Powered By Blogger

domingo, 20 de novembro de 2016

Contra-comunicado no Porto Moniz


Emanuel Câmara responde à letra ao PSD


O PSD Madeira, através da sua concelhia do Porto Moniz, exigiu hoje esclarecimentos que, podendo ter sido prestados noutra sede, sê-lo-ão por esta via por considerar que as dúvidas levantadas não colocam em causa o trabalho da autarquia, mas sim a população do Porto Moniz, que merece ser defendida em todos os momentos. Sobre as questões levantadas e afirmações proferidas, importa esclarecer o seguinte:


1. A selecção da Associação que promove o Gabinete de Apoio ao Idoso e o valor destinado a este projecto cumpriram critérios que garantem todas as condições humanas, técnicas e materiais necessárias à prestação do referido apoio aos idosos deste concelho e resultou de negociações que garantiram o cumprimento de todos os requisitos impostos pela autarquia. A verba em causa no Orçamento de 2017 prevê o aumento do projecto, nomeadamente a contratação de mais elementos para a vasta equipa que o desenvolve, no terreno e não só. O PSD Madeira, que deixou uma dívida de mais de 4 milhões no município do Porto Moniz e que, com essa verba, não prestou metade dos apoios sociais que hoje os jovens e idosos deste concelho recebem, bem pode tentar dar lições sobre Associações e gestão de fundos públicos, que enquanto existir memória, não há comunicado que lhes valha.

2. O mesmo acontece em relação à segurança dos nossos idosos. Nesta matéria, recordamos algumas das vitórias do PSD Porto Moniz - encerramento das Urgências 24 horas do Centro de Saúde; Bombeiros abertos apenas durante o dia; voto contra a EMIR na Costa Norte - e recordamos algumas das nossas: proposta de reabertura da Urgência 24 horas; proposta de EMIR na Costa Norte; abertura dos bombeiros do Porto Moniz 24 horas; e aquisição de uma nova ambulância para o nosso Concelho ainda durante este mandato. Que moral tem o PSD Porto Moniz para falar sobre a segurança dos nossos idosos?  

3. Como se tudo isto não bastasse, o PSD coloca em causa o profissionalismo e a transparência de quem presta este apoio: o profissionalismo das pessoas envolvidas, que são conhecidas de todos os residentes do concelho, e a transparência de um projecto que está no terreno e que não ficou indiferente a nenhum dos 500 idosos apoiados. O PSD esqueceu-se que há limites e que há pessoas envolvidas neste projecto que não merecem este tipo de tratamento?

4. No comunicado em causa, o PSD fala em “insulto político”, “falta de ética”, “desespero” e “não saber lidar com a crítica”. Insulto político é colocar cartazes que omitem uma parte da verdade; falta de ética é fazê-lo sem identificação; desespero é insistir e persistir no erro; e não saber lidar com a crítica é o que o PSD Porto Moniz faz há 3 anos, de cada vez que o seu trabalho anterior é colocado em causa pelo trabalho que esta autarquia vem desenvolvendo. Se o PSD Porto Moniz passasse menos tempo no Funchal, perdesse menos tempo a escrever comunicados dentro de sedes partidárias e passasse mais tempo no concelho do Porto Moniz a ouvir a sua população, poderia confirmar junto da população idosa do concelho o tipo de apoio que lhes temos prestado e que, mais uma vez, enunciamos. Podem continuar a escrever e a votar contra tudo na Assembleia Municipal e na Assembleia Regional, que nós continuaremos junto da nossa população, a defendê-la e a fazer por ela em 4 anos o que nunca foi feito pelo PSD em 40 anos de governação.

Emanuel Câmara
Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz 

20/11/2016

Anexo: Em baixo programas de apoio do Gabinete de Apoio ao Idoso
Programas de apoio do Gabinete do Idoso 


Apoio nos Medicamentos 

O Programa "Primeiro as Pessoas – Porto Moniz Vida +" visa a comparticipação de 120€ anuais, por parte do Município, para aquisição de medicamentos para todos os idosos com mais de 65 anos do Porto Moniz. Mais de 500 idosos beneficiam deste apoio. 

Visitas e apoio técnico de saúde ao domicílio 
Este apoio consiste no acompanhamento de proximidade, individualizado e personalizado, no domicílio dos idosos,  pela equipa do Gabinete do Idoso, que é composta por dois elementos, uma delas enfermeira, e que visam identificar, encaminhar e resolver as mais variadas necessidades dos idosos. O Orçamento de 2017 prevê o reforço deste apoio. 

Atividades Físicas, culturais e recreativas 
Este apoio consiste num leque de actividades culturais e recreativas para os idosos do concelho, como excursões, ida ao circo e outras actividades. Também está previsto para ser implementado em 2017 aulas de natação e ginástica, ministradas por profissionais especializados do concelho. 

Bolsa Técnicas de Saúde 
Este apoio consiste na doação ou empréstimo de material técnico de apoio às pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida (camas articuladas, cadeiras de rodas, canadianas, etc.). O Orçamento municipal para 2017 também prevê o reforço deste apoio.   

Apoio nas Pequenas Obras 
Realizar pequenas obras de melhoramento das acessibilidades, segurança e das habitações dos idosos. O Orçamento de 2017 também prevê o reforço deste apoio.

3 comentários:

Anónimo disse...

Politiquice a parte, este projecto devia ser implementado em todos os concelhos! Parabéns ao Emanuel pela audácia de implementar um projecto desta dimensão!

Anónimo disse...

Os partidos estragam tudo! São uma vergonha. Um apoio destes devia ser apoiado e publicitado para chegar aos idosos e não distorcido para fazer campanha falsa.

“Os cães ladram e a caravana passa”

Grande Medida. Continuações de um bom trabalho!

Anónimo disse...

Será que a aquisição da Graciela Silva não foi para preencher o lugar prometido ao irmão Dinarte que fez parte da lista?Segundo as más línguas o Candidato Dinarte entraba nestes 2 últimos anos e saia de cena o Vereador Nélio e assim como a irmã já trabalhava com os idosos na Casa do Povo e não ficou colocada como professora,toca fazer um copy do que S.Vicente fez o 65
Mais que custou uma pipa Massa para dar tacho ao filho do Presidente e assim justificar a abertura do Gabinete do Idoso.Afinal não é só os dos PSD que fazem Jogadas. São Farinha do mesmo Saco