Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de novembro de 2017




O Cangalhedo!





Gil Canha

A Câmara prepara-se para comemorar os 77 anos do Mercado dos Lavradores na Praça do Município. Deste modo, só esperamos que nas próximas comemorações do Arquivo Municipal, a Câmara não faça os festejos na praça do peixe, no bar do Teatro, ou mesmo na Guiné Equatorial. 
Mas até percebemos a ideia desta Câmara em recriar o Mercado em frente ao velho edifício da autarquia porque assim o Iglésias pode mostrar aos funchalenses a sua ideia de transformar o nosso Mercado num espaço de petiscos alentejanos, de canecos, de lojas de quinquilharias e de artefactos sado-masoquistas. 

Quem visita o Mercado dos Lavradores fica assustado com os espaços vazios, as bancadas abandonadas, os penduricalhos, o pó e as floristas instaladas no meio de cangalhadas desconjuntadas. E estando o mercado a perder à “velocidade da luz” os vendedores de frutas e legumes, tão característicos daquele espaço, a autarquia, em vez de criar condições para fixar esses vendedores, afugenta-os! E, não contente com esta desertificação e abandono deliberado, ainda tem a excelente ideia de autorizar bancadas de venda de frutas no exterior, logo ali, no início da Rua Fernão Ornelas.
Isto é um pouco parecido com a tão apregoada “reabilitação” do comércio do Funchal. A Câmara licenciou umas lanchonetes motorizadas (a fingir que são móveis) de venda de sandes, cafés e  bolos na Av. do Mar, como a dizer: - senhores turistas dos cruzeiros! ATENÇÃO! Não vale a pena visitar o interior da cidade e seus pitorescos recantos, porque os bares e cafés do nosso casco histórico são explorados por uns príncipes árabes cheios de dinheiro e que não estão nada interessados em receber mais clientes. Consumam aqui as suas sandes e bolos, vão até ao Monte no teleférico e, na vinda, tomam aqui os seus refrescos e cafés, e desapareçam para os barcos, porque o Funchal é uma cidade decrépita, cheia de matilhas de cães ferozes!

E, “last but not least”, ficamos a saber que a Câmara adjudicou o Café do Teatro por 15 anos, o que achamos muito pouco, tendo em conta que o verdadeiro dono do estabelecimento foi uma espécie de mealheiro para a campanha eleitoralista cafofiana. Seria mais justo adjudicar por 600 anos; assim, não só ultrapassavam pela direita e pela a esquerda as famosas  adjudicações jardinistas, como também garantiam a toda a Humanidade que, enquanto os homo sapiens andassem a colonizar outras galáxias e outros planetas, o patrono do sr. Cafofo continuaria na Terra, a vender cafés e cerveja! 

Gil  Ressabiado Canha

22 comentários:

Anónimo disse...

ao fazer as ditas comemorações na praça do Municipio , prossegue a estratégia do Iglesias em afastar ainda mais pessoas do Mercado dos Lavradores , consegue assim que aquele mercado fique cada vez mais abandonado , podendo assim entrega-lo ao seu novo melhor amigo Dario

Anónimo disse...

BOICOTE CONSELHO REGIONAL PSD.
Caro conselheiro, se não concorda com estas nomeações de elementos ligados a uma facção jardinista que tomou de assalto o governo regional, não compareça ao conselho regional de dia 18 de novembro. Vamos, todos aqueles que lutaram por um PSD diferente faltar a esta reunião.

Anónimo disse...

As tais lambretas de venda de comida rápida do Cafofo até já têm macacos por baixo, as motos vieram da fábrica e morreram ali, inacreditável!

Anónimo disse...


É, realmente, uma pena ver como está o Mercado dos Lavradores do Funchal

Anónimo disse...

Anda eu aqui com um snackbar e a pagar renda ao senhorio para não deixar o prédio cair de podre e os gajos lá em baixo com as motas limpinho a fazerem má concorrência à gente.

Anónimo disse...

Uma pergunta: será que posso montar uma mota dessas em frente à Sé? Cafofo deixas?!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O Edificio do Mercado (que marca uma época da cidade) já serve para jantares, para espetáculos, e agora não serve para as comemorações?
Mas 77 anos são anos para comemorações deste tipo?
Vão comemorar todos os anos?
Mas tá tudo louco?

Anónimo disse...

O Cafofo fez anos há pouco tempo. Porque razão ele não comemorou no Campanário?

Anónimo disse...

Querem fazer uma feira tipo Continente na praça do comércio?
Se é isso, agora com patrocínio/negócio do Diário, digam de uma vez por todas...

Anónimo disse...

