DOMBEIA ou AURORA
Nome científico: Dombeya x cayeuxiiNome vulgar: Dombeia; Aurora
Família: Malvaceae (Sterculiaceae)
Porte: Árvore pequena ou arbusto grande
Origem: Hortícola
Morada: Jardim do Hotel Cliff Bay, Funchal, Ilha da Madeira
Observações: Quem visita a Madeira na passagem de ano tem oportunidade de se deliciar com a observação de muitas árvores carregadas de belíssimas flores, como por exemplo, das Dombeias ou Auroras, que estão floridas nos jardins desde a beira mar até aos 500 metros de altitude.
A Dombeya x cayeuxii é uma árvore híbrida criada por Henri Cayeux, nos finais do século XIX no Jardim Botânico de Lisboa, através do cruzamento da Dombeya burgessiae, da África do Sul, com a Dombeya wallichii, indígena da África Tropical Oriental e da grande ilha de Madagáscar.
As flores cor-de-rosa agrupam-se em cachos globosos na extremidade de pedúnculos longos. Essas belíssimas inflorescências podem ser apreciadas através das fotografias. O que não consigo partilhar convosco é o seu aroma a baunilha.
As flores da Dombeya x cayeuxii e da Dombeya wallichii são muito parecidas e só com uma observação atenta podemos distingui-las. Nas plantas híbridas o centro das flores é branco, enquanto nas da progenitora o cor-de-rosa torna-se mais carregado na parte inferior interna das corolas.
Na Madeira, em pleno inverno, florescem Dombeias e muitas outras árvores oriundas de regiões tropicais e subtropicais, perfeitamente adaptadas ao doce clima e aos férteis solos vulcânicos da Ilha. Um paraíso para os aficionados da botânica!
Dombeia ou Aurora (Dombeya x cayeuxii) – Jardim do Hotel Cliff Bay - 22.12.15
Raimundo Quintal
Funchal, 02.01.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário