático Amândio Silva um desfecho drástico para o qual havia sido avisado. Depois de duas 'chamadas à pedra', recebeu um ultimato de poucas horas para mudar de ideias e virar o seu apoio para a recandidatura de Carlos Pereira à presidência do partido. Não o fez. Acaba sem emprego.

Temas de 'nuestros vecinos' canários


Presidente honorário da Confederação Canária de Pequena e Média Empresa, Sebastián Grisalena, figura sobejamente conhecida do meio madeirense, aborda no 'La Província', diário de Las Palmas, o modelo económico e fiscal daquele arquipélago, à luz do exemplo que chega dos USA era Trump. Reproduzimos o oportuno texto em espanhol  



Qué gran ejemplo promueve la organización norteamericana “Riqueza Responsable”


Artigo de 'La Provincia'


Como saben, Cecapyme, la Confederación Canaria de la Pequeña y Mediana Empresa, lleva más de veinticinco años afirmando que el actual modelo económico y fiscal de Canarias (REF) es un modelo equivocado desde el inicio, y que año a año va sumiendo a Canarias en una mayor desigualdad y pobreza social. Esta organización lleva clamando por un cambio de modelo en Canarias que permita corregir los datos sociales que año tras año constatamos, y que a día de hoy, tienen sumida en la pobreza y en riesgo de exclusión social al 44% de la población, a 200.000 personas de población activa en el desempleo, con la cesta de la compra más cara a nivel nacional, y, lo que a mi juicio es más escandaloso, al 0,28% de la población canaria disponiendo del 50% del Producto Interior Bruto de Canarias (18.500 millones de euros).

Carlos Pereira (PS) - Nota do dia


1- Ficará consagrado no OE2018, conforme prometi, a abertura do governo da república para negociar a redução dos juros da dívida da Região com o estado. Esta dívida de 1500 milhões de euros foi negociada pelo governo regional e o governo do PSD e CDS em Lisboa, estabelecendo uma taxa de juro associada ao risco ( enorme ) da Região. Na altura o governo de Passos e Portas foi intransigente e não mostrou nenhuma solidariedade para reduzir o serviço da dívida e, durante 4 anos e meio, o PSD M esteve cego, surdo e mudo perante esta situação. 


Comício do PCP no Funchal 
Apresentação de novas oportunidades para a conquista
de direitos para a Região


O PCP realizou este domingo no Funchal um comício que juntou mais de 200 participantes onde foram analisadas as novas possibilidades criadas pela actual situação política.
Nas intervenções políticas o PCP considera que estão criadas todas as condições objectivas para que a Região e o seu Povo conquistem importantes direitos económicos e sociais.

Filipe Sousa critica atraso
nas novas rotas de transportes


O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz esteve, este domingo, em contacto com a população, para denunciar aquele que considera ser um inaceitável atraso do Governo Regional no lançamento das novas rota de transporte público que foram propostas pela autarquia.
Filipe Sousa lembrou que as propostas a inserir na nova rede de transportes regional mereceram o aval do executivo,  que agora tarda em lançar concurso para as mesmas.


NEM À CHAPADA!


Gil Canha

No dia 16 deste mês, foi discutido na Assembleia Legislativa da Madeira um Projeto de Resolução do CDS, que recomendava ao Governo Regional que não fossem excluídas do programa de Recuperação de utentes em Lista de Espera, do SESARAM, as crianças que aguardam cirurgias. 
No fundo, o CDS pretendia que crianças com malformações, displasias, sequelas traumáticas ou outras deformidades, e que necessitam de cirurgia plástica ou reconstrutiva, fossem integradas na lista de espera da Cirurgia Pediátrica.  A medida seria importante, não só para corrigir essas anomalias mas também para dar alguma dignidade e conforto a essas mesmas crianças.  



ALVÍSSARAS


Vem a gerência do “Hotel Cubo de Rubbish” informar que gratificará quem indicar o paradeiro da recepção do hotel, que desapareceu misteriosamente pouco depois da abertura mole (“soft opening” em inglês) daquela unidade.
Estamos dispostos a dar provas da nossa generosidade para com quem dê indicações que levem à sua localização, oferecendo vouchers para estadias lá para os lados da Praia Formosa.