Senhor das 9.54.
A politica não se faz assim.
Faz-se com discursos OLHOS nos OLHOS
Vá lá ao Conselho Regional e diga por exemplo que:
-as escolhas autárquicas foram mal feitas;
-O governo tem falta de promessas cumpridas;
-O governo não ajuda os candidatos;
-o partido não tem estratégia;
-O PSD ainda paga pela arrogância do partido durante anos;
-O partido tem secretários não políticos como a Susana.
-O da Agricultura é um desastre. O seguro de colheitas tá prometido desde o inicio do mandato. Agora o prémio dos Agricultores onde está?
-O da Educação não convence ninguém;
-O partido e o governo não arrastam ninguém
Desilusão esta Renovação, que não tem politica e o Cafofo faz-se de morto e vai subindo por demérito do PPD;
ACORDEM, porque o Cafofo é um bluff, mas assim vai lá.

Anónimo disse...

Fui ao nosso Mercado Lavradores e senti tristeza e os barraqueiros também falaram de andarem a vender fruta mesmo em frente à porta principal na rua do fernao ornelas.

Anónimo disse...

O que é que estavam à espera? Não deram maioria absoluta ao cafôfo? Agora aguentem-se. Deveriam levar ainda mais nos cornos para ver se aprendem em não votar em quem se alia à máfia no bom sentido!

Anónimo disse...

Há pessoas que me conhecem e dizem que as vezes tenho umas ideias do caraças que tal o grupo teatro Miguel sSousa e Dario explorar o mercado durante o dia fruta á venda e á noite Ramo das discotecas, espetáculo

Anónimo disse...

O edifício icónico da cidade do Funchal está entregue aos bichos. UMA VERGONHA!

Anónimo disse...

Isto é lavar com elegância. O Gil a escrever rebenta com estes saloios que até dói.

Anónimo disse...

O Cafofo está se marimbando para o Mercado, para a cidade, para estacionamentos, para comércio ...
Cafofo está e com os olhos, a cabeça o coração e o estômago a pensar em mais mandatos, em ter o PS M no bolso e a quinta vigia para trampolim de chegar até onde conseguir.
O resto é conversa, e tontos foram caíram na suas conversas, já por duas vezes.

Anónimo disse...

Ó anónimo das 17:12, aos anos que andamos a gramar maiorias absolutas!Aos anos que o povo anda a levar nos cornos e a não aprender.Quer dizer, já começou a aprender, agora dá maiorias absolutas a outros... Graças a Deus, já está mais arejado.Aprender? Leva-se a vida toda e uma coisa também se aprende: do mal o menos.

Anónimo disse...

Qual Mudança? Qual Confiança? Cafofo é um traidor... traiu os ideais de acabar com os velhos vícios, e faz pior! Adjudicação de 15 anos! Só na Mamadeira.

Anónimo disse...

O posto de venda de fruta na rua Fernando de Ornelas incomoda alguém? Os barraqueiros do mercado que trabalhem e não roubem os turistas que até o sr. Presidente Paulo Cafofo tem avisado eles para tomarem cuidado.

Anónimo disse...

O mercado vai a concurso e o Dario vai ganhar!

Anónimo disse...

GIL CANHA TENS A CERTEZA QUE OS DONOS DO CAFE DO TEATRO FORAM MEALHEIRO NA CANPANHA DE CAFOFO?
ENTAO VÁO AO BASEGOV E APRECIEM UM CONTRATO FEITO EM 2015 EM QUE CAFOFO DEU POR MAIS 2 ANOS A EXPLORAÇAO DO CAFE DO TEATRO POR UMA NINHARIA DE 1900 EUROS (VALORES REFERIDOS NO DN DE 17 NOVEMBRO DE 2017) E PENSEM QUE O LUGAR VALIA NO MINIMO 6500.
PORQUE FOI QUE FIZERAM ESSE AJUSTE DIRETO EM 2015 E FORAM PROTELANDO A ABERTURA E NOVA DJUDICAÇAO POR 2 ANOS?
FACIL FORAM MENOS 4500 EUROS POR MES A ENTRAR NOS COFRES DA CAMARA NO TOTAL 108 000,00 ATE AGORA.
ISTO NAO É PECULADO?
ACHAVA O GIL GANHA QUE ALGUEM FINANCIAVA CAFOFO SEM CONTRAPARTIDAS? MAQUIAVELICO, MAS NAO É ISSO QUE SE VÊ?
ESSE FINANCIAMENTO ERA COM DINHEIRO DA PROPRIA CAMARA MAS COM ENGENHARIAS PARA DESVIARA ATENÇOES.

Anónimo disse...

Este Cafafo não me engana mais, ver o Mercado a definhar desta maneira deixa-me doente, nem consigo dormir. o meu pai teve uma barraca e foi para a rua porque o Cafofo fez um concurso em que apareceu gente que não sabe distinguir uma pimpinela duma alface.