Powered By Blogger

domingo, 1 de julho de 2012

Cultura, Culturas


 



LEITURA PARA ESTE DOMINGO, DIA DA REGIÃO


"Delírios da boca pequena"






O padre José Luís Rodrigues escalpeliza com a sua inabalável frontalidade, a situação quotidiana imposta aos madeirenses. O mote é uma frase inolvidável do valente bispo do Porto dos anos 50, António Ferreira Gomes: "Não vejo vantagem nenhuma em afogar um grito de dor."

Ora, o afogar as ideias é prática do actual chefe da tabanca ilhoa, apoiado em seus bem remunerados bufões e com teoria despejada diariamente no JM, na 'boca pequena' e noutros espaços igualmente pantanosos.

Escreje o padre José Luís, das paróquias de São Roque e São José:

"Então é vê-los contra tudo o que mexe, contra alguns padres, porque têm púlpito, falam da Palavra de Deus, não como mensagem do passado para domesticar o rebanho, mas para o pôr a mexer e o levar às pastagens do mundo com liberdade e responsabilidade. Agora porque sentem que a sociedade começa a acordar da letargia de uma organização interdependente de subsídios, de empregos à medida dos padrinhos e afilhados, dos irmãos/as, esposos/as, filhos/as, sobrinhos/as, tios/as, primos/as… Uma rede infindável de interdependências que conduziu a sociedade madeirense ao silêncio, ao não direito à indignação e a uma sociedade acrítica face a todos os poderes. A guerra dos jantares é bem reveladora deste estado de coisas. O ridículo perdeu a vergonha toda."

- Ler o artigo completo na edição DN deste domingo

Sem comentários: