Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de junho de 2016

GOLPE DE TEATRO À SHAKESPEARE


REINO UNIDO AFINAL SAI DA UE




Os adeptos da permanência chegaram a fazer a festa ontem à noite. A primeira sondagem indicava 52% a seu favor. Os comentaristas das televisões trabalharam largo tempo nessa base. Mas um segundo estudo junto dos eleitores trouxe resultado contrário: os britânicos decidiram no referendo de ontem abandonar a União Europeia.
Pronto. Não há um pé dentro e um pé fora. As nuvens dissipam-se, fica tudo mais claro. Adivinham-se consequências terríveis para todos, para os membros da UE, mas é melhor assim. Para algum lado, a coisa teria de rebentar. 
A Europa sabe com o que conta, os britânicos sabem que contam consigo próprios.
Para já, a libra caiu para valores mínimos em 31 anos. Great!

17 comentários:

Eu, o Santo disse...

E qual será o impacto desta saída na Região a médio prazo?
Se a libra desvalorizar havera menos turistas britânicos.
Se diminuírem as autorizações de trabalho, os emigrantes recentes para o Reino Unido irão voltar.
Se outros países seguirem o mesmo caminho, acaba se a UE pelo que haverá menos 150 M€ por ano de receitas da UE para o GR, fim dos apoios comunitários e ninguém emprestará dinheiro à Madeira.

por outro lado, a longo prazo está saída pode fazer com que os trabalhadores europeus voltem a ter poder e inverta se o caminho de perda de direitos.

Luís Calisto disse...

Nem mais, caro Leitor. Essa é que é essa. Mas cá para nós um dia tinha de ser. A Europa foi e é uma ilusão para nos sair bem caro. Ninguém dá nada a ninguém.

Anónimo disse...

Isto é muito mau. Para o Reino Unido, e para os países periféricos e outros dependentes da UE.
Com a desvalorização da libra, diminuirá o poder de compra dos britânicos, logo para os países com forte indústria de turismo a consequência será má. E para a Madeira, bem sabemos o que depend mos daquele mercado.
Para a emigração madeirense também existirão consequências negativas.
Mas talvez o mais grave disto é que outros países poderão querer referendos, e poderemos vir a assistir à desagregação da UE.
Foi aberta a caixa de Pandora. Não sei se a europa a conseguirá fechar.
Veremos se os burocratas de Bruxelas, a Sra. Merkel, o Sr. Shauble e outros desse calibre, vão aprender alguma coisa.
Faço apenas uma pergunta para a reflexão de todos: imaginam o que aconteceria à Madeira sem o dinheiro da UE que todos os anos aqui entra ?

Anónimo disse...

O dinheiro da UE vai para tudo, desde a festa da cebola, ao vinho, ao gado, à caneca furada, ao fogo de artificio, às iluminações de natal, marinas, cais oitos, ribeiras.. tudo tudo. E ainda dá para ir alimentando mais amigos do regime que fazem pseudo escolas de linguas, pseudo escolas informáticas, pseudo multilingual schools, pseudo workshops em que os convidados são os agentes governativos deste buraco, sacando com estas trafulhices descontroladas, centenas de milhares de euros para distribuirem entre eles.
Temos o que merecemos gente, fomos nós que deixamos isto acontecer.
Cumps Z.

Anónimo disse...

Quando a maré baixa, é que se vê quem tem fato de banho.

Fernando Vouga disse...

O que seria de estranhar era a vitória da permanência na UE. Os britânicos sempre foram mestres em roer a corda. Nunca deixaram de colocar à frente os seus interesses, por mais mesquinhos que fossem (lembram-se da guerra do ópio?).
Quem se deve estar a rir são os EUA que nunca digeriram o projecto europeu.
Mas não vale a pena chorar sobre o leite derramado. Com firmeza, vontade e competência, a UE pode e deve recuperar.

Anónimo disse...

Eu tenho receio pelas consequências a prazo. Sabemos o que aconteceu à europa sempre que processos de desagregação/separação aconteceram.
A paz europeia só é possivel com união.
O que é necessário é outro tipo de união, outro tipo de europa. Onde exista a prática real de coesão e não a humilhação dos mais fracos pelos mais fortes.

Anónimo disse...

Depois de ler o comunicado da JSD já podemos todos ficar descansado...

Jorge Figueira disse...

O United Kingdom, ao contrário da guerra do ópio que foi muito longe, desta vez desenterrou fantasmas internos e complicados de gerir.
Subscrevo-lhe a ideia da vontade e firmeza para superarmos este momento. Pode ser que em Bruxelas percebam que legislar sobre as qualidades organolépticas das couves roxas não faz sentido.
Talvez tivesse feito sentido terem acompanhado a aplicação das ajudas de integração. Aí teriam visto o caos para onde se encaminhavam. Isto sou eu a chorar sobre leite derramado...
Ainda acredito que será possível juntar os cacos

Anónimo disse...

Estive a ver a BBC News. Já se fala de um possível Reino Unido da Escócia e Irlanda do Norte, se ambos referendarem a independência.
Vejam a ironia. O Sinn Fein andou dezenas de anos em luta armada, com as acções violentas que conhecemos. E agora tem a possibilidade de lhe ser entregue numa bandeja aquilo por que sempre lutaram.

Anónimo disse...

Sim senhor. Depois de ler o comunicado da JSD, esta noite vou dormir muito melhor.

Anónimo disse...

Vejo os "não ingleses", mais preocupados com a saída da Inglaterra da EU, do que os próprios Ingleses.
Existe mais preocupação nos outros Países pela saída da mesma do que existe na Inglaterra.
Vejam como eles estão preocupados em nos virar as costas..., 52% mandaram-nos dar uma volta, essa é que é a verdade nua e crua, não querem saber de nós para nada!
Os outros Países que aproveitem esta lição para repensar a Europa que querem, pois o que vai acontecer, é que mais Países lhe vão seguir o exemplo se isto continuar assim, a ser dirigida por "meia dúzia de pessoas" que não foram eleitas por ninguém e que impõem medidas a torto e a direito a Países soberanos.
Pelo menos na Inglaterra a partir de agora, MANDAM OS INGLESES.

Anónimo disse...

A Madeira já está a reagir. O Movimento Independência da Madeira já fez um comunicado. Veja o seu spam! MADEIRA LIVRE

Anónimo disse...

ouvi dizer que na sede do Bloco comemorou-se com Ganita

Anónimo disse...

Ainda estou à espera de ouvir o "renovadinho recauchutado", para ficar bem informado. ele é que percebe de entradas de para-quedas e saídas manhosas, claro!!!

Anónimo disse...


https://youtu.be/_9YcnE77Tb8
Já se esperava...

Anónimo disse...

Para a Madeira é bom, menos camones tesos dos voos low coaster.