Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A Quimera do Golden



Bons sonhos a quem dorme
à porta da 'Esquina do Mundo'





A propaganda regional embandeira em arco enfunada pelos ventos da arrematação do Golden Gate, ainda por cima por um empresário do velho-novo eldorado venezuelano. Agora é que "isto é uma Venezuela", como se dizia no tempo de abanar a árvore dos bolívares.
O Blue Establishment começou a receber publicidade a granel, à conta deste negócio, ontem às nove da noite, no TJ, e continua hoje nas rádios e nas BD cá do burgo.
O problema é que às vezes resulta um perverso efeito de boomerang destas comemorações que escondem as realidades miseráveis da terrinha. Vamos lá que o empresário comprador diz que, para cumprir o caderno de encargos do Golden, precisa de mais espaço para colocar os espetos, braseiros, balcões, mesas e cadeiras da 'Montanha' no edifício 'Esquina do Mundo', a fim de rendibilizar o negócio e poder pagar os 4,7 milhões do contrato?
Ou será que tudo isto é de propósito para dar argumentos a Miguel Albuquerque no melindroso capítulo da remodelação governamental?
"Humberto, a gente vai precisar do espaço da Secretaria para vender, de maneira que vais descansar uns tempos..."
Bem, se para dizerem que mexem no governo vão desmanchar o trabalho de campo, na agricultura e pescas (ainda hoje o JM dá manchete a mais 1,9 milhões para jovens agricultores), então é preciso ver que o edifício do Turismo também dava um dinheirão em hasta pública. E mesmo o novo prédio do Campo da Barca era capaz de deixar alguma coisa, vendido para escritórios.
Mas - sacrilégio dos sacrilégios - o caso é que, como concordarão certamente alguns secretários ameaçados pelo desemprego -, a Quinta das Angústias, sim, era o que mais rendimento poderia proporcionar, se adaptado às circunstâncias. Aquilo transformado em santuário aristocrático da Sissi (a Imperatriz, não a cadelinha do Miguel, óbvio) reverteria para esta enfeitiçada Tabanca todo o turismo da Áustria e países limítrofes e ainda das monarquias existentes por esse mundo. Para não falar de cinéfilos, escritores e jornalistas, sequiosos de conhecer as malandrices da grande Sissi quando das estadas no Funchal, nos intervalos das suas visitas à 'Felisberta'.
Da nossa parte, e uma vez que praticamente somos governados por Lisboa, aprovamos a venda desses palácios todos, e não apenas de um ou dois. Só pediríamos algumas cautelas com a Junta Geral. O sombrio e pacato convento, com claustro e tudo, é o espaço ideal para um mega-bazar chinês, mas atenção que, se tivermos a sorte de desmantelar este desgoverno e o parlamento fictício, ao menos uma Junta Geral precisa de funcionar. 
Quanto aos políticos, deputados e governantes das Angústias, turismo e Esquina do Mundo, olha, passam pela experiência de andar por aí a polir Esquinas do Mundo-Cão, para verem como é bom o que sentem, ao ver o deslumbramento dos grande "negócios" do desgoverno e dos empresários, os 23 mil madeirenses desempregados, os outros milhares que emigram anualmente e os desgraçados dos sem-abrigo que dormem à porta da Esquina do Mundo.  

10 comentários:

Anónimo disse...

Se vendem é porque vendem, se não vendem é porque não vendem. Decidam-se! F*****!

Se tratam dos problemas sociais é porque a solução é má ou já vem tarde, se não tratam é porque são uma cambada de incompetentes. Decidam-se! F*****!

Se a oposição reclama é porque reclama e nada mais fazem, se a oposição não reclama é porque é "faz-de-conta". Decidam-se! F*****!

Terrinha de m****, onde todos são presos por ter cão e presos por não ter.

Swonkie disse...

Enviamos um convite para o teu email :)

Luís Calisto disse...

Ao Senhor ou à Senhora que deita asteriscos por todos os poros: de tanto embandeirar em arco, não consegue perceber no texto que não é a venda (obviamente fatal, mais tarde ou mais cedo) que está em causa. E não há paciência para explicações.

Anónimo disse...


Pelo texto e referencia social só pode ser a secretária ou chefe de gabinete da secretária dos assuntos inclusivos

Lindo

mateus

Anónimo disse...

Agora é que o homem não faz mesmo nada
Com o cheiro a espetada está no seu meio
Muita fotografia trabalho esse é que nenhum
É de salientar que os milhões apresentados são do quadro anterior quando outros galos cantavam

Anónimo disse...

Muito dinheiro há...que tem que ser gasto.
Quase cinco milhões por um r/c e primeiro andar ?
Omo lava mais branco.

Anónimo disse...

Já tou a ver, com um Presidente de Câmara facilitista vamos ter a esquina do Mundo cheia de grelhadores, bidões de espetadas e a esplanada vai chegar até à estátua de Zarco. Esperem para ver...

Anónimo disse...

O 1º comentário só poderia vir do compadre Rui Abreu, visto que o seu compadre Anacleto Teixeira (licitador nº 7 do Golden Gate) tem contas ajustar devido financiamento da campanha interna do PSD Madeira. Ainda vão marcar nova viagem a África do Sul ou Venezuela para arranjar maneira de pagar aquela conta dos almoços da campanha, não sou de intrigas, mas vão ter que pagar vão. Por aqueles lados do Faial o restaurante não factura muito e cobra se JUROS. Saudações Sociais Democratas.

Jorge Figueira disse...

Meu Caro Calisto
Lido o primeiro comentário confirma-se a versão de que vivemos num "cantinho do céu" de acordo com os cânones da resignação.
Há, na tabanca, muita gente que, não sendo invisual, vê com os olhos, mas desliga os neurónios.
Essa é a pior cegueira que pode acontecer. Ela não acaba com palavrões encriptados nem com insultos. Se acabasse há muito esta seria a terra do leite e do mel.

Anónimo disse...

Os loucos do PND apresentaram uma proposta na Assembleia Regional para vender a Quinta Vigia, mas a maioria dos partidos chumbou esta iniciativa! Alguém deveria voltar a apresentar essa proposta, porque a Quinta Vigia vale mais do dobro que o Golden Gate!