Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Ondas na onda Verde



BRONCA DE SANTA CRUZ
AFINAL TEM ORIGENS, SÓ QUE...















Não podemos avançar muito. Mas o mal-estar em Santa Cruz, com a demissão do presidente da AM, parecendo que não, tem as suas origens. Qual fait-divers! Não foi só uma birra por causa do futebol.



Talvez por algum raro mal de iliteracia serôdia, custou-me entender a origem e a direcção da ventania que varreu o poder Verde lá para os lados de Santa Cruz. Confesso: quanto mais li, menos percebi. 
Que é que se tinha passado na sessão solene do Dia do Concelho? Teria sido apenas o presidente da Assembleia Municipal, em dia destemperado porque sim, a fazer de aluno perturbador da aula? Nada, aquilo precisava de explicação a montante. Mas, defeito, meu, quanto mais procurava, menos sabia de antecedentes, incidentes e consequentes.
Fui junto de quem tem obrigação de saber tudo de cor, da frente para trás e de trás para a frente. Um certo mistério na abordagem. Há origens, obviamente. Não foi birra de um cavalheiro com pressa de acabar a sessão solene para ver o Portugal-Croácia, ou coisa que o valha. A extravagante atitude de França Gomes na sessão do Revoredo, tentando evitar que Filipe Sousa dissesse de sua justiça, não é fait-divers que os jornais devessem ignorar, como ele, França, pretendia. 
O presidente de uma Assembleia Municipal, para mais estando a presidir a uma sessão solene, adoptar a postura de se pôr ostensivamente a manusear o telemóvel, a boicotar as intervenções da sessão e por aí fora, não é fait-divers, é notícia. 
Um fait-divers não levaria à demissão do n.º 1 de uma Assembleia Municipal.
Então, que se passa no reino Verde do JPP, vencedor do concelho e de várias freguesias, senhor de um grupo parlamentar com um número de deputados até há pouco impensável?
Não devo aprofundar, por respeito ao off-record. Apenas posso adiantar que há antigos objectivos políticos na mente de alguma ou de algumas personalidades do concelho que não foram satisfeitos - nem tinham de o ser, porque não acordados. E que há muito PSD, mas mesmo muito, metido neste processo, por trás da cortina. É o PSD a pressionar as partes para dividir o reino Verde. Os social-democratas não dormem em serviço e, aliás legitimamente, apostam tudo na reconquista de um bastião que já foi seu.  
Mas há também muito governo-PSD no caso. O que se nota à vista desarmada, de resto. França Gomes tem combatido às claras as posições insistentes do JPP - partido pelo qual foi eleito para a AM de Santa Cruz - no campo da Saúde regional. Desconhecemos se pelo facto de continuar a manter ligações pessoais ao actual secretário João Faria Nunes. Governante que - isso sabemos - encara com um particular desconforto os ataques incisivos dos Verdes à sua política na Saúde. 
França Gomes é médico e não precisa de amigos nenhuns para se insurgir contra os apoios ou os ataques a uma qualquer política de Saúde. Mas daí até, enquanto autarca, imiscuir-se no comportamento no Parlamento dos deputados do partido que o elegeu...
A última revolta de França Gomes foi contra a publicação de um suplemento na imprensa em que o JPP desancava sobre o governo regional com tudo o que sabe sobre os problemas e as lacunas da Saúde. O médico chamou à folha referida um "panfleto de Gaula". 
Ora, aqui também achamos que o "panfleto" merece reparo. Mas por razões bem diferentes das invocadas por França Gomes. 
A questão que levantamos é esta: para quando o JPP (e outros partidos) publicar um suplemento sobre os problemas da agricultura, outro sobre as pescas, outro sobre os caminhos reais, outro suplemento sobre a freira do Pico do Areeiro, outro ainda sobre...
Mas é apenas uma observação de contribuinte maldizente. Um aviso que até pode servir ao JPP, agora a braços com um problema em Santa Cruz - e no Caniço, muita atenção! - que pode fiar fino.

10 comentários:

Anónimo disse...

França Gomes tem a profundidade intelectual de um copo de bagaço. fala, alegra,fala, alegra, fala mas não diz nada, não pensa nada, não tem estratégia para nada. Mentira, tem sim uma estratégia que é a de tentar encontrar trampolins para as sua aspirações política (no fundo não se percebe qual é).
É verdade que aos médicos e enfermeiros ele já não engana nem um pouquinho, quem não se recorda de recentemente ter chamado a si os louros de uma técnica com mais de 20 anos? Mas pronto foi suficiente para enganar algumas pessoas,só que o que acontece, é que a máscara acabou por cair. As suas últimas prestações televisivas, a sua postura de pavão, o seu egocentrismo e sobretudo a sua vacuidade intelectual foram realmente insuportáveis.
Toda a gente percebeu que o homem ou é burro ou é infiltrado do PSD (sendo que a segunda não inviabiliza de todo a primeira característica), pois então, não é que vem defender o Secretário Faria Nunes, o coveiro da saúde??? RUA!!!
Mas pronto, está resolvido, foi despachado.
Vá, vá agora para junto dos laranjas, façam uma tertúlia e discutam o sexo dos anjos. Está livre, boa viagem.

Anónimo disse...

Querem ver que vai ser o candidato pelo PSD a camara de Santa Cruz.

Anónimo disse...

