Powered By Blogger

terça-feira, 8 de outubro de 2013



Pico do Areeiro - Ilha da Madeira. 

Uma experiência de recuperação da biodiversdade



Tenho o prazer de enviar em anexo o meu artigo  “Pico do Areeiro - Ilha da Madeira. Uma experiência de recuperação da biodiversidade”,  publicado no Livro de Homenagem ao Prof. Doutor Fernando Rebelo, Professor Catedrático de Geografia e ex-Reitor da Universidade de Coimbra, que se jubilou no início do presente ano letivo.
O artigo, que  também está disponível em http://issuu.com/amigosdoparque/docs/raimundo_quintal , analisa a experiência de recuperação da biodiversidade no Pico do Areeiro, que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal vem realizando desde 2001.
As aluviões (cheias repentinas), no outono e inverno, e os incêndios florestais, no verão, são as catástrofes mais frequentes na ilha da Madeira. O conhecimento da sua ocorrência nos últimos dois séculos, aconselha a adoção duma nova estratégia de gestão do território insular, que privilegie a recuperação das formações vegetais indígenas e o combate às plantas infestantes, com o objetivo de reduzir o número de fogos e a violência das cheias repentinas.
Recorde-se, que a mais mortífera das aluviões ocorreu de 8 para 9 de outubro de 1803, exatamente há 210 anos, e esta noite será recordada na procissão do Senhor dos Milagres em Machico

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

Sem comentários: