Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Início de mandato ambíguo



Vereadores PSD fazem oposição
colaborando com 'manipulação de contas'

As senhoras e os senhores vereadores da oposição PSD começaram a missão sob o signo da abstenção e ganharam-lhe o gosto. Estratégia estranha e contraditória.


É bom que as senhoras e os senhores vereadores do PSD, oposição na câmara do Funchal, metam coerência entre os seus actos e o seu discurso. A continuarem como arrancaram, terão muitos problemas. Parecem decididos a imitar as intervenções inconsistentes e confusas do Mayor.
Ontem não foi a primeira vez que os ditos-cujos da laranjeira municipal apareceram diante da comunicação, depois de uma reunião camarária, com declarações contraditórias. A Jorge Vale Fernandes coube a 'fava' de explicar o inexplicável. Em vão, ele tentou justificar a abstenção do grupo social-democrata na votação do orçamento rectificativo da CMF (ver peça anterior) com a disposição de "colocar os interesses da população em primeiro lugar" - apesar de não concordar com a "engenharia contabilística" da maioria nas contas municipais sob escrutínio ontem. 

Não percebo. 
Se o grupo laranja não votou contra a "engenharia contabilística" por colocar "os interesses da população em primeiro lugar", é porque essa engenharia contabilística é boa para os interesses da população. Então, se não concorda com ela, engenharia contabilística, é porque o mesmo grupo laranja não anda na mesma onda dos interesses da população.
Alguém tem um descodificador à mão? 
Vale Fernandes, repetindo a ideia já manifestada por Rubina Leal - logo depois da reunião de estreia -, prometeu para sempre uma "postura colaborativa", em nome do "benefício e bem-estar dos munícipes". Mas logo a seguir acusa o elenco da Confiança, que é poder na câmara, de "manipulação nas contas municipais". Se o PSD, para bem-estar dos munícipes, se propõe colaborar sempre com a "manipulação nas contas municipais", das duas uma: ou a manipulação dos cafofistas é uma boa ideia que favorece os munícipes e o PSD devia votar a favor; ou a manipulação está errada - quiçá ilegal - e os vereadores social-democratas deviam votar contra ela, sem conversas gagas. 

No resto do discurso de ontem, continua vigorando a ambiguidade, mesmo com os exemplos enunciados pelo vereador PSD. A tónica é a mesma: condenar e deixar passar ao mesmo tempo. O que devolve tudo ao início do problema: se a vereação Confiança actua com "ligeireza e leveza" no tratamento dos "números e receitas da autarquia", não votar contra tal prática não será conivência e cumplicidade? Não será também tratar dos interesses da população com "ligeireza e leveza"?
É muito claro que os actuais vereadores PSD querem fazer mais oposição à gestão municipal do que os seus antecessores (Bruno Pereira, João Rodrigues...). Mas querer não chega. Para começar, podiam explicar, na próxima, o que quer dizer colaborar com manipulação de contas e outras "ligeirezas" do género.

19 comentários:

Anónimo disse...

De facto não se percebe que raio de oposição quer ser esta gente.
São contra mas abesteem-se.
Ora porra, mas o que é que andam a fazer. Se são contra são contra.
Não me venham com a baboseirada do interesse da população.
Sabemos que a razão é deixar passar, para que não venha à liça uma prática dos governos de Jardim, e tão rebatida pelo então mayor Albuquerque, e que agora como senhor governo, fecha os olhos.
Então acham que a malta anda a dormir ?
Vão lá pentear macacos. Defendam os vossos tachos, mas tenham um mínimo.

Anónimo disse...

Este é o resultado prático de uma lista cheia de membros fracos e incompetentes que querem é poleiros e aparecer. Parece que não aprenderam nada com a derrota desastrosa que sofreram e só sabem "malhar por malhar"... Ideias e competência, zero.
A juntar a tudo isto, a pura hipocrisia de Albuquerque quando era Presidente da CMF exigir do GR a transferência das verbas do IRS e agora que está no GR e a "oposição" na CMF, tomar uma posição completamente oposta. É a hipocrisia do PSD no seu melhor.

Anónimo disse...

Manipulação de contas como? Desde quando, proceder a retificações ao orçamento, durante a execução do mesmo, é manipulação ou reengenharia financeira? Precisamente porque é um exercício normal ,para mais quando o fim do ano se aproxima, é que o psd ...se abstém. Não pode , em bom rigor, ser contra.

Anónimo disse...

...tenho pena de Rubina Leal. Estava a fazer um óptimo desempenho de funções como Secretária Regional dos Assuntos Sociais ... agora resta-lhe "arrastar-se" pelos corredores da ALRAM e CMF pelo menos até tomar conta da Quinta Vigia que não deixa de ser uma forte aposta.

Anónimo disse...

Óbvio que fazer oposição é favor votar contra estes cafofianos que só fazem de conta. O Funchal parou e tudo piora a olhos vistos, seja manutenção do património municipal é gestão autárquica, está tudo morto a não ser a promoção dos boys da geringonça

Anónimo disse...

Rubina assim não vamos lá, tens de ser coerente com o que dizes.

Anónimo disse...

O Dr. Jorge Vale deve explanar muito muito muito bem o que (nao) andou a fazer dois anos e tal naquela DRIVE! Andam os contribuintes a pagar um salario principesco ao cavalheiro e este nao tem nada para amostrar aos medeirenses... so viagens, pareceres atrasados e intrigas palacianas! Foi cuspido de diretor e agora anda a amandar papaias sobre ao mayor...loooool Cafofo, com amadores destes ate pareces um pro!

Anónimo disse...

Ja todos se interrogam desta inusitada actividade dos vereadores do PSD. Nada mais simples: como sabem que o Cafofo muda-se para a quinta da vigia la para maio 2019, deixando um n.2 fraquito na cmf, um tal de sr. Gouveia sem carisma, nada melhor que continuar a campanha eleitoral. Chegados a 2019 e livresdo Cafofo, bota a chumbar orçamento da camara e provocar eleições antecipadas. Rubina contra Gouveia... Gouveia trucidado. Rubina y sus muchachos entachados de novo. Restantes renovadinhos: na bicha do centro de emprego.

Anónimo disse...

Acha mesmo que é normal e transparente? Acha normal empolar o orçamento na altura da sua elaboração para poder inscrever despesa que prometeram em troca de votos, e depois rectificar o orçamento para poder dizer que tiveram taxas de execução de 90%. Isto além de ser manipulação é ilegal e com direito a multa do tribunal de Contas. Basta fazer uma pesquisa no Google

Anónimo disse...

Convém esclarecer uma coisa: na reunião de Câmara não se discute a aprovação da rectificação do orçamento mas sim a sua a submissão á Assembleia municipal que é quem tem competência para aprovar a rectificação.
Logo é lá que importa o sentido de voto dos partidos

Anónimo disse...

Querida Rubina: nem sabes a sorte que tiveste ao perder as eleições. Com esses Rubinadinhos da tua lista, se ganhasses, estavas bem lixadinha... ehehehe! Mas descansa. La para 2019 livras-te do fidaldo e ainda podes tentar um segundo round na camara municipal. Basta pedires ao medico para chumbar o orcamento anual. Mas cuidado:arranja outros Rubinadinhos, porque esses sao top top top. Ahahahahahahahahahah

Anónimo disse...

O Gouveia anda nervoso, ele preparava-se para descansar depois de 1/10/2017 porque tinha a maioria absoluta , mas não contava com uma oposição informada !

Anónimo disse...

Enternecedor este momento: mamã Rubina e suas crias... todos derrotados, mas em negação. Elias, saneado politicamente da CMF mas promovido a adjunto. Jorge: demitido por incompetencia, mas promovido a adjunto. A senhora do lado desconhecida: tambem vai ser intachada pelo sim pelo nao! Mama Rubina: fica no galinheiro da avenida do mar a aturar o galo palheiro jaiminho, enquanto sonha todas as noites em voltar a por ovos na camara. Mas so depois do galo pelado sair de la e levar as suas galinhas chocas.
Entretanto na quinta das angustias: o pavao albuquerque contempla que nao passa da consoada de 2018.

Anónimo disse...

Olha, e não é que na foto aparece o Jorge Fernandes?!?! No dia da derrrota eleitoral, procurei e procurei e voltei a procurar e não o encontrei em lado nenhum... entretanto deve ter feito uma tabela de Excel, com umas quantas estatísticas e, ponderadas as probabilidades, chegou à conclusão que a “aparição” seria positiva... A partir de agora, enquanto a matemática o indicar, até aparece...

Anónimo disse...

So faltou alguem explicar a Rubina que ninguem naquela camara a queria de volta. So aí la se foram uns 2 mil votos. Depois, o jorge vale com aquela carinha de anjo mas coração de demonio, ainda deve enganar a rubina por enquanto. O elias, entre os colegas da camara... digamos que dispensa qualquer apresentação, eheh. Feitas as contas, ja que é para ser entregue as hienas, ao menos deixem as que la estao comer mais um pouco.

Anónimo disse...

Pois meu caro, você não deve trabalhar na CMF senão saberia que os únicos que queriam que se mantivesse está equipa eram os triste coitados que trocam o voto por um emprego para o filho, uma melhoria no acesso às suas casas e uns abraços e beijinhos todos os dias de manhã. Mas quem percebe do funcionamento das câmaras , quem tem de dar pareceres e quem sabe o que é legal estava louco para que ganhasse a Rubina . Está equipa são uns falsos humildes , uns corruptos que não sabem trabalhar e que a única coisa de jeito que fazem vem do passado , e a maioria implementada pela dra Rubina

Anónimo disse...

Excelente peça sr. Calisto. Mas a ambiguidade muito bem retratada no artigo apenas causa surpresa a quem nao conhece o individuo. Ira confirmar ao longo dos proximos tempos que a pessoa em causa especializou-se em ser "nem carne nem peixe" e o que hoje e verdade, amanha é mentira! É o que dá nao ter coluna vertebtal e andar na politica sem ideiais ou ideias. Apenas a guardar seus intresses pessoais. Se os "jovens" da politica madeirense são estes, que voltem lá os velhos. Pelo menos tinham tomates.

Anónimo disse...

Coitada, é mesmo muito limitada. Só chegou onde chegou porque cresceu na jota. Uma licenciatura mediana e lá vai ela com fantasias que domina ou percebe alguma coisa.
Em relação ao sr. Vale, deixo só no ar uma dúvida; se mesmo tendo sido criada (pelo visionário contabilista Eduardo), uma direção regional, repare-se, não estou a falar de uma direção intermédia. Este fulano teve uma direção de 1. Grau, e 2 funcionários, um técnico superior e um administrativo que estiveram 2 anos, NOTE-SE, um serviço durante 2 anos a chupar o nosso bolso sem produzir NADA. NADA. Como é que isto é possível???
É este " génio" perante uma simples pergunta, desarma.
A ex secretária cá esteve no seu registo de loura burra" não era uma questão pertinente".
Lolão.

Anónimo disse...

ó anónimo das 23:23, e não é que eu me apercebi do mesmo na noite das eleições, este fulano é tão calculista que face à derrota sofrida não se quis expor ao lado da sua equipa derrotada. Um vencedor como ele não se podia queimar daquela maneira, não era justo (!) afinal ele é tão bom, tão inteligente, tão iluminado, tão, tão cheio de si mesmo.