Powered By Blogger

domingo, 5 de novembro de 2017

Que se passa na Escola Hoteleira?




Denúncia de casos de exploração



"Achamos que é importante e urgente que os nossos dirigentes tenham conhecimento de algumas situações graves que estão a acontecer na Escola Hoteleira.
Desde já pedimos desculpa pelo anonimato, mas deve-se ao medo que temos de falar. Desde 2010 que esta escola deixou de ser o que era e, este ano, agravou-se imenso em todos os aspectos, incluindo a agressão moral e pressão com ameaças constantes a todos (alunos, professores e funcionários).
De entre as várias situações de injustiça vamos aqui referir duas que achamos serem as mais graves:


1.      Os nossos alunos têm que fazer em cada ano lectivo 503 horas de formação em contexto de trabalho (FCT) a que chamamos estágio e que é feito nos vários hotéis da região nos meses de junho, julho e agosto.
Até ao ano lectivo passado, foi-lhes exigido que fizessem 60 dessas horas na escola hoteleira, ao longo do ano lectivo em fins de semana e nas férias do Natal e Páscoa.
Estas horas foram descontadas nas 503 e assim os nossos alunos conseguiam descansar um mês antes de iniciar novo ano lectivo.
Esta semana, a direcção veio com um esquema novo em que querem obrigar os alunos e encarregados de educação (a maioria são pessoas pouco informadas) a assinar um documento em que se comprometem a fazer as 60h, que não vão contar para FCT, tendo assim no verão que fazer as mesmas 503.
A isto chama-se exploração. Não tem capacidade para contratar funcionários para os serviços de cozinha e restaurante e querem obrigar os alunos a trabalhar a custo zero.
Muitos deles são menores de idade, normalmente trabalham até à meia noite, têm dificuldade de transporte a essa hora e às 8h da manhã têm aulas de novo. Além disso, têm de pagar adiantado do seu bolso o transporte para a escola que já não fornece o passe; os alunos tem de o comprar e o reembolso demora muito tempo.
Sabemos que a legislação diz que estes alunos têm direito ao descanso semanal e às férias do Natal e Páscoa.

2.      Quando um professor ou formador falta às aulas com justificação médica ou outra é-lhe descontado do ordenado porque cabe à Segurança Social pagar esses dias.
O problema é que, quando regressa ao trabalho, tem de dar as aulas normais do seu horário e é obrigado a dar também, cumulativamente, todas as aulas a que faltou, sem retribuição monetária. Temos casos em que o horário passa de 22h letivas semanais para 40 e nem podem pedir para que estas horas de reposições sejam dadas aos poucos porque a resposta vem com ameaças de punições com mais trabalho.

Texto enviado ao Fénix

26 comentários:

Anónimo disse...

Isto é a ponta do icebergue. Por esses serviços públicos fora os trabalhadores têm de se revoltar contra os abusos morais, psicológicos, físicos e financeiros. É apresentar queixa na Inspeccao Trabalho, apresentar queixa no Ministério Público. As coisas estão a mudar e as pessoas já não estão a perder o medo. Os tachistas e incompetentes vão ser corridos para a cadeia

Anónimo disse...

Essa escola sempre foi um mistério

Anónimo disse...

A ser verdade, é uma vergonha! Onde anda a Inspecção Trabalho?
É denunciar estes casos e podres!
Existem também muitos funcionários que diariamente são agredidos de todas as formas por superiores hierárquicos nomeados para tachos, sem competências e que destroem funcionários de elevado valor contribuindo para uma administração publica ineficiente e mal encarada.

Anónimo disse...

Mas essa escola não estava a ser gerida por mais mum tubarão do regime, que andou a encher os bolso com dinheiros públicos e agora anda com a sua farta barriga a passear pelo CTM da Maderira????

Anónimo disse...

Aos alunos da EPHTM que lerem isto, deixo um aviso:

NÃO ASSINEM NENHUM DOCUMENTO QUE VOS OBRIGUE A TRABALHAR 60h EXTRACURRICULARES.

Não se sintam ameaçados e lutem pelos vossos direitos. É um logro aquilo que vos querem fazer.

Obrigada

Anónimo disse...

Já desde os tempos do Jardim que os alunos da escola hoteleira são carne para canhão.

Anónimo disse...

Tão verdade. Quantas noites na quinta vigia em serviços para o senhor Alberto.

Anónimo disse...

Ninguém assina isso só quem for tonto.. Já fazemos tantas horas sem receber fora fazer essas horas(sou aluna de lá da escola) isto de estar a fazer serviços como já calhou as terças, sábados, domingos... Ou mesmo trabalhar num sábado do meio dia e meio até às 23h ninguém merece isto.. Temos que nos opôr

Anónimo disse...

Aconselho a todos os alunos que não assinem nada, usam a pressão para que os pais assinem, pois se os alunos deixarem de ir aos fcts as diferentes secções de trabalho deixam de funcionar, a escola entrou num buraco de dividas sem fim que agora nem dinheiro para passes, nem para funcionarios, toda esta mudança não passa de uma forma de ganhar dinheiro , esta escola antes era vista como um meio se formacao de profissionais agora tudo gira em torno do lucro , esta é a minha opiniao

Anónimo disse...

Conheço muitos que perderam o ano para servir de exemplo aos colegas. Para que se sentissem intimidados e irem sábados i isso.

Anónimo disse...

E dizem que é preciso investir no desenvolvimento do turismo?!
Como estão os futuros profissionais de hotelaria e turismo a ser formados? Nas mãos de pessoas que vêem nesta escola um meio para alcançar mais lucros pessoais e que contraíram dividas na região e até ao próprio Governo. E mais uma vez, nós contribuintes é que temos de as suportar!
Admiro a coragem de quem publicou este artigo, mas tudo isto não vai mudar nada: esse senhor tem amigos poderosos e influentes.

Anónimo disse...

Assina quem leu, cumpre quem assume!!!!

Mentores ou instruendos sabem as regras de início!
Quiseram gestores em x de profissionais do ensino, aqui está!
Horários das 9 às 13 ?????? Quem não os queria?
Trabalho para a vida!!! Esqueçam, passado!

Na vida há sempre necessidade de sacrifícios!
Sacrifícios por decisões tomadas anteriormente

Cumps

Sara Encarnação disse...

Eu andei na escola hoteleira em 2016/2017 e acho injusto nós, ao vermos os outros jovens com a sua família, a disfrutar das férias de natal, páscoa, enquanto nós não podemos ter esse privilégio !
Acho que os presentes alunos devem se juntar e fazer um protesto, ou entao dirigirem-se à secretaria regional de educação para comunicar o sucedido

Anónimo disse...

Custa a crer. A escola hoteleira, já foi uma escola de excelência.

Anónimo disse...

Este Desgoverno nao manda nada e então a Secret da Inducaçao menos ainda. Convidem e o SRe para entregar umas medalhitas e uns louvores aos alunos que para isso serve..

Anónimo disse...

Torna-se uma injustiça o que fazem aos nossos alunos, e sendo eu um, sinto-me injustiçado com esta nova regra implementada na escola Hoteleira.
Antes éramos tratados como alunos, agora vêem-nos como lucro.

Anónimo disse...

Torna-se uma injustiça a forma como os alunos são tratados na escola hoteleira, e sendo eu um, sinto-me injustiçado com a nova regra implementada na escola!
Antes viam-nos como alunos, hoje vêem-nos como lucro!

Anónimo disse...

Só é regra se assinares. Caso contrário, não te podem obrigar a nada. Vocês são muito novos para não lutarem pelos vossos direitos e deixarem se subjugar pelos interesses económicos de privados "ilegais".

Anónimo disse...


Es un total y absoluto delito, exijan sus derechos.

Bajo ninguna circunstancia permitan ni un atropello más a sus derechos y contra su dignidad.
No tengan miedo, el miedo los lleva a la esclavitud.
Mantenganse unidos, hagan que sus voces se escuchen con fuerza, parte del mundo ya tenemos conocimiento de este caso, le hemos venido haciendo seguimiento a esta escuela para corroborar las diversas irregularidades que en ella se cometen, hay pruebas de delitos, por ello deben exigir sus derechos, es su deber como ciudadanos, padres, estudiantes y trabajadores, exijan su derecho contemplado en la ley, no estan solos, nosotros nos sumamos en total apoyo desde varios países.

Desde Alemania, España, Francia, Italia, Portugal, Suecia, Argentina, Colombia, Chile, Panamá, México, Ecuador, Perú, Nicaragua, Venezuela, EEUU y Canadá, rechazamos de manera firme y categórica los constantes atropellos e ilegalidades que comete dicha escuela contra los alumnos y personal de trabajo, por lo cuál exigimos el absoluto respeto a los alumnos y trabajadores de esta escuela.
De no ser escuchados, les garantizamos que LA VOZ DEL MUNDO se va a pronunciar públicamente ante las redes y medios internacionales en total rechazo a estos atropellos y otros más que se suman a la lista de delitos e irregularidades que se comenten en esta escuela hotelera.

De no ser acata dicha peticion, procederemos *como es nuestro deber* a hacer publico (en todas los medios web, incluyendo prensa) los nombres con apellidos y dirección de los ciudadanos responsables de estos delitos.
A su vez estamos estudiando la posibilidad de denunciar a dicha institución y solicitar la inmediata destitución de los mismos, y se levantaria un proceso penal, como por derecho corresponde.

El proceder en masa mundial es en apoyo a las víctimas y en rechazo a los delitos que han ocurrido y aún ocurren en la mencionada escuela hotelera.

Los delitos se frenan y pagan, el derecho al respeto no solo es un deber, también es un derecho contemplado en la ley internacional.

Anónimo disse...

Pois é Sara se ninguém se mexe nunca acontece nada

Anónimo disse...

Triste é ver os professores desta instituição descontentes e usar os alunos como pretexto, desculpas, e testas de ferro!!!!

Feio para a classe

Há mts bons profissionais que nem trabalho têm!

Alunos esses? Totós que vão na conversa e servem de fantoches dessa classe!!!

Anónimo disse...

Já só cá faltava a resposta do lacaio. Sim senhor! Está de parabéns por defender os interesses do seu senhor com bravura e mentira.

Anónimo disse...

"Alunos esses? Totós que vão na conversa e servem de fantoches dessa classe!!!"

Exacto! Não são totós os que quiserem trabalhar de forma escrava (com algumas migalhas que já eram direitos) para o seu senhor. Oiça, já ouviu aquele ditado de quem nasce lagartixa nunca chega a jacaré? Pois é, lacaio!

Anónimo disse...

POR FAVOR!! LUTEM POR NÓS, SOZINHOS NÃO CONSEGUIMOS.. ATÉ O DIRETOR DESMENTIU, E DISSE QUE NÓS É QUE QUERÍAMOS FAZER AS 60 HORAS A MAIS, SINCERAMENTE. A ESCOLA NÃO QUER É PAGAR EMPREGADOS E QUER USAR OS ALUNOS COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO GRATUITO!!! E O PIOR É QUE O DIRETOR AMEAÇA QUE SE NÃO FIZERMOS AS 60H A MAIS, DEIXAREMOS DE TER OPÇÃO DE ESCOLA PARA ESTAGIAR NO VERÃO!!
APELO OUTRA VEZ... AJUDEM-OS, FAÇAM BARULHO, LUTEM PELOS NOSSOS DIREITOS POR FAVOR...

Anónimo disse...

Imparcialidade / imparcialidade

Só reinvindicações! Trabalhar que é bom nada!!!!

O português tem destas coisas!!!!
Por isso ser o país que menos produz!

Já vi que você faz parte daquela raia miúda ou dos miúdos de esquadra que vêm incentivar o mal estar ...

Vejam os bons e os mais exemplos de outros países e tirem as vossas conclusões!!!
Levantem os braços por ter trabalho
Por mim acabava com os subsídios para essas pseudo escolas!!!!
Fechava, acabava!!!! E depois?????
Só prejuízo

Anónimo disse...

Também sou aluna de lá percebo perfeitamente o que dizes, acredita não é fácil estar naquela escola, sob alguns ambientes e sob muitas injustiças. Eu já dei àquela escola pelo menos 70 horas de voluntariado, e só em um dia trabalhei 12 horas seguidas, sem interrupção para descanso de uma hora pelo menos, só mesmo para comer
Vocês têm de se impor e lutar pelos vossos direitos, mas não tentem nunca medir "forças" Com eles, vocês perdem sempre.. Sei do que falo