Os casamentos apenas perduram quando há uma partilha de valores e interesses. Divórcios são muitas vezes inevitáveis, o arrastamento só causa sofrimento desnecessário. As afinidades do ortopedista sáo claramente com a podridão laranja. Cantam a mesma canção. Que sejam muito felizes!

Anónimo disse...

Na verdade, amén. Também o caso do caniço parece ser uma intromissão dos ex militantes ativos do partido socialista. O carlos Pereira tem sido visto no caniço, olha, olha que ele é um as em jogadas

Anónimo disse...

Sabem que o JPP desaparecerá nas próximas eleições? Não sabem?

Anónimo disse...

Também podem fazer sobre a des.educaçao regional. Concursos ainda nada. Mobilidades acaba saindo uma portaria onde e so burocracias, paoeis, plataformas online, assina aqui e ali, vau ao medico, ad finanças, etc. Escolas encerradas é si esperar, avaliação dos professores ainda não é pra estudar com os sindicatos, enfim só ideias. Nas escolas vamos andando aos papeis e sem papel ja que tudo falta.

Anónimo disse...

Por muitas asneiras que possa o JPP, fazer o PSD actual não tem hipótese...não se continuar a agir como tem feito até agora. Deixaram muitos descontentes com promessas feitas e não cumpridas...foram descartados e ignorados. Só serviram para um propósito e depois foram jogados fora! Estes novos políticos esqueceram-se que além de militantes são também eleitores e todos eles têm famílias e amigos...podem fazer a diferença quando chegar a hora!

Anónimo disse...


França Gomes , como todos os médicos sofrem de um síndroma, muito particular na classe médica, que é a VONTADE DE PROTAGONISMO POLÍTICO.

Exemplo particular é o caso do Secretário Regional da Saúde que, quando abre a boca diz asneiras e não sabe conjugar o léxico da sua língua materna.

No caso de França Gomes, além daquela vontade, a personagem , andou nas últimas eleições regionais , de bandeira do PSD. LOL.

É imperdoável a atitude de um Presidente de assembleia Municipal , numa sessão solene do Dia do Concelho, atuar com comportamentos de forma a inferiorizar, calar, o Presidente de um Câmara Municipal , seja ele verde, azul, laranja ou até amarelo.

Imperdoável. Dizem alguns que, tudo não passa de uma ausência de BERÇO. Outros justificam a atitude no mergulho de Baco.

A verdade +é que, as atitudes foram reprováveis.

Aproveitando o mal estar anterior , entre França Gomes e Élvio de Sousa e o prof. Costa, a palheirazinha investida de vestes de chefe do presidente, puxou dos seus conhecimentos e redigiu a notícia para o D.N. que um , qualquer jornalista provincial, assinou por baixo.

A "folha" estava feita. A França Gomes, sabendo que iria ser objeto de votação de afastamento do cargo de Presidente da Assembleia Municipal, restava-lhe apenas uma ponta de dignidade e daí a sua saída pelo seus próprios pés.

A fome de protagonismo político de França Gomes vai voltar ao decima e ele irá voltar à cena política com outra veste, talvez laranja ou vermelha porque ele tem o seu coração à esquerda e o seu sangue já não é azul.

O PSD nunca o irá receber, porque Miguel Albuquerque pode ter muitos defeitos, mas tem visão política e sabe que gentes com comportamentos deste e vontade destas são prejudiciais ao partido.

O PS já se fartou desta personagem e têm até medo de ouvir falar no seu retorno, como o diabo tem medo da cruz.

O destino da personagem será a tentativa de promoção na ortopedia no Hospital do Funchal, chefiando uma mão cheia de nada.

Favor com favor se paga e o seu amigo Faria Nunes um dia irá compensá-lo.

Em Santa Cruz a JPP já foi.

Quando numa câmara municipal com mais de 350 trabalhadores se consegue ter mais de 90% contra si , está construído um caminho para o fim.

Quando numa câmara municipal se "encostam e entala-se " os mais competentes, e se promovem os PSDs rendidos, sem coluna vertebral e com fome de cargos,ambientalmente, urbanisticamente e saneamente falando , está construído o caminho para o fim.

Mas isto ainda será, a ponta do iceberg porque, o papel de acusador ao MP e ao TC vai ser invertido, com as ilegalidades cometidas por esta JPP a virem a público.

A novela ainda está subindo os degraus do adro e França Gomes vai , agora, ajudar a contruir este novo filme muito à moda de uma trágica comédia.

" Eles não sabem nem sonham....."

Anónimo disse...

Com um pouco de honestidade intelectual se chegará à conclusão que o interesse de um grupo de trabalhadores colocados por um chefe (e uma cor) e que subitamente muda de chefe (e de cor)... é que o anterior chefe (e cor) volte o mais rapidamente possivel à base. Daí, a má vontade, o boicote e a intriga, enquanto se aguarda novas eleições.
É isto que acontece em todas as câmaras por este país fora, sendo que nada disto é novo, excepto na madeira (onde o chefe e a cor não costumam mudar). Certamente não será por meia dúzia de cavalos de troia estarem a relinchar e a escoicear que o povo irá votar para cair na mesma estrumeira.

Anónimo disse...

e ... isto para quê? e porquê?

(pensávamos que este era gratuito)
http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=1577705

http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=1878658

e já agora um pequeno historial ...

http://www.base.gov.pt/Base/pt/ResultadosPesquisa?type=contratos&query=adjudicatariaid%3D521837