Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de novembro de 2017



Rubina Leal questiona CMF sobre programas de promoção 
para a Saúde e prevenção de doenças

Silvestre Abreu e vereadora do PSD à CMF defendem que as autarquias devem ter um papel ativo na prevenção da diabetes

 ‘Lembrando o Dia da Diabetes – É possível prevenir a epidemia?’, foi o tema da palestra promovida ontem pelos vereadores sociais-democratas à Câmara Municipal do Funchal, no Gabinete da Vereação do PSD, que contou com a presença do orador e médico endocrinologista, Silvestre Abreu.

Rubina Leal chamou a atenção para as competências da Câmara Municipal do Funchal (CMF) na área da Saúde, defendendo que a Autarquia deve desenvolver um trabalho contínuo e regular na promoção da saúde e na prevenção das doenças como a diabetes. “A prevenção é a palavra de ordem”, realçou.


“A Câmara Municipal do Funchal dispõe de espaços e estruturas, nomeadamente promenades, centros comunitários, ginásios municipais, muitos deles iniciados com as vereações do PSD, que foram criados com o objetivo de promover a saúde e os hábitos de vida saudáveis da população”, lembrou a vereadora social-democrata no Dia Mundial da Diabetes.

Considerando inadmissível que actualmente haja pessoas a morrer devido à diabetes, Rubina Leal questionou o presidente da CMF sobre as actividades e planos desenvolvidos pela Autarquia no âmbito de promoção para a saúde e prevenção de doenças.

“A seu tempo vou questionar o senhor presidente da Câmara sobre os programas existentes na área de promoção da saúde, uma vez que esta é uma das competências do Município e não uma competência exclusiva da Saúde”.

Silvestre Abreu subscreveu o ponto de vista da vereadora do PSD, reforçando que as autarquias têm responsabilidade na área da prevenção da diabetes.
“A diabetes é uma doença em crescendo que ameaça o desenvolvimento do nosso milénio. O problema trata-se pela prevenção, ou seja, 70% dos casos desta epidemia podem ser prevenidos por mudanças de hábitos de vida, que passam pela promoção de uma alimentação saudável, e pela actividade física.”

“Não cabe aos profissionais de saúde o papel de promover a actividade física. Cabe a toda a sociedade civil, nomeadamente as autarquias, através da criação de condições para que as pessoas no dia-a-dia tenham capacidade de fazer actividade física”, concluiu o médico endocrinologista.
Texto e foto: PSD

7 comentários:

Anónimo disse...

Rubina parece que está em campanha eleitoral, o que me leva a supor que a Asseembleia Municipal vai "tirar o tapete ao cafofo", talvez utilizando, o PDM, o Orçamento (especialmente, as propinas dos estudantes) e os concursos para cargo dirigente.

Anónimo disse...

Gosto de ver os cafofinhos a dizer que a Rubina Leal ainda está em campanha ou que deveria ficar quieta com o tacho na assembleia.
Tal como o grande timoneiro, só lidam bem com a oposição se esta não se opor.

Anónimo disse...

Rubina ataca simplesmente a incompetência e as falsas promessas do cafofofoco, já agora estou a espera dos 1050 euros de propinas que o falsote prometeu, já agora dava jeito uma viagenginha até Barcelona ou Nova Iorque, os gajos querem é passear e boa vida, sempre a sorrir pesodent

Anónimo disse...

Muita parra e pouco uva. Não dá.

Anónimo disse...

O que só vale p as autarquias não governadas pelo psd não é assim? E p que servem os centros de saúde?

Anónimo disse...

A cada dia que passa estou a aprender coisas novas da vida.
Não sabia que os Diabetes também eram da autarquia Funchalense.... por isso todos os doentes são culpa do... Cafofo!
Já agora o Hospital Sucata dos Marmeleiros e o da Cruz de Carvalho como estão no Concelho do Funchal..... também a culpa é do Cafofo!
Rubina, como se diz na gira futebolística... ÉS UM FLOP
Para Loura pouco te falta, agora descobrimos esses teus neurónios.
Tenho pena, coitada ficou sem cargos nobres e agora só exerce coisas tipo 4 Secretário. Aproveitar o tempo enquanto o Renovadinho não arranja novo cargo e ir pedalar para a Ciclovia!!

Anónimo disse...

As competências da Câmara do Funchal na área da saúde, não serão parecidas às da Câmara de Câmara de Lobos?Ou será que é a da Calheta? De facto é uma confusão, não falta muito para o Governo ser dispensado das suas responsabilidades no Funchal. É tudo mandado para a Câmara.É um fartote sem sentido.Vai dar torto para o psd.