Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Pensar alto




Futebol e futebóis



1 - Há 90 anos o CSM foi campeão de Portugal... Investigue-se quanto dinheiro o então Governo gastava com o futebol!!!
2 - Quantos "forasteiros" (que atualmente têm as mais diversas nacionalidades e são pagos a "peso de ouro") jogavam no CSM?
3 - Se na altura os jogadores viviam em apartamentos de luxo …comiam e bebiam em restaurantes de luxo e se pavoneavam em roupas de marca e viaturas topo de gama!!!!
4 - Actualmente confunde-se desporto com futebol …mas as modalidades que “dão cartas” são as amadoras (surf…remo…andebol…trail) com maioria de madeirenses.

Um Leitor

13 comentários:

Anónimo disse...

Ao contrário do que dizem o desporto apenas despende 1% um por cento do orçamento regional. O desinvestimento no desporto não será a solução para a Madeira e não pagará nenhum crédito bancário da Região.
Ainda não vi um argumento a rebater o comentário do anónimo das 22:32.
Se tirarem todo o dinheiro do desporto a Madeira não terá melhor saúde, melhor educação e mais empregos. Sabem porquê? Porque as despesas em saúde e educação custam 800 milhões de euros e o desporto 12 milhões de euros.
Doze milhões de euros não dão para um Ferry, para um novo hospital e para mais empregos. A Função Pública custa à Região 130 milhões de euros portanto esta despesa vai ser reduzida e nunca aumentada.
Uma vez mais digo,
ENGANAM-SE OS QUE PENSAM QUE TIRAR O DINHEIRO DO DESPORTO DÁ MAIS EMPREGOS, EDUCAÇÃO E HOSPITAL

Anónimo disse...

Surf, Remo, Andebol e Surf?
A maior indústria desportiva é indubitavelmente o futebol. Trata-se de uma indústria gigante em franca ascensão.
Todos os países desenvolvidos (França, Alemanha, Estados Unidos, Russia, etc) lutam para organizar campeonatos de futebol.
Todos os Países desenvolvidos estão a custear (num claro auxílio às organizações desportivas) a construção de complexos desportivos para o futebol de formação. Na Holanda, França e Alemanha o ESTADO distribuiu avolumadas quantias a fundo perdido aos clubes para construírem as suas academias. Sabem porquê?
Porque veem neste procedimento o auxílio a uma indústria que traz inúmeros dividendos sociais, turísticos e de promoção à sua Pátria.
Isto parece-me suficiente.

Anónimo disse...

Responda quem souber…

Sabem quantos Hotéis encheram na Cidade do Funchal por causa do jogo Marítimo vs Benfica?
Sabem quantos Hotéis encheram na Cidade do Funchal por causa do evento de Natação adaptada?
A resposta é simples MUITOS.
Quando o Clube Desportivo Nacional foi disputar a última jornada do campeonato no Estádio da Luz falou-se durante muitos dias no Nacional DA MADEIRA e consequentemente a nossa Região foi promovida, difundida e propagandeada.
Na final da Taça da Liga o Marítimo DA MADEIRA foi falado durante largos dias.
A mim custa-me ver uma sociedade que se pauta pela mediania castrar e tentar abater quem trabalha pela excelência. Em quantas artes e ofícios nós, MADEIRENSES, possuímos o melhor de Portugal.
Na música, arte e moda quem é o nosso campeão europeu?
No desporto é o Marcos Freitas.
Posso enumerar mais. Mas vou aguardar.

Anónimo disse...

De leitura obrigatória:

https://www.publico.pt/desporto/noticia/a-alemanha-comecou-a-ganhar-o-mundial-ha-catorze-anos-1662876


Jorge Figueira disse...

Ao anónimo das 12:24 convém ter em conta que um elefante não pode ser comparado a uma formiga. Sabe qual o valor médio de um ingresso para um jogo na Alemanha e qual a média de espectadores por jogo? Isso dá suporte financeiro a todo o sistema. As infraestruturas na Madeira (campos de futebol) cresceram que nem cogumelos nisso andaremos perto dos Países ricos. Apenas somos diferentes por também pagarmos, com dinheiro dos impostos, salários a profissionais, estrangeiros de preferência, para nos proporcionarem espectáculos. Vejam os nossos jovens a queixarem-se de serem preteridos em benefício de estrangeiros. Talvez devessem investigar isso...
Fica no ar o célebre estudo que todos dizem existir mas ninguém o vê. É verdade que o SLB traz muita gente até cá. Isso, em euros, vale quanto? Quanto à "falação" sobre os clubes madeirenses, até prova em contrário, não creio que seja quantificável. Venha o estudo à luz do dia!
A carga fiscal, essa, todos sentimos. Leiam aquilo hoje escreve um Sr. Dr. André Barreto no DN.

