Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Silly season todo o ano



NA TERRA DO FERRY PERDIDO

(Foto JM)


O nosso acalorado solstício chega aqui acima dentro de duas semanas. Enfim, mais um Verão sem ferry que ligue a Madeira ao exterior por mar. Conseguintemente, os cidadãos impossibilitados de viajar de avião continuam sequestrados nos penhascos atlânticos. Ficam aí especados um bocadinho em cada esquina, da 'Mundus' para o 'Golden', dos gelados do Phelps para o Mercado, os potenciais turistas ilhéus. Aqueles que sonharam desembarcar na Península dentro do seu automóvel para desopilar Continente e Europa dentro, esconjurando durante uns dias a por vezes asfixiante vida insular.
Depois das promessas apregoadas já no tempo da corrida de Delfins, o entretanto promovido governo vegeta no quentinho, indiferente aos ecos das esperanças que trombeteou noutros tempos. Quando avisava que os lobbies dos portos e dos transportes marítimos haviam de acabar... doesse a quem doesse.
No capítulo das práticas, continuamos com uma governação árida. Onde nada floresce. Nem a porcaria de duas ou três viagem de ferry por ano o Blue Establishment convence o governo central a custear. Porque o assunto é de continuidade/descontinuidade territorial. O português do Continente pode ir de passeio e chegar ao extremo leste da Europa. Até de triciclo, de skate ou a pé, se lhe der na telha. O português das ilhas que não pode ou não quer meter-se no avião vive mais isolado do que no século XIX e nos séculos anteriores. Nessas épocas, havia meia dúzia de barcos por dia em escala no Funchal com destino a variadíssimas partes do mundo. Por falta de transporte ninguém morria de tédio cá nos penhascos. E veja-se o que acontece hoje: sequestrados na sua própria terra.
O desgoverno das Angústias, que gasta balúrdios mal gastos para efeitos eleitorais, nem sequer equaciona a hipótese de ir ao erário regional, já que dentro de tanta diplomacia 'bem sucedida' não arranca nada a Lisboa, não encara portanto a hipótese de ser o erário a entrar com um subsídio, a título de serviço público, para viabilizar umas quantas ligações anuais por ferry! Uma que seja!
Este governo é perito a propagandear na sua imprensa que 'quer' fazer isto, que 'projecta' fazer aquilo, que 'idealiza' tratar daqueloutro. E depois não aparece nada feito. Resultados práticos, um deserto. Mas a propaganda fugaz entretanto chegou ao destino. A preço de ouro.  
Depois, temos o PS, mergulhado em reuniões diárias com o ministro disto, com o secretário de Estado daquilo, tudo a merecer as procuradas imagens nos media, e depois nada de concreto surge. Nem a trampa de uma ligação ferry estes súcias, que estão no poder em Lisboa e se gabam de estar a fazer tanta m... pela Madeira, nem uma viagenzinha conseguem pôr Lisboa a custear, para contentar os conterrâneos que lhes dão tacho.
O solstício de Junho vem aí, a esmagadora maioria dos Madeirenses, obrigados a férias cá dentro, contam com ele para os banhos no nosso calhau, onde também se recebe um bronze luzidio
É melhor mesmo aceitar a prisão forçada, porque os fala-barato da política doméstica, incluindo os que só aparecem cá em part-time, não se preocuparão com a chatice do ferry. Esses não precisam dele. Nem no Verão nem em qualquer outra época do ano.
Deixá-los continuar gozar a silly season, que para eles dura o ano inteiro.

14 comentários:

Ana Arquia disse...

O Governo faz de conta. Os únicos tiros a sério são nos pés. O resto é tudo pólvora seca.

Anónimo disse...

Estou desejando ouvir o Jardim falar depois daquela que será, poucas dúvidas restam, a maior derrota do PSD/M nas próximas autárquicas. É que o Papadas ao menos tinha o PAEF para se desculpar, este sem PAEF não faz nada, é zero à esquerda em tudo.

Anónimo disse...

Lembram-se???

http://www.dnoticias.pt/actualidade/politica/480188-peticao-para-ter-ferry-madeira-continente-ja-pode-ser-discutida-na-assem

O homem dos 300 prometeu e nada. Bem faz o Menezes. Diz que ajudou o homem dos 300 e recebe mil e tal euros e não faz nada
Chamem-lhe tonto

Anónimo disse...

Os sousas agradecem!

Anónimo disse...

Miguel albuquerque quer ganhar as próximas autarquicas?ahahhaah

Anónimo disse...

Miguel Albuquerque é o maior FLOP que já se viu nas redondezas, mas no fundo quem o conhecia já sabia disso.

Anónimo disse...

Os Sousas mandam nisto tudo, até na Câmara despacharam três vereadores de uma assentada só. O Cafofo e o Albuquerque nunca vão permitir que alguém faça mal ao negócios deles. Ferry adeus!

Ricardo Menezes disse...

Caro anónimo das 15:43, diga-me onde anda esse dinheiro porque estou desempregado e teso sff.

Luís Calisto disse...

Caros Leitores

Uma entidade indeterminada dirigiu directamente à minha pessoa uma pergunta relacionada com o ferry Armas, no âmbito desta peça 'silly season'. Como é óbvio, mal cheguei ao fim desse comentário-pergunta, como é óbvio.
Mais recentemente, recebo, supostamente da mesma entidade indeterminada, uma pergunta suplementar: por que não dei andamento à questão colocada?
Peço aos Leitores que, se por absurdo andarem nas 'alturas' e detectarem a entidade, por favor transmitam a necessidade de ela identificar o comentário-pergunta, neste caso - já que me dirige directamente uma pergunta. Terei então todo o prazer em publicar o dito comentário e a resposta que me é solicitada, que deste modo já será dirigida a alguém determinado e não a uma entidade indeterminada. Tudo muito simples.
Sim, a 'silly season' está aí à porta, o pessoal começa a ficar tontinho, mas, por enquanto, não falo com fantasmas.
Obrigado e desculpem a maçada.
LCalisto


Anónimo disse...

O AJJ faz cada vez mais falta.

Anónimo disse...

Adorei este texto do Calisto, pois foi directo, frontal e, chamou os bois pelos nomes dizendo o que tinha a dizer.
Para bom entendedor, poucas palavras bastam.

Anónimo disse...

Caros leitores.
Quem é que manda no Governo Regional?
1º, Presidente do GR Eduardo Jesus.
2º, Presidente do GR Sérgio Marques.
3º, Presidente do GR Miguel Albuquerque
Estes 3 kekes vão sofrer uma grande derrota eleitoral no próximo ano.

Anónimo disse...

O título correcto seria "Na Terra do Ferry Proibido.
E os continentais além de poderem ir ao extremo leste da Europa também podem ir ao extremo sul da Europa de ferry até às Canárias a partir de Huelva, mas estão impedidos de ir até ao extremo sul de Portugal.

Anónimo disse...

Resposta adequada e à maneira de Luís Calisto!! Adorei!!