Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Maderira ao Vivo

A 'PASTELARIA VITÓRIA' NO ANTIGAMENTE

... E UMA CERTA AZIA DO SIMPÁTICO EMPREGADO ROGÉRIO





Pelo que podemos ver, promete voltar remodelada uma das mais carismáticas pastelarias-bares da Zona Velha do Funchal. Noutros tempos, o Marítimo tinha sede no n.º 17 da Rua D. Carlos I. Entre a 'Pastelaria Vitória' e o 'Bar Popular'. A sede foi desactivada, mas ainda está na posse do clube.
Houve fases de certa disputa entre os dois estabelecimentos, porque o clube mais famoso das ilhas costumava dar prémio de jogo traduzido na velha sanduiche e no café ou laranjada com mel. Para evitar mal-entendidos, os dirigentes resolveram intercalar o serviço: contrato umas semanas num lado, contrato umas semanas noutro.
Quem sofria um pouco por causa do esquema era um simpático empregado, ainda novo naqueles anos 60, mas com experiência no ramo, que se chamava Rogério. Era uma época de graves carências sociais, não por causa de dívidas regionais escondidas, como hoje, mas porque o país era do mais pobre que se possa imaginar, a contas com um regime isolado do mundo e com uma guerra para mais ajudas travada em várias frentes geograficamente distantes umas das outras. Então, o tal empregado obviamente interessava-se pelos resultados do Marítimo: sem vitórias, não havia prémio de jogo nem a despesa no bar. Então, nas semanas em que o serviço era no 'Vitória', ele rezava... pela vitória dos verde-encarnados. Nas outras semanas...
Mas o amigo Rogério nunca ficou sem o seu salário por falta desse dinheiro. Eram 'favas contadas', nessa altura de recuperação maritimista dos Petitas, Hernânis, Noémios, Ângelos, Isaques, Nunes, Vascos. Quando muito, Rogério sofria de uma certa azia à segunda-feira, enquanto tirava meios cafés e servia sanduiches de espada de cebolada.
Ele era adepto do CF União.

Sem comentários: