Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de outubro de 2013


Ataque terrorista contra o património de Santana - novas imagens


01 - Vertente sobranceira ao restaurante – 16.10.13 (foto: NC)


Na sequência da nota intitulada “Ataque terrorista contra o património de Santana”, que escrevi no último sábado, o adjudicatário e os funcionários do restaurante construído pela Sociedade de Desenvolvimento do Norte na foz da Ribeira de São Jorge, mimosearam-me com variados comentários e incentivaram-me a pedir públicas desculpas, porque a máquina de lagartas metálicas não tinha causado quaisquer danos no caminho real e que a sua missão era evitar que um bloco rochoso deslizasse vertente abaixo, atingindo o restaurante e a piscina.
Tive o cuidado de explicar, que se tratava dum intervenção atabalhoada, sem sustentabilidade técnica, e que a localização da pedra permitia a sua fragmentação sem necessidade de utilizar a referida máquina.
Na edição de hoje do Diário de Notícias, o vereador da Câmara de Santana, que, com mandato quase expirado, só agora se apercebeu do risco de desabamento do bloco rochoso, explicou que a máquina tinha trepado o caminho real em missão preventiva e que nada do que os ecologistas alarmistas tinham afirmado correspondia à verdade.
Publicada a sentença proferida pelo douto vereador e respondendo às mensagens exigindo-me um pedido de desculpas públicas, decidi, em nome da verdade, publicar uma dúzia de fotografias, em jeito de ato de contrição.
As primeiras quatro provam, que após a intervenção, aumentou a vulnerabilidade da vertente sobranceira ao restaurante. As fotografias 5 a 9 revelam o resultado da passagem das lagartas metálicas no empedrado do caminho real. As últimas 3 mostram a poluição com esgoto da lagoa natural na foz da Ribeira de São Jorge.
Finalmente, agradecia que o senhor vereador e o adjudicatário do restaurante, que costuma servir almoços a turistas dum operador muito preocupado com a qualidade do ambiente, tentassem detetar a origem das águas residuais.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

02 - Vertente sobranceira ao restaurante – 16.10.13 (foto: NC)


03 - Vertente sobranceira ao restaurante – 16.10.13 (foto: NC)


04 - Vertente sobranceira ao restaurante – 16.10.13 (foto: NC)


05 - Caminho Real entre Santana e a Ribeira de São Jorge – 16.10.13 (foto: NC)


06 - Caminho Real entre Santana e a Ribeira de São Jorge – 16.10.13 (foto: NC)


07 - Caminho Real entre Santana e a Ribeira de São Jorge – 16.10.13 (foto: NC)


08 - Caminho Real entre Santana e a Ribeira de São Jorge – 16.10.13 (foto: NC)


09 - Caminho Real entre Santana e a Ribeira de São Jorge – 16.10.13 (foto: NC)


10 - Tubo vertendo esgoto para a lagoa na foz da Ribeira de São Jorge (foto: NC)


11 - Lagoa poluída com  esgoto - foz da Ribeira de São Jorge (foto: NC)


12 - Lagoa poluída com  esgoto - foz da Ribeira de São Jorge (foto: NC)


Sem comentários: