Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Cafôfo um pouco perturbado



Comissão dos incêndios 
pegou fogo



Paulo Cafôfo participou esta tarde nos trabalhos da comissão de inquérito aos incêndios do Verão enquanto mayor de uma das Câmaras afectadas. O outro presidente foi Carlos Teles, da Calheta. Rui Marques, da Ponta do Sol, não se dignou comparecer nem sequer enviou representante. E o seu concelho é um dos que foram pasto das chamas.
Claro que Marques estaria lá caído se não estivesse de mala arrumada para saltar da câmara por causa do limite legal de mandatos.

Não assistimos aos trabalhos, como é óbvio, mas as notícias dão conta de que a reunião foi um mar de labaredas de princípio ao fim, com o presidente da capital ilhoa no centro dos ataques movidos pelos adversários da Geringonça funchalense. Diz quem esteve lá que Rómulo Coelho, João Paulo Marques, Gil Canha e Ricardo Vieira estiveram intratáveis! E que se esses deitavam as achas, outros não paravam de atirar baldes de gasolina para cima daquilo. 
Nem o Nery conseguiria domesticar o incêndio naquela sala.
Aquilo foi atacar Cafôfo por andar atrapalhando os bombeiros durante o combate às chamas, como por exemplo em S. Pedro, na ânsia de sair na fotografia com a máscara de fumo; e por não explicar a ausência, durante o prolongado sinistro, do vereador com o pelouro das cinzas, Domingos Rodrigues.
Perante a refrega escaldante, os deputados do PS, partido que apoia Cafôfo na câmara, saíram de mansinho da sala, enquanto a presidente da comissão de inquérito, Vânia de Jesus, confessava não conseguir controlar a fuzilaria táctica e momentaneamente aliada dos PSD's, PP's e do deputado independente Gil Canha, sobretudo. 
Diz que Roberto Almada, normalmente um papagaio quando a festa pede animação, ficou pr'ali sem poder nenhum de intervenção, como se o gato lhe tivesse comido a língua. 

Ameaçado de se queimar ainda mais no meio daquelas chamas açoitadas por ventos cruzados, como nos fogos do Verão - atenção que há outros queimados que se julgam a salvo... ingenuamente, como havemos de ver -, com medo do fogo, dizíamos, Cafôfo teve de se justificar com o que lhe vinha à cabeça. Para se safar, deve ter dito coisas que não agradariam aos seus colaboradores directos nos Paços. Então, para não haver chatice, no fim dos trabalhos fez um pedido inédito e abstruso aos deputados: que aquilo que foi dito na reunião morresse ali; que não se pusessem a espalhar mais brasas.
Ora, os deputados que ouvem aquilo e sabem que as comissões não podem decorrer em segredo, que são reduzias a actas e tudo, estranharam a teoria de Cafôfo e fizeram-no ver