Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A horas do Congresso PP


RICARDO VIEIRA E RUI BARRETO
VÃO ENTENDER-SE A TEMPO?













O congresso começa já este sábado e no Partido Popular a luz é muito baça. Desde que o nome de Rui Barreto deixou de ser indiscutível como sucessor de José Manuel Rodrigues, o que aconteceu quando João Catanho se assumiu publicamente como candidato à liderança, nunca mais se perceberam linhas de rumo nessas duas principais correntes internas. Porque a de Lopes da Fonseca parece ter preferido o banho-maria.
Rui Barreto, depois de um bom trabalho em São Bento, surgiu numa vanguarda destacada assim que Rodrigues, na noite da derrota em 4 de Outubro, anunciou que se demitiria. Mas, conforme se foram acantonando certas 'companhias' à volta do deputado, a desconfiança também alastrou. Não relativamente à pessoa de Barreto, mas tendo a ver com os seus apoiantes.
Apareceu a sensibilidade liderada pelo experiente militante João Catanho, estribada na moção entretanto anunciada pelo antigo líder Ricardo Vieira, cunhado do próprio Catanho. E a confusão disparou para todos os lados.
Em cima do congresso, há hoje figuras de proa que apoiavam Rui Barreto e agora recuam porque o deputado, além das 'companhias' referidas, encabeçaria o movimento de continuidade composto pelos actuais elementos da bancada do PP na ALM. Estamos a falar de Lino Abreu e Isabel Torres, por exemplo.
O que conseguimos apurar é que decorrem neste momento tentativas de entendimento entre as duas principais correntes, representadas pelo próprio Barreto e por Ricardo Vieira.
Chegarão a bom termo? Se não, é capaz de o partido sair dos trabalhos no Casino com uma solução do mais frágil que imaginar se possa.

2 comentários:

Anónimo disse...

O que diferencia Ricardo Vieira das "certas "companhias""? Não é tudo farinha do mesmo saco? Não se trata tudo da sobrevivência politica (e, quiçá, outras sobrevivências) dos visados?

Anónimo disse...

o conservadorismo político pode matar nos dias de hoje. Prepara-se um hara-kiri sem honra nem glória