Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Volta à Cidade


BAPTISTA, UM VENCEDOR MUITO ESPECIAL


Na classificação final paralela, ditada pelo coração, ganharam 3 mil e tal atletas, com lugar de destaque para o veteraníssimo corredor machiquense.



A nosso ver, a Volta à Cidade teve hoje mais de 3 milhares de vencedores. Tanto assim que não sabemos ainda quais os atletas que cortaram a meta nos primeiros lugares, a quem, desde já, dirigimos os parabéns pela proeza que ficará para os respectivos currículos.
Como sempre, ficámos na semi-deserta Rua João de Deus a ver desfilar os entusiastas de uma modalidade sempre emocionante para quem corre e para quem assiste. Nesta edição, estivemos de guarda-chuva aberto sob as luzes de Natal que deram brilho à nossa São Silvestre.
Como sempre, esperámos para ver passar o último concorrente. E foi um pouco antes dos mais atrasados que naquela rua de sombras, reflexos e cores vimos passar um estilo conhecido que francamente julgávamos retirado: o nosso Amigo Baptista, atleta de vocação há décadas imemoriais, figura omnipresente onde houvesse acontecimento público e um espaço para correr, em prova ou sozinho porque sim. Um símbolo muito especial de várias gerações.
Ficámos a ver Baptista a trotear no asfalto molhado, sozinho sem pelotão nem lebre, no seu cansado passo. A receber o carinho dos assistentes nas bermas, porque aquele estilo não passa incógnito. Baptista, um ícone do atletismo amador que, quem diria, continua na sua batalha de devorar estrada. Um orgulho de Machico. 
O cronómetro mandou entregar as medalhas aos vencedores da prova. Triunfo justíssimo a premiar a qualidade, certamente. Mas no critério paralelo, contabilizado pelo coração, ganharam os mais de 3 mil corredores. Com Baptista em posição de destaque.



1 comentário:

Anónimo disse...

Baptista, um homem de ferro.
Com 78 anos e ainda a fazer Cais da Cidade - Pico do Arieiro, não conheço nenhum nesta terra.