Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de novembro de 2017


RTP-M invoca indevidamente sindicatos
para cortar remuneração a trabalhadores


Comunicado nacional desmente, denunciando "erros grosseiros" e uma "básica falta de preparação" da Direcção regional 




Se a qualidade televisiva da estação da Levada do Cavalo já vai pela ribeira abaixo, com fretes no TJ e outros programas a dar antena a grupos económicos e políticos carreiristas, a gestão de recursos humanos não mostra resultados melhores.
Além das tentativas absurdas de despedimento de quadros valorosos e das queixas em tribunal contra as arbitrariedades da RTP-M, agora temos uma chico-espertice escandalosa engendrada pelos desgovernantes lá da casa. 

Esses mandantes fizeram correr internamente um e-mail, assinado pela Direcção, comunicando a um grupo de trabalhadores que os chamados 'horários mistos' foram eliminados. O que levaria, claro está, a um corte na remuneração dos quadros que tiveram a honraria de receber a peregrina informação directiva. Só que o raio do e-mail estribava a decisão merceeira numa tal de "proposta conjunta dos sindicatos".
Mas... sindicatos a propor cortes nas remunerações dos associados?! Já chegámos à Madeira?!
O caso deu brado, como não podia deixar de ser. E os sindicatos da fictícia "proposta conjunta" saltaram a terreiro para negar categoricamente a teoria lançada pela Direcção da Levada do Cavalo. "Os sindicatos não fizeram qualquer acordo para reduzir o valor do subsídio de horário dos trabalhadores com horários mistos" - esclarece um comunicado oficial, este sim "conjunto" de 7 sindicatos. 
Para desmentir redondamente a esperteza saloia dos directores cá na Tabanca: "Os horários mistos continuam a fazer parte do Clausulado do Acordo de Empresa, sendo totalmente falso que tenham sido eliminados, estando a ser praticados por muitos trabalhadores em Lisboa."
Depois de umas dicas a ensinar os crânios do Centro Regional como proceder quando sentirem a tentação de mexer à toa nos horários de cada um, matéria sempre delicada que exige uma série de consultas prévias, os sindicatos "contestam as falsas afirmações" constantes do e-mail enviado pela Direcção regional aos felizes contemplados da RTP-M. E repudiam "este tipo de desmandos praticados a coberto do seu nome" (deles, sindicatos).
Para finalizar o comunicado, um remate demolidor: "O bom nome dos representantes dos trabalhadores da RTP e das suas organizações não pode servir para disfarçar erros grosseiros e a mais básica falta de preparação para funções de gestão e recursos humanos."
Será que os chefões da TV local aprenderam aquelas espertezas saloias no brainstorming do Grupo Sousa que teve honras de 7 minutos de directo à cabeça do Telejornal? 

18 comentários:

Anónimo disse...

Sr Calisto, tem a certeza que a revisão dos horários dos trabalhadores partiu da Madeira?

Luís Calisto disse...

20.02

Caro Comentador. Agradeço a dúvida pertinente que me põe.
Sei, por experiência própria, que os cavalheiros da Marechal Gomes da Costa são mestres a descartar culpas de tudo para os directores dos centros regionais. Quando desempenhei essas funções na Levada do Cavalo, o CA do sr. Almerindo, de que o actual presidente Gonçalo Reis fazia parte, moveu-me uma perseguição impiedosa para me levar a reduzir drasticamente as horas extras. O que tive de fazer em parte, desagradando aos meus colegas de Centro... porque, afinal, lá pelo Continente aquilo era uma 'rebalderia' de 'horas', como vim a constatar mais tarde. Sei, portanto, do que aqueles meninos são capazes para 'poupar' orçamento à custa dos outros. Acontece que, neste caso, há 7 sindicatos a divulgar um comunicado com as críticas viradas para a Madeira, como pode ver.
Como posso responder à sua pergunta?
Não sei de onde partiu a ordem dos cortes, se de cá, se de Lisboa. Mas o e-mail com a ordem polémica teve seguramente origem cá e invoca acordos com sindicatos que vieram desmentir e condenar tal posição.
As cartas que tenho estão todas voltadas.

Anónimo disse...

Estão a destruir por dentro a RTP M que tem o pior orçamento de sempre.
Só intrigas nesta casa. Comissao de trabalhadorees feita com Lisboa, só acusa e destroi com queixinhas a Lisboa, em vez de dialogar.
Um dia a casa vai abaixo

Anónimo disse...

a que inventou que tinha sido assediada deveria ser despedida

Anónimo disse...

Aquilo pertence aos Sousas, e toca a "despachar" quem não alinha na marosca!

Anónimo disse...

Anonimo da uma da manha.... qual a proxima viagem ou programa ??

Anónimo disse...

Só faltava culpar a comissão de trabalhadores pela incompetência do iluminado Miguel Cunha que nada para além de favores e promoções a amigos/amigas faz. Caro leitor a comissão de trabalhadores da RTP é um órgão eleito pelos próprios e nada mais do que representar esses mesmos faz. Não a Comissão de Trabalhadores da RTP não omite opinião própria mas sim transmite aos seus superiores queixas dos funcionários que se sentem indignados e sem qualquer consideração por parte desta ANORMALMENTE INCOMPETENTE direção.

Anónimo disse...

A casa ja está no fundo desde a entrada de certas figurinhas que chegaram como se fossem a ultima coca cola do deserto !!

Anónimo disse...

É público que o Miguel Cunha não é o Diretor, nem manda nos Recursos Humanos.
Miguel Cunha é um criativo e aumentou a produção desta casa.
Não deitem abaixo o nosso próprio emprego e orgulho próprio.
Se existe por exemplo existe um programa -Freguesias da Madeira- onde a chefe da comissão de trabalhadores é Realizadora, foi porque o Miguel Cunha certamente autorizou e enquadrou na grelha de programação.
Se fosse hoje, os cubanos amigos da comissão de trabalhadores não abriam um Centro regional, talvez um correspondente...


Anónimo disse...

Anónimo 17H13, quando disses que o MC aumentou a “produção desta casa” só pode ser pot andares muito distraído, ou então caíste nessa casa de pára-quedas e já tens tacho. Já quanto há criatividade, cruzes abrenuncia...Onde, quando e como???

Anónimo disse...

19.28,
A produção está á vista de todos

Anónimo disse...

Está tão à vista que já nem o Atlântida é emitido em direto

Anónimo disse...

Com a redução de trabalhadores e as reformas precipitadas, agora querem milagres aqui dentro...e ainda dão má imagem cá pra fora e pra Lisboa, para os cubanos não acreditarem no Centro.
Para Lisboa só reivindicação de material e igualdade de tratamento com as restantes condições da empresa.

Anónimo disse...

Para tapar os buracos da redução de trabalhadores tem a direção que trabalhar um bocado, coisa que é impossível com a atual direção (Martim/Cunha). Ir para terra de “cubanos” dizer sim senhor só para manter o tacho é que não resolve a situação. Já quanto à má imagem, essa de certeza que não é ttransmitida pelos trabalhadores, esses são os únicos heróis nesta palhaçada toda, são os únicos que prezam pelo futuro desta casa. Já a direção quer é comiprar votos seduzindo partidos e/ou grupos económicos porque não têm tacho como este (sim refiro-me ao ordenado) em qualquer outra empresa na região.

Anónimo disse...

Acho inacreditável que o director marcado pela covardia de pedir aos amigos que escrevam artigos para o defender no DN e safar o seu emprego, lance os seus cachorros contra a Fénix e contra a Comissão de Trabalhadores que teve a coragem de denunciar a pouca vergonha, a corrupção moral e pessoal que é a actual Direcção da RTP Madeira.
O senhor Miguel Cunha, persegue trabalhadores há anos, não é de agora, insultou muitos deles e delas, mente com todos os dentes e depois chora para Lisboa que é perseguido, é uma vergonha ter esta coisa cá na casa e é ainda mais vergonhoso ver colegas que foram progredidas por ele virem para aqui defendê-lo por lhe devem dinheiro e mais do isso. Vergonha, tenham vergonha na cara.

Anónimo disse...

A Chefe da Comissão de Trabalhadores que assina programas como REALIZADORA, tem curso ou categoria de Realizadora? Devia dar o exemplo.
Realizar não é apenas colar imagens sobre imagens e textos de outros...
Ética acima de tudo e não terrorismo sindical que nem a Administração aceita.

Anónimo disse...

Atacar pessoalmente e anonimamente uma mulher por ser mulher, fazer o seu trabalho e assinar o mesmo e ainda por cima atrever-se a denunciar o chauvinismo e intimidação que impera na RTP Madeira para defender o "chefinho" como caezinhos amestrados é um exemplo do que se passa dentro do centro. Esta caixa de comentários dá toda a razão à Comissão de Trabalhadores e à Fénix. Basta ler os comentários para perceber o que por aqui se passa e quem está por detrás deles, não é Miguel?

Anónimo disse...

Oh miguelito em vez de criticares a comissao de trabalhadores olha primeiro para quem diz que está contigo....porque sao esses que estao a te cortar a casaca...