A CULPA NÃO PODE “MORRER SOLTEIRA”
NA CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS DO MAR
A comitiva que esteve com a Ordem dos Engenheiros: Isabel Torres, Lopes da Fonseca e Ricardo Vieira. |
O que é que anda a contaminar a água do mar? Quais são as fontes de origem do problema? Quem deverá ser responsabilizado por este crime ambiental, com perdas para o turismo e problemas de saúde pública para os residentes? O que é preciso fazer para estancar uma situação que passou a ser recorrente? São muitas as perguntas, algumas repetidas e já com anos, mas persiste um vazio de respostas.
O Grupo Parlamentar do CD/PP está a fim de inverter esta tendência bem portuguesa para deixar que a culpa “morra solteira” e iniciou contatos com ordens, grupos profissionais e instituições com quem pretende trocar impressões para poder atalhar a questão com argumentos, justeza e conhecimento de causa.
“Quatro das seis praias portuguesas com água de má qualidade estão na costa sul da Madeira”, começou por referir Isabel Torres, porta-voz do CDS/PP, explicando a finalidade da reunião com a Ordem dos Engenheiros. “Em nosso entender o mar é um ativo que terá de ser preservado, conservado e respeitado e por isso quisemos ouvir os engenheiros sobre as eventuais causas da poluição do mar.”
Do encontro resultou sintonia de pontos de vista entre o CDS/PP e a Ordem dos Engenheiros, que também tem acompanhado com preocupação as notícias sobre este tema.
Já quanto a medidas, reforçar a fiscalização; inspecionar equipamentos, a montante, que apresentam natural desgaste pelo uso de anos; desenvolver campanhas de sensibilização ambiental para evitar os despejos de materiais, águas e dejetos para as ribeiras, que depois desaguam no mar; acabar com os “buracos” na lei que geram indefinição em termos de responsabilidades, porque há entidades que têm a ETAR mas a estação elevatória poderá não ser da sua tutela.
A propósito da má qualidade das águas, o Parlamento aprovou esta segunda-feira um pedido do CDS/PP para que a secretária do Ambiente venha à Comissão esclarecer os deputados e a população da Madeira.
Texto e foto PP
10 comentários:
hoje passei no caís e nunca vi tanta poluição na água junto da nova marina,...
Quando o Raimundo estava na Câmara lembro-me de multas e fiscalização ativa. Por contagio a Direção de ambiente atuava. Raimundo e Costa Neves fazem falta. Idalina chegou à Câmara e calou-se.
A nossa ambientalista idalina deixou o cargo quando votou na mudança e entrou na mama da Câmara Municipal do Funchal!!!
O mar das praias do Funchal, incluindo as dos hoteis, entre Câmara de Lobos e a pontinha têm estado uma autentica vergonha. VERGONHA
Poluição é estes senhores!!
Não mudam uma palha a não ser nas suas contas bancárias. Mas shiiiiuuuuuu deixa-os estar. Ninguém incomode
vai uma aposta como não muda nada? E os milhões para o Marítimo dos Sousas? E os milhões para o jornal da madeira? O maior partido da oposição não tem nada a dizer?
liguem ao Paulo Portas e tragam um submarino
E a poluição dos Sousas não falam? não interessa, alguém trabalha la. Ou Rodrigues rodrigues, andas a sujar muita coisa.
Também acho. A culpa não pode morrer solteira. Por isso, o CDS/PP Madeira vai pelas canas dentro nas próximas legislativas por levar ao colo as politicas de Portas.
Enviar um comentário