Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Delírios da Madeira Nova



DIFERENÇA ENTRE MONARCAS






O Rei de Espanha Juan Carlos acaba de pedir desculpas aos Espanhóis por ter ido passear ao Botswana onde ainda por cima participou numa jornada de caça grossa ao elefante - odisseia turística numa altura em que o seu país se debate com uma profunda crise económico-financeira. Choveram as críticas e o monarca, à saída do hospital onde se submeteu a tratamento, pediu perdão a todos.
- Sinto muito. Enganei-me e não voltará a acontecer.
Juan Carlos disse-o sentidamente. Com a humildade de um verdadeiro rei. Vimo-lo fazer o acto de contricção pela TV.
Irresistivelmente, formula-se a comparação. Para o nosso patamar, temos de pensar pequenino, em todos os sentidos. Quantas críticas fustigam as passeatas que o rei tribal das Angústias faz a Bruxelas! Por mais que sejam dinheiros europeus a pagar parte da despesa, a inutilidade daquelas excursões fere o espírito de quem tenha um mínimo de consciência do sofrimento das classes sociais madeirenses, tragédia que depois de arrasar a mais baixa cresceu pela classe média acima e atinge agora a média alta de uma forma que ninguém alguma vez ousara prenunciar, nem como exercício académico.
O rei da tribo não se abstém das viagens a Bruxelas, não se sabe se com caçada a elefantes ou a outras presas incluídas no pacote.
Ao contrário do que Juan Carlos fez, pedindo desculpas ao primeiro pecado e prometendo que a situação não se voltará a repetir, temos as reacções arrogantes do monarca das Angústias, a dizer que agora é que irá mais vezes a Bruxelas, só para 'chatear'. De caminho, em vez de pedir o perdão, esmaga com adjectivos da mais baixa índole os críticos que se manifestam do lado da oposição, ao mesmo tempo que aos jornalistas que também tocam nas suas viagens turísticas chama bastardos, fdp e ainda comunas exóticos, para então os mandar para o **#* e levar *»##" as vezes que for preciso.
Um 'armão' sugador que envergonha a terra onde se chora um azar com 30 e tal anos de tristezas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Francamente! Vai comparar um arruaceiro com um homem? A única similitude é serem ambos putanheiros e aí sim poderia eventualmente comparar gostos ou desempenhos.

Fernando Vouga disse...

Caro Sr. Luís Calisto

Como se diz na tropa, não se pode somar sargentos com capacetes.
Digamos que o Dr. Jardim é muito mais que um simples monarca espanhol. Sabe tudo, nunca se engana, faz tudo bem feito e é o único importante. É obra!
Só que teve azar: tal como Sancho Pança, calhou-lhe em sorte (des)governar uma pequena ilha perdida no meio do oceano, como costumamos dizer. E ainda por cima infestada de pequenos e médios invejosos a soldo de organizações aleivosas, mais ou menos secretas.
Se lhe tem calhado a China, os Estados Unidos ou a Rússia, então é que a criatura ia mostrar o que vale.

Luís Calisto disse...

Como acho que gostos também se discutem, abstenho-me de mais comparações.

Luís Calisto disse...

Os capacetes não aceitam somar-se à toa com este ou com aquele, pelo que percebi na tropa.
Quanto à ideia de o UI (des)governar a China ou os Estados Unidos, nem por brincadeira é bom imaginar!...

Fernando Vouga disse...

Caro Sr. Luís Calisto

Se a criatura tivesse nascido num desses grandes países, já estava no manicómio há muito tempo. Ou pior!
Não há perigoitypea

Luís Calisto disse...

Eu é que não queria, por dupla razão, estar na pele de um dos outros loucos do manicómio onde a criatura fosse internada!