Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Enigma de São Silvestre




ALBUQUERQUE E OS SEUS 
(FUTUROS) MANDATOS






O presidente do governo regional afirmou ontem à beira-mar que as obras necessárias ao prolongamento da Pontinha terão de esperar uns anos e nem sequer decorrerão durante... os seus mandatos. 

Ora, que os tempos não são de abundância em matéria de finanças, sabíamos nós. O que desconhecíamos era o dado adquirido do nosso Sua Majestade quanto a ficar mais mandatos a governar a Tabanca.    
Não dizemos que não vá ser assim, que não fique mais dois mandatos além deste, quem sabe. Porém, é preciso deixar aqui uns reparos à auto-confiança do novo patrão-mor da Tabanca.
Aquilo saiu-lhe com tanta naturalidade que não ficámos com dúvidas: não ocorre a Miguel Albuquerque a hipótese de as coisas continuarem a correr ao seu desgoverno tão malzinho como estão. Ou então ele ainda não se apercebeu de que já vamos para um ano de desgoverno e não se vê nada de nada de concreto que emergisse do novel Establishment Azul. 
Miguel Albuquerque vai fazer-nos o favor de confessar que não fala a sério naquela sua comunicação plasmada no 'face' a respeito do que o seu desgoverno (não) fez. 
Num aspecto ele tem razão. É quando fala sobre o desanuviamento do convívio social na Madeira e sbre os consensos no relacionamento entre partidos - isso melhorou a olhos vistos. Que houve reforma do sistema político regional, sim, seja. Acontece que o povo, em especial o matreiro madeirense, não bebe nem petisca boas maneiras. 
Falar das grandes benesses do CINM?! Outra vez?! Das verbas conseguidas da Europa e das consolidadas junto do Estado?! Que obra é essa? 
A comunicação, ou que raio é, são 12 páginas de lugares comuns mais velhos do que o norte na política doméstica! Confrangedor. Coisa que se escreve em 3 ou 4 minutos, de cor.
Caro sr. Sua Majestade! O que o povo exigirá ao seu governo já neste mandato é emprego. Menos impostos. Menos sem-abrigo jogados em cima de cartões na Rua do Seminário e na Avenida Arriaga! Menos classe média na sopa do Cardoso. Escolas justas. Fim da emigração forçada. Dinheiro para dar de comer aos filhos. Dignidade aos idosos na recta final da vida. O resto é paleio de chacha, Homem de Deus. 
Ai o governo regional não pode fazer milagres? Engraçado, não ouvimos essa na campanha interna do PSD nem na campanha para as regionais. Então promete-se mundos e fundos e na hora da verdade agita-se com a crise global?
Pronto, esse panfleto no 'face' é um pró-forma, para 'encher chouriço', justificar as boas-festas do presidente. Mas não diga que fala a sério. Aliás, aquilo não diz nada, a não ser as tais frases feitas.
É verdade que a gente gosta de ouvir umas bem tocadas pianadas, que têm o seu lugar, apreciar umas imagens do chefe em almoçaradas nas comunidades, umas falas melodoces do presidente, abraços e beijos via comunicação social. Mas isso é a título de folclore. E fora das horas das refeições, porque quando o estômago aperta dispensamos conversa.
O presidente invoca promessas cumpridas em 2015?! Não brinque, Amigo Miguel. Esses apoios às PME e os milhões à agricultura, por exemplo, não passam de retórica no papel, quando não se escoam por entre mãos amigas, desculpe a bruteza. 

