Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Quarta-feira há bênção das capas



Tradição genuína do Liceu 
continua com a Bênção das Capas




A tradição da Bênção das Capas, que é genuína do Liceu Jaime Moniz, está agendada para o dia 30 do corrente mês, a partir das 13h30. 
A professora Fátima Marques é a madrinha dos finalistas.
Recorde-se que, esta tradição remonta a 1889, data em que o Ministério do Reino, através da Direção Geral da Instrução Pública, mediante Despacho de 09/02/1889, instituiu o uso facultativo de capa e batina aos alunos do Liceu.
Desde então, é uma tradição que se tem vindo a assinalar ao longo dos anos, com os finalistas do ensino secundário, a viverem um dia memorável no seu percurso escolar.
Segundo o programa, elaborado em articulação entre o Conselho Executivo e a Comissão de Finalistas da ESJM, a concentração dos estudantes está agendada para as 13h30 desta quarta feira, na porta principal do Liceu, seguindo-se, pelas 14h20, a tradicional foto de todo o grupo, com saída para a Sé Catedral, a partir das 14h30. Pelas 15h30, o Bispo da Diocese do Funchal celebra a tradicional missa da Bênção das Capas. 
Pela noite dentro, é aguardado também com grande expectativa o tradicional baile de finalistas.
É de salientar que esta tradição ainda hoje é assinalada por outras gerações de estudantes que passaram pela Escola Jaime Moniz e que fazem questão de ter o seu nome inscrito na instituição. No mesmo dia, a 30 de Novembro, pelas 17h00, um grupo de setimanistas descerra uma placa alusiva aos 50 anos da sua passagem pelo Liceu. Pelas 18h00, outros assinalam os 40 anos de finalistas e, pelas 18h30, ainda outro grupo assinala os 25 anos.
A exemplo de anos anteriores, a Comissão de Finalistas, presidida por Francisco Maria Pereira, promoveu uma sessão de esclarecimento aos estudantes sobre a cerimónia religiosa na Sé Catedral e a importância de os jovens adotarem uma atitude correta e organizada na missa. Uma sessão que foi conduzida pela Irmã Ana Coimbra e pelo Padre Pedro Nóbrega.
A Comissão de Finalistas recorda aos estudantes que o traje a usar deve ser o tradicional, sob pena de quem divergir deste padrão, não poder desfilar no cortejo, em homenagem a uma tradição típica do Liceu, seja no traje masculino seja feminino. É também necessário fazer corresponder as cores das fitas aos respetivos cursos, assim como a colocação do pine no fato de finalista.




Texto e fotos: Liceu

Sem comentários: