Powered By Blogger

sábado, 30 de junho de 2012

Delírios da Madeira Nova



JANTAR DA F(L)AMA MATA SAUDADES DE UM PASSADO SEM FUTURO


Até ao momento (22 horas), a festa de anos do 'João' está a ser um barrete, sem nada de novo




Não é conviva no 'Lagar', a foto é de arquivo.



Acorrendo a mais um capricho do chefe, para não ouvirem o que Albuquerque tem ouvido, vários aparelhistas do PPD tomam neste momento no 'Lagar' uns copos de vinho com dentinhos de vaca e frango. Das informações que continuamos a receber em tempo real, 'a montanha está a parir um rato'. Enfim, uma bebedeira de fim-de-semana. 

Nada que não se esperasse: o 'Lagar', restaurante típico na subida da Ponte dos Frades para o Estreito, serve neste momento frango no churrasco e espetada regional aos velhos laranjas a quem o chefe Jardim arranjou lugar há mais de um século na organização de tachos que a política partidária criou para as clientelas. 
'Aboseiram-se' à volta das mesas fartas velhos calvos e de cabelos brancos, sem futuro possível na vida política porque nem a idade perdoa nem os eleitores, hoje em dia, os podem sequer ver à frente.
Ei-los reunidos para, mediante 'vivas' à independência da Madeira e 'morras' a Miguel Albuquerque e demais traidores, enganarem-se a si próprios pensando que não estão acabados e que, pelo contrário, ainda assustam alguém.



O velho ainda faz rir

Desde manhã que, à margem do conselho regional, o grande chefe, que só diz e faz asneira quando se apanha fora do 'centro de dia das Angústias', não pára de falar de 'independência da Madeira'. Naquela tão gasta linha de que se Lisboa não se portar bem, a Madeira pensará em seguir o seu caminho. A Madeira, quer-se dizer, ele, o rei. Aquela cegueira da provecta idade fá-lo convencer-se de que isto é tudo dele. Pega na Madeira, torna-a independente e mais nada. É o dono da tabanca, a Madeira saiu-lhe numa rifa.
Que gargalhadas o 'doutor' consegue arrancar à populaça, mesmo depois de velho!

Mau para si próprio é o homem julgar que os capangas do laranjal se deram à estopada gastronómica por apoiarem os delirantes projectos do chefe ou, pelo menos, em solidariedade com ele.
Pois. Se o patrão passou 30 anos a (des)governar a Madeira em função das 'bilhardices' que o Machadinho lhe cochichava ao ouvido, imagine-se como não é fácil convencê-lo agora, que derrapa inapelavelmente no inverno da vida!



Jaime Ramos: muitos anos a virar frangos


Passa-se esta noite, na patuscada, o mesmo que se vê na Assembleia: os deputados social-democratas tomam posições no plenário que depois vão renegar na rua, em privado, alegando que não podem contrariar em público as loucuras do chefe máximo...
O próprio Guilherme Silva, que começou no conselho regional da manhã deste sábado a preparar a táctica para o jantar do 'João', há-de arranjar maneira de dar por indiscutível a posição que Jardim anunciar sobre a tal teoria do novo partido federal - e isso diga Jardim que sim ou diga que não!
...Ou não fosse Guilherme o MacGyver em versão laranja!

Jaime Ramos tem estado numa noite de atenções com o chefe, mas obviamente que será o primeiro a mudar de campo no dia em que uma vaga de fundo chegar à Rua dos Netos para varrer a velha nomenclatura. Já que estamos a falar de espetada e churrasco, digamos que com Jaime "são muitos anos a virar frangos".

A sala está colorida com as figuras da velha guarda, embora alguns ainda novos de idade, como Tranquada Gomes, Coito Pita, Fernanda Cardoso e Medeiros Gaspar, Paulo Fontes... Bem, o Leitor imagina quem são aqueles que evitam a todo o transe atrair para cima de si as iras do chefe das Angústias.

Como dissemos de manhã, o capitão Machado, figura carismática do PP-São Vicente, lá está no 'Lagar', por obrigação do cargo que ocupa nos órgãos da F(l)ama liderados por Gabriel Drumond, evidentemente outra figura sentada diante de uma bela pratada, mas com 'água da parede' para empurrar, à conta de antigos excessos.

Não nos estão a dizer do 'Lagar' para cá que há gente a bocejar, mas lá que estão todos doidos por se meter no carro de volta a casa, isso pressente quem faz a gentileza de nos informar.

Nota - Das bojardas ditas até agora no 'aniversário do João', nenhuma novidade além das balelas repetidas nos últimos dias. (22h30)

3 comentários:

Anónimo disse...

Ufffff... já posso ir dormir descansado.
(Vc e muitos madeirenses com um pingo de testa estão continuamente a incorrer num erro tremendo de avaliação: a Madeira de agora não é muito diferente da Madeira dos nossos Avós, pelo menos no que se refere à matriz de pensar e de agir, pelo que isto (a vida, o futuro da maioria do povo)há-de correr sempre pela ladeira abaixo até à ETAR da zona velha).
Lá, no aterro onde Vexa costuma ir distrair o espirito, tem uma vista privilegiada para ver o futuro desta terra a ser expulso 500m mar-dentro.

Andesman disse...

Com muita publicidade enganosa está a acontecer no Restaurante "O Lagar" um irrelevante ajuntamento de patuscos.

Luís Calisto disse...

Apesar do seu alerta, e depois de uns minutos de reflexão, decidi continuar a incorrer nesse "erro tremendo de avaliação". Se quer que lhe diga, antevejo-me tranquilo, de imperial na mão, quando, a partir do aterro, desfrutar do espectáculo monumentoso da geração Madeira nova imergindo pela Etar abaixo.
Não merece outra coisa.