Anteontem, 29 de Dezembro, fez um ano que Albuquerque venceu a 2.ª volta das internas no PSD. Mas a verdade é que o partido continua desunido como nunca esteve no tempo do anterior sua Excelência da Velha Tabanca, se exceptuarmos o período final, quando as coisas descambaram e sorriram para os lados do challenger.
Albuquerque, ao falar dos seus 'mandatos', dá a entender que os próximos congressos do Laranjal serão um passeio para ele e para o novo Establishment. Parece convicto ainda de que irá a eleições regionais e as ganhará de modo a prosseguir... os seus 'mandatos'.
Se bem nos lembramos, o antecessor ditadorzinho das Angústias nunca gostou de cantar vitória antes da contagem de votos em cada eleição. Até passava raspanetes aos feiticeiros da tribo que, em lugar de trabalharem nas campanhas, se acomodavam ostentando arrogância triunfalista.
Miguel Albuquerque tem os seus feelings. Já conta com mandatos futuros. Também porque a oposição não o obriga a ser modesto. Carlos Pereira do PS anda deslumbrado com a vida política em Lisboa e tarda a ler Camilo e a sua "Queda de um Anjo". O PP, com José Manuel Rodrigues de lado, Portas irrevogavelmente auto-banido e Rui Barreto em situação de refractário, para não dizer desertor, incomoda menos do que uma pena de pavão. Assim, e contando com o cor-de-rosa com que os mentideros da Região disfarçam diariamente a tragédia madeirense, é natural que o novo chefe se deixe desvanecer. 
Mas há um problemazinho: o povo é manhoso a votar. Não arranje Miguel Albuquerque 'pilim' para contentar a populaça com as velhas lentilhas e verá com quantos paus se faz uma canoa, antes de garantir o próximo 'mandato'. 
As autárquicas já lhe darão um sinal.

27 comentários:

Anónimo disse...

Excelente leitura da atualidade política Calisto. O Miguel Albuquerque e o Rui Abreu deviam de ler mais vezes o seu blogue.

Anónimo disse...

Por alguns tempos julguei que o senhor Calisto estava empenhado em atacar a Mudança na CMF mas venho a constatar nos últimos tempos que afinal eu estava errado. Parabéns pela isenção e acuidade destes últimos posts.

Anónimo disse...

Parabéns pela analise da situação politica regional , sempre interessante , quer seja sobre a atuação do governo ou da mudança no funchal.
Para irritação de muitos que se julgam intocáveis ( os vícios adquirem-se depressa ) este blog tem sido um espaço de liberdade na expressão da opinião e da critica quando merecida .
Caro Luis Calisto , bom ano de 2016 .

Anónimo disse...

Excelente abordagem. Este blog é de leitura obrigatória!

Anónimo disse...

Albuquerque devia ganhar o prémio do maior FLOP de 2015.

Anónimo disse...

Albuquerque e sobretudo o seu grande amigo, Humberto de S. Vicente são verdadeiros tiros de pólvora seca.
Campeões de promessas, um repete "lugares comuns" e o outro "arrota" milhões não tendo mais do que tostões.
Parabéns Calisto pela imparcialidade do blogue.
Um feliz 2016!

José Gouveia Pimentel disse...

Bom Ano a todos. É nisto que o Senhor Calisto sempre foi exímio: análise política. Se me permite, às vezes perde-se em questões menores e, languidamente vai deixando a crítica política sempre certeira, para o dia seguinte. Quanto a lerem este blogue, eles lêm-no todos os dias, finjem é que não o fazem. O Calisto devia revelar as suas audiências ou seja, o número de acessos diários e o acumulado. Deve ter mais que o agora DN Azul. Parabéns, gostei.

Anónimo disse...

O aumento do cais nem deveria ser considerado, falar nele é já um insulto à nossa inteligência, uma vez que o seu aumento apenas permite mais um navio e os atuais locais de atracagem apenas serem insuficientes 1 dia por ano. O que deveria ser considerado seria antes melhorar o porto do Caniçal para ferrys ou carga rol-on rolj-off.

Admira-me os nossos técnicos e governantes irem quase todos anos a Canárias de ferias e nunca terem posto os olhos nos portos do arquipélago canário e compara-los como que se passa na Madeira

Anónimo disse...

Este, sim, é o blogue mais eficaz de crítica ao pós-jardinismo. PARABÉNS SENHOR CALISTO.
Ass. Humberto, rei das laranjas

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O Humberto é o rei do raticida "dá cá o meu"

Anónimo disse...

Eles lêm, eles lêm. Todos os dias! Eles e o Governo todo.

Anónimo disse...

Para os ressabiados cubas livres os marinas as ex. sociedades desenvolvimento etc etc que contribuíram para o endividamento
da Região um bom ano !

Anónimo disse...

Vamos ver quem acaba como no fim deste roseiral. E quem acaba com quem. Isto é para quem sabe, não é para meninos do facebook e do instagram. Bem vindos ao planeta Terra Vós que de pobre espírito não perceberam nada da " jogada". A realidade é crua, fria e surpreendente. Acabou o estado de graça. Por cada dia do Ano de 2016 vamos revelar ou fazer revelar, uma pista, uma denúncia, uma jogada, um combinanço. Veremos então quem era quem.

Anónimo disse...

Vai acabar Mal para os anonas, e para os novos Ricos ,ex /remediados de Machico ,Calheta e da Pena ...

Anónimo disse...

Eureka parece que o povo superior finalmente acordou! Sim veremos em 2016, quem era quem e esperamos para que a justça funcione na Madeira e que todos os culpados do endividamento, do processo Cuba Livre sejam incriminados.

Anónimo disse...

Todos andam em cima deste blog e ficam nervosos, desde o GR, a ALM. Força Sr. Calisto!

Anónimo disse...

Pois e. O destaque hoje do DN ja dao mote. A Madeira afundou e em areas sociais, aquelas que realmente preocupam a população,o cenário e triste e ainda não completamente final. Faltam os resultados ds exames dos alunos, mortes nos serviços saúde e esperas, etc. ora e expetavel medidas a este preposito e o que se anuncia e copiar o que se faz a nível nacional ou distrair anunciando dinheiros aos desporto. Enfim este devera ser o ano de cobrar respostas ja que não da imputar ao passado ate porque ja não ha PAEF.

Anónimo disse...

O Presidente está tão deslumbrado que ainda não percebeu que muitos dos seus apoiantes já não estão definitivamente com ele (e dos principais).Após a derrota nas autárquicas no Funchal no próximo ano, estou curioso para ver como vai correr o congresso extraordinário do PSD!!Eu gostaria de saber quantos membros da Comissão Política e do Conselho Regional estão verdadeiramente com o seu Presidente. Porem as respostas só serão dadas após as Autárquicas.Por agora tudo andará no silêncio até à data....

Anónimo disse...

Este nosso fénix percebe da política na tabanca.

Anónimo disse...

Também é deveras preocupante a vaga de suicídios nesta pequena ilha.
O Presidente deve se preocupar mais com a situação social da população da ilha.
Quanto ao prolongamento da Pontinha, o que o Presidente foi fazer a Miami? convide o CEO Giora Israel, Vice Presidente sénior do grupo Carnival, para investir no prolongamento do Cais Sul do Porto do Funchal em cerca de 400 metros, ficando com a concessão do prolongamento por vários anos.
Tenho conhecimento de que a Carnival vai investir 30 milhões de Euros num terminal privado de cruzeiros no Porto de Barcelona.

Anónimo disse...

Anónimo das 2 de janeiro de 2016 às 14:07
Você tem razão... até os Secretários lêem para ficarem com uma ideia da opinião geral.

Anónimo disse...

Se assim é, os secret da educação e saúde devem ler e meditar, nas areas que tutelam e a pobreza de equipas que teem.nada de substancial , que motive equipas ou traga politicas setoriais que não seja copia

Anónimo disse...

Eu espero que esta Gentinha desapareça do mapa...

Anónimo disse...

Mas quem é que anda acordado às 3 da matina e que não tem nada para fazer?

Anónimo disse...

Nunca esperei entrar em 2016 com um Governo Regional tão mentiroso e irresponsável, ainda por cima, assessorado por um que parece uma Rainha sempre comendo e bebendo pelos lados dos Prazeres ou pelo pedante Caçador Mentiroso que leva Sua Majestade ao Alentejo caçar.

Anónimo disse...

anonas e jardinistas Melindrados..acabou os compadrios