Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Sensatez


EM DEFESA DE ALBUQUERQUE











O gesto do chefe da Tabanca de levar uma encomenda do nosso Cristiano Ronaldo para entregar à comunidade madeirense em Pretória funcionou como um galão de gasolina despejado sobre o incêndio em que se transformara já a excursão particularmente-oficial que percorre nestes dias a República Sul-Africana. Essa boa vontade mostrada por Miguel Albuquerque está a ser tratada como uma grandessíssima saloiada. Desta vez, porém, e enfrentando as críticas de que os nossos estimados Leitores não nos pouparão, desta vez estamos ao lado de Miguel.
Sim, é evidente que essas coisas de levar ofertas de cariz popular, como t-shirts autografadas, brinquinhos miniaturais, casais de vilões bordados, uns tapetinhos em caseado, um ramo de sapatinhos, um garrafão de americano ou um irresistível jaqué do Duarte Caldeira, se puder ser, bom, são coisas que cabem às mil maravilhas quando é uma casa do povo ou um rancho folclórico a fazer a excursão e a obsequiar a Casa da Madeira em Sidney, Londres, Cabo ou Maracay. 
Não é usual ver-se levar a cabo esses expedientes um político ostentando o cargo de presidente, mesmo de uma aldeia com 250 mil que poderia ser governada por um regedor dos antigos.
Mas lá está. Acusam Albuquerque de snob, elitista, político de piano-bar, de ter montado um insondável Blue Stablishment em contraponto com o cavernoso regime que nos governou 40 anos. Pois quando o homem, sensível a essas críticas, desce humildemente à terra e veste uma camisola de futebol para ter impacto junto de 600 pessoas emigradas, as quais evidentemente deliraram com a surpresa e a evocação do nosso melhor do mundo, aí caem o Carmo e a Trindade. 
Se há situação em que um sujeito sente o que é ser preso por ter cão e ser preso por não ter cão, essa situação é esta. 
Não vamos mais longe. Miguel, uma vez eleito chefe da Tabanca, começou a ser criticado antes de ter a Sissi. E agora que tem a Sissi, eis que continua a ser criticado!
Não se faz, desculpem.
Outra: dizem que ele anda a passear pelo mundo em viagens que não servem para nada. Agora que lhes dá alguma utilidade, sujeitando-se a fazer de bagageiro, é isto. 
Não dá.
No meu caso pessoal, assumo a defesa de Miguel. Mais: se soubesse que o homem estava tão afim de levar umas encomendas, era desta que lhe pedíamos para ser portador de umas garrafitas de maracujá genuinamente madeirense e meia dúzia de espadas para os familiares que tenho naquele país. Em cada Natal que passa, tenho essa ideia. Mas, com os preços dos correios, é impensável. Agora que tinha portador, com custos incluídos nos nossos impostos, fico para aí com as encomendas emprateleiradas!
Para outra, avisa, Amigo Miguel.

PS 1 - Se soubesse, Amigo Miguel, tinha mandado nem que fosse uns livros do antigo presidente da Câmara do Funchal para entregares hoje aí, aos nossos idosos do Lar de Santa Isabel.

PS 2 - Caro Miguel, tenho cansado os olhos a navegar nos sites da ingrata imprensa sul-africana, à procura de uma referência a essa excursão. Porém, se não é traição da vista, nem uma linha vejo no Daily Mail & Guardian, nem no Independent nem no The Star nem no The Times. Já não digo que cobrissem essas reuniões bilaterais com políticos de bairro que nem eles conhecem, mas pelo menos o caso da camisola autografada, quanto mais não fosse pelo choque de alegria na comunidade, merecia uma referência. Enfim, se é assim que tratam os turistas que os visitam, vão longe, vão. 

PS 3 - Não tragas estatuetas de marfim para ninguém, porque esta maltose de cá não merece atenções nenhumas.

8 comentários:

Anónimo disse...

..."Mais: se soubesse que o homem estava tão afim de ...familiares que tenho naquele país. Em cada Natal que passa, tenho essa ideia. Mas, com os preços dos correios, é impensável."

Caro Calisto:
para o próximo ano talvez não tenha essa desculpa ... a estar operacional o "cargueiro voador" os preços baixarão drasticamente conforme anunciado ... a encomenda poderá é chegar fora de prazo caso o transporte tenha de ser concluído de bote por putativa amaragem algures no Atlântico ou Indico...

Anónimo disse...

O Dr Albuquerque não precisa da defesa de mais ninguém. Está muito bem defendido pela medíocre oposição que tem na Madeira. Tem garantida a permanência no governo tanto tempo como o maduro. Vai cair de podre, mas não é para já.

José Gouveia Pimentel disse...

É de saudar a iniciativa de levar a camisola do Ronaldo. Efetivamente e até ver, é o melhor atleta de sempre de Portugal logo, da Madeira. Mas e muito mas, que tal uma do João Rodrigues para que não seja apenas bola e Pestana? É que o rapaz vai para a sua sétima olimpíada, foi campeão da Europa e do Mundo, justamente num desporto que exalta o que temos de melhor, o Mar, o clima enfim, a nossa maravilhosa Natureza com que fomos abençoados. Alguém reparou que um dos desportos mais inportantes da África do Sul é o Surf? Será que estas viagens vão continuar a servir para promover a cadeia Pestana e o restabelecimento de rotas aéreas para onde tem os hoteís, ou servem para incentivarem os nossos emigrantes e o que de bom temos na Madeira? Mas que falta de senso ir convidar quem de aqui saíu em busca de novas oportunidades, para aqui virem por o seu suado dinheiro. Eles já conhecem a Madeira e os madeirenses, o que precisamos é que nos ajudem a levar a Madeira por esse Mundo fora. Com o devido respeito, estão a fazer tudo ao contrário, aliás como nesta matéria sempre fizeram.

Anónimo disse...

Snr. Anónimo das 18:10:
Dou-lhe toda a razão desde que (condição necessária e suficiente)reconheça de que estamos perante um caso dum régulo que comanda os destinos duma tabanca de 250.000 aldões

Anónimo disse...

Esta está boa! A culpa da desgraça a madeira é da oposição! A viloada leva no pacote, continua a votar no PSD e a culpa é da oposição! Como era tão lindo ver esta gente que culpa a oposição, a liderar o combate político ao Dr. Miguel Albuquerque! Garganta há muita, e pimenta no rabo dos outros é um refresco...

Anónimo disse...

Concordo! Um povo sem objetivos, amorfo, com medo de opinar! Somos demasiado pacificos, temos de acordar e pedir contas aos politicos!

Anónimo disse...

SERÁ QUE DO ROTEIRO FAZ PARTE UMA VISITA AS MINAS PODE SER QUE RUI ABREU VENDA UMAS MAQUINAS ESCAVADORAS,OU ASSINE MAIS UMAS PROCURAÇÕES.

E esta? disse...

O que as pessoas não sabem é que levou na bagagem estampas das zebras.