Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de novembro de 2017



Quando a Ganância dá de caras 
com a Futilidade 
ou 
O que obriga a vã glória de mandar

A ganância move-se normalmente por caminhos diferentes daqueles por onde anda a futilidade.
A ganância é uma entidade sempre insatisfeita e insaciável. Deseja e aspira sempre mais, mais e mais. Representa o arquétipo da adição inconsolada, não  reconhecendo a futilidade que essa ambição desmedida representa.

Por seu lado, a futilidade enfoca a trivialidade, a ninharia superficial e a mais evidente vulgaridade. Pavoneia-se com óbvias banalidades (que piamente acredita serem genialidades) e surge socialmente loira de espírito, indiferente ao escárnio contido que gera nos demais.
Por regra a ganância e a futilidade evoluem em linhas paralelas evitando qualquer hipótese de cruzamento. Mas por vezes, e por circunstâncias que apenas os deuses saberão explicar, assiste-se de sopapo a um improvável encontro: aí a ganância dá de caras com a futilidade.
Assim, explode repentinamente a feroz necessidade de decorar toda e qualquer atitude relacional através de uma bem montada dissimulação estratégica. A ganância enaltece a futilidade e esta vaidosamente finge apreciar o dissimulado desprendimento e desapego da ambição. Entra-se definitivamente no reino da concupiscência e cupidez com a finalidade evidente de obtenção mútua de proveitos, vantagens, benefícios e prebendas injustificadas.
Ao que obriga a vã glória de mandar.

Rui Pereira de Freitas

15 comentários:

Anónimo disse...

A futilidade já vi quem é.
A ganância não sei quem seja, uma vez que não conheço os meandros da segurança social e inclusão.

Anónimo disse...

Ganância é avidez de ganho ou lucro. (ambição é algo diferente)
Fútil é algo de pouco valor. Futilidade é qualidade do que é fútil.

De acordo com o autor, por vezes, a avidez de ganho enaltece ninharias, e esse importar-se com ninharias é feito de modo a não mostrar ambição... e com isto tenta-se obter benesses.

Sim, por vezes, os políticos mostram preocupações fúteis (como por exemplo, onde ocorrem jantares, ou dão abraços aos velhinhos ou vão ao guichet da TAP) em vez de executar a sua tarefa: governar, fazer com que o Estado cumpra os seus deveres, os cidadãos beneficiem de seus direitos, e arranjar meios para que os cidadãos prosperem e atinjam a sua plenitude como seres humanos.

O texto tem ritmo, e co muitas palavras "bonitas".
Gosto muito mais do imediato, de frases mais simples e directas mencionando situações específicas. Quem é que utiliza seu tempo para pensar ou contemplar? Por isso, a poesia (e a arte em geral) está como está...

Eu, O Santo disse...

Focar.
A concentração em algo produz maior conhecimento sobre esse algo, e obscurece as demais.
Em princípio deve-se focar no essencial... mas a felicidade não é essencial à Vida.
Os Espíritos limitados só conseguem focar até a altura de suas limitações: poucos são os analfabetos que sistematicamente discutem o que foi escrito num jornal.

Também há quem que apreciando banalidades investiga e compreende o essencial.

Anónimo disse...

Futilidade é igual a Rita
Ganância é igual a Augusta

Anónimo disse...

Oh Augustus , quão cruel é a tua insígnia, que perante o deslumbramento da insane víbora levaste ao cadafalso tão nobre amo!

Anónimo disse...

Pensava que ia ser promovido a Secretário Regional e acabou despromovido de Presidente da Segurança Social!

Anónimo disse...

Não era preciso tantos floreados.
A senhora das pérolas é um zero à esquerda e toda a gente sabe e comenta isso. Vai gerir a coisa, ao que se diz a equipa que a derrota Rubina, ê fraquíssima, por isso fracos a apoiarem nabos não vai dar grande coisa. Aquilo vai ser dar uns tachinhos a amigos e a colegas da área da formação e gerir o navio sem terra à vista.
A da segurança social aí tem um pouco de razão mas não é preciso dar tanta a volta. A coisa ê simples aquela cabeça é só deslumbre de quem ainda não parou para pensar como a natureza é generosa e coloca-a hã sucessivos anos em lugar de destaque sendo uma alminha preocupada com o evento, com o aperto de mào, com o deslumbre da assistente operacional que corre para cumprimentá-la.
Coitadas...

Anónimo disse...

22.58

E era o homem certo para o lugar.
Com experiência na área.
Até a Rubina o traiu.
Ah Rubina e Albuquerque quanta desilusão

Anónimo disse...

"(...)por outro lado, contudo, pobreza de espírito, confusão e extravagância se revestirão com os termos mais rebuscados e as expressões mais confusas, para assim mascarar em frases difíceis e pomposas pensamentos mesquinhos, ínfimos, banais ou cotidianos, como aquele que, desprovido da majestade da beleza, pretende substituir esta carência por meio da vestimenta, e procura ocultar a insignificância ou feiura de sua pessoa sob bárbaros ornamentos, lantejoulas, penachos, babados, peles e mantos."

Anónimo disse...

Deixe-me responder, caro ex-futuro secretário regional, com recurso a uma outra metáfora.
Esta contudo na minha opinião mais próxima do que é a realidade e menos difundida no vinho tinto.
No mundo da displicência, da palmadinha nas costas e do comodismo, o trabalho e a competência podem ser confundidos com a tal futilidade e ganância que referiu.
É assim nesta terra e nos grupos partidários. E não mostra sinais de abrandar.
Infelizmente, pois claro.
Bem haja

Anónimo disse...

Este tipo de comentário faria sentido se viesse de algum profissional de referência, na esfera da gestão pública.

Contudo, é por todos conhecida a sua da impreparação para o último cargo que assumiu e a sua inabilidade para funções de nível superior (a par da sua história de vícios que comprometem a credibilidade...)

Por isso, é de pasmar, "ler" no texto o ressabiamento por não ter visto a sua (in)competência promovida (ah...Ganância...) exatamente para o patamar que revela também tanto aspirar (ah... futilidade...).

Enxergue-se homem!!!!

Anónimo disse...

Mais um grande defensor de Albuquerque que se deu mal com a renovação.

Anónimo disse...

Não se percebe a saída de Rui Freitas. Um não político, técnico competente, como aquela casa raras vezes teve. A politiquice do remendo levada a cabo por MA teve aqui um tiro ao mar. Estarei atento à competência que cá se instalou.

Anónimo disse...

O COMENTÁRIO DAS 2:12 SÓ PODE TER SIDO FEITO PELO PRÓPRIO!
OUVI MUITA GENTE, MESMO, SOBRE A ÁREA E SOBRE OS PIVOTS DA ÁREA.
NINGUÉM, NUNCA!!NUNCA! FEZ UM REPARO POSITIVO À SUA PERFORMANCE.
ANTES PELO CONTRÁRIO. ´

Anónimo disse...

Rui tiveste o teu tempo...O poder é efêmero, não vale a pena dizer mal, se a Augusta não prestar " ", também vai andar, mas pelos comentários dos seus mais diretos colaboradores vai continuar eles estão a adorar.