Anónimo disse...

comentador 8 de junho de 2016 às 11:59
1- ...e NBA ...F1...GOLF são "industriazinhas"?
2- você consegue imaginar os Presidentes do Real Madrid ...Barcelona..Bayer Munique...PSG...Chelsea...etc...perderem tempo a mendigarem junto dos respectivos Governos dinheiro para os orçamentos?
3- você acha que o presidente dum clube que, por exemplo, disputa a "liga dos campeões" ... que ganha milhões na venda de camisolas e outros produtos ... se preocupa com o "dinheiro do governo"?
CONCLUSÃO:quem "não pode andar de ferrari" tem de escolher outro meio...arranjar meios de se financiar para adquiri-lo ...mas jamais "indo aos bolsos" dos outros

Anónimo disse...

Caro anónimo das 13:35,
Desculpe mas não vi ai nenhuma argumentação. Zero. Você Não conseguiu contrapor nada.

Falou em NBA? Você sabe quanto é que a Cidade de Chicago, pertencente ao Estado de Ilianois, pagou a uma equipa chamada Bulls para ir jogar para lá? Antes de existir Chicago Bulls a equipa apenas se chamava Bulls e para transportar consigo o nome da Cidade de Chicago recebeu biliões de dólares e um mega pavilhão.
Caríssimo já vi que não sabe do que fala. Informe-se pelo menos de que na NBA os Clubes mudam de Estado ou Cidade conforme as compensações financeiras.
DOI, NÃO DOI?
Eu sei que sim e a si ainda mais. A questão é simples. O desporto é uma indústria enorme. Tente entrar nela a ver se percebe algo sobre a mesma.
Eu acho que os madeirenses conhecem pouco do Mundo.
Muita força.

Anónimo disse...

Reforço a ideia da publicação original. Ninguém é contra o desporto, ou o financiamento e promoção do desporto. Apenas à forma como é feito. E, a prova de que o financiamento ao desporto funciona mal é o Estádio dos Barreiros: Tiraram a pista de atletismo onde amadores e profissionais treinavam.
Outro facto que prova que temos uma política de financiamento errada: dois colossos do futebol italiano e europeu partilham o estádio - o Inter e o Milan - mas as donzelas que gerem as equipas madeirenses ficariam ofendidas se isso acontecesse cá na Madeira.
Outra prova é a quantidade de atletas madeirenses nas equipas principais dos clubes. Até no Ponta-solense deve haver estrangeiros (não conheço, mas admito que seja verdade). Deve-se fomentar o desporto e o exercício a toda a população, e não apenas a 26 eleitos em cada clube de futebol, sendo a maioria estrangeiros. O financiamento deveria ser por cotas de jogadores madeirenses formados nos clubes e a jogar nas equipas principais (a equipa C não conta, nem o Briguel, que só lá está por causa dos laços familiares).
O trail promove muito mais a Madeira que o futebol. Os relvados são iguais em todo o mundo, já as paisagens da Madeira são únicas.
Um comentador anterior diz que nas últimas jornadas se falou muito no Nacional e que isso é promoção. Também se falou do Rio Ave e isso não me convenceu a ir a Vila do Conde.Sei que o Messi é argentino, não sei de que cidade e não é isso que me faz querer ir à Argentina. Isso são tretas demagógicas. Pode até ser uma curiosidade quando os turistas já cá estão, mas não os faz vir à Madeira. Aliás, a diferença entre termos 2 e 3 clubes na primeira divisão deve ter sido muito muito pouca em termos de visitantes à Madeira.

Anónimo disse...

Comentador Jorge Figueira,

Sabe que os ingressos para assistir a um jogo de futebol são os mais baixos de toda a Europa. O preço do bilhete lá é EM MÉDIA 5 euros. Por isso os Estádios estão sempre cheios. Sabe porque aqui são tão caros? Porque a Liga de Futebol Profissional estipula preços padrão.

Não reduza a estratégia a dinheiro. Pense que os Alemães (que não são de esbanjar dinheiro) perceberam, ao contrário de nós, que o desporto é uma indústria que traz muito retorno e vale a pena investir.
Também lhe digo que a vizinha Espanha perdoo na década de oitenta (80) perdoo as dividas aos clubes, investiu em Complexos Desportivos e dotou os clubes e as cidades de infraestruturas desportivas.
Sabe qual foi o retorno? Jogos Olimpicos de Barcelona 92 e três dezenas de medalhas, duas vezes campeão da Europa e uma do Mundo. Isso trouxe enormes dividendos para a economia espanhola.
O Barcelona e o Real Madrid receberam milhões de pesetas e euros do Estado. Informe-se.

Anónimo disse...

"Sabem quantos Hotéis encheram na Cidade do Funchal por causa do jogo Marítimo vs Benfica?
Sabem quantos Hotéis encheram na Cidade do Funchal por causa do evento de Natação adaptada?
A resposta é simples MUITOS."

Muitos não pode ser uma resposta. É relativo. Ainda para mais quando o tal evento de natação custou 4.000€ por atleta à Região.
E qual foi o retorno que esses atletas deixaram na Região? A resposta é simples, MUITO POUCO! O dinheiro que ficou nos hotéis e nas empresas de transporte foi dado pelo Governo à organização. Isso não é investimento rentável. Para ser rentável, tem de ter retorno. Pagar para os ter aqui não trouxe nada. Tal como dar dinheiro ao Marítimo, Nacional, União, Santa-cruzense, Ribeira Brava, etc. O retorno é ZERO! A promoção é ZERO! É tudo muito residual!

O tal 1% do orçamento da região pode não dar para um hospital novo, mas dá para comprar medicamentos que estão em falta no hospital. Desenterrem a cabeça do umbigo do vosso clube. Há muitos problemas e carências para além dessas baboseiradas tontas. O futebol NÃO é importante! O desporto sim!
Se os clubes querem ter dinheiro, que se organizem e gerem fontes de lucro ou arranjem patrocinadores privados. Se não se conseguem aguentar, reduzam a estrutura ou fechem as portas! Ainda para mais clubes que nunca lutam por nada. A manutenção não é um objectivo. Já não me chega pagar as merdas do bancos, ainda tenho de pagar as vaidades dos clubes da bola? Irra! Que cambada de burros, pá!

Jorge Figueira disse...

Quero dizer ao anónimo que me questionou que apenas falo daquilo que sei.
Não vi muitos jogos no estrangeiro. Porém posso garantir-lhe que um ingresso, para um lugar longe do topo, dá para pagar ingressos de topo durante para meia época em Portugal. Agora compare os estádios deles cheios com os nossos que, de borla, não enchem.Cai dinheiro donde?
Queira, ou não, o nó górdio de tudo isto está no dinheiro. O resto são mitos em que as pessoas acreditam sem pensarem um bocadinho sobre as patranhas que lhes enfiam.

Anónimo disse...

A prova que os madeirenses saiem pouco da Ilha ficou espelhada por um anonimo às 14:55. Não conseguem criar um argumento válido para contrapor. Um por cento do orçamento regional não dá para mais remédios num sistema regional de saúde que tem de ser repensado. Anónimo a gestão não se padece com raciocínios de mercearia. Em relação à sua última frase reflete o que acabei de ler escrito por si. Argumentação 0 Zero. Não há soluções de fato. Um dia perceberá que o desporto movimenta milhões de pessoas. Muitos mesmo.

Anónimo disse...

É tempo de se acabar com o apoio estatal ao desporto profissional.
Aí talvez o indescritível presidente de um clube regional tem razão ao afirmar que as sad não deviam estar na dependência da DRJD, e aí complemento, não deviam na dependência da DRJD nem de nenhum outro organismo público, deviam ter condições para sobreviverem, aliás todos estes anos de engorda e não serviu para nada? Nem se preocuparam em conseguir outras fontes de receita que tornem essas sad financeiramente sustentáveis? Então fechem as portas!
Se fosse responsável pelos dinheiros públicos desta terra dava o prazo de um mandato governativo (4 anos) para reduzir a 0€ o apoio público às sad!
Façam um referendo a ver o que os madeirenses querem!
Aliás, fazendo fé no que alguns presidentes de sad dizem, dão mais à Região do que recebem, assim nem precisam receber!