Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Rádio


Relatos de futebol e a volta do 'oh pá'

No passado fim-de-semana, viveu-se um episódio caricato - mais um daqueles em que se percebe o quanto os crânios de Lisboa têm em consideração a viloada das ilhas. 
Como nos velhos tempos.
O Nacional foi ao Continente defrontar o Santa Maria, algures no Norte, não sabemos precisar onde, sem ironia.
Em termos de cobertura rádio exclusiva para a Região, David de Sousa fazia o relato do Marítimo-Freamunde e um colaborador nortenho da RDP o Santa Maria-Nacional. 
Para Lisboa, outras vozes dariam tempos e resultados.
Aconteceu que, uma vez que não deu com o campo - não é ironia, foi o que o homem alegou depois - o colaborador de lá faltou ao Santa Maria-Nacional. Só compareceu o contratado para o relato destinado à Madeira. Mas ninguém se importou com isso. Ora, os madeirenses iam jogar para a Taça, ainda por cima com um tal de Santa Engrácia, deixa para lá. 
Mas deu-se o que se deu: aos 30 e tantos minutos, pimba, golo dos secundários. Em Lisboa, a rádio entrou em pânico. O tempo do jogo a correr, a surpresa na Taça a manter-se e... nada de reportagem em cima do acontecimento.
Que fizeram os cavalheiros?
- Oh pá, digam ao rapaz que está lá a dar relato para a Madeira que corte imediatamente esse trabalho e comece a intervir para Lisboa. E sem discussão, nós é que pagamos aquilo.
Por sorte, o telemóvel do relator deixou de funcionar e, como não conseguiram chateá-lo mais, ele continuou com o relato para as ilhas.
O pior é que agora lhe querem fazer a folha em Lisboa, por causa do atrevimento. A modos que não vão precisar mais dos serviços dele.
Santa Maria!
A história pode parecer banal. Aleguem o nosso complexo da perseguição. Mas... é um sinal dos velhos tempos que regressam, acreditem.
Em todo o caso, julgamos que os radialistas regionais não permitirão as desconsiderações de outrora. Vamos ver.

3 comentários:

jacinto gouveia disse...

Percebo o seu ponto de vista mas só para tentar ver a coisa duma outra forma pergunto , e se o Santa Maria vier cá jogar será que a RDP-M manda alguém fazer o relato para o ''contenente'' ? Bem dir-me-ão que pode ouvir a emissão de Lisboa e por aí saber das incidências da partida , isso é verdade mas se for pra haver tratamento igual então também podíamos fazer isso nas emissões da RDP-M e assim poupávamos uns trocos que a crise está forte em todo o Portugal .

jacinto gouveia disse...

Como não há relatos dos jogos realizados na Madeira para o ''contenente'' seja estes com o Santa Maria ou com uma equipa da 1ª Liga, excepção feita aos grandes ,penso que isso devia ser a norma pois mandar um relator para dar o jogo pra Madeira e outro para resto do país parece-me excessivo para uma radio publica dum país a viver crise grave .

Luís Calisto disse...

Tudo muito certo, à excepção do problema que quisemos relevar: quando é preciso para lá, eles simplesmente tiram o de cá.
Quanto ao país em crise, recordamos os pelotões de profissionais que de lá mandam para cá quando há jogos no Funchal mais interessantes - como se não tivéssemos radialistas capazes de fazer o trabalhinho.
E com a RTP, idem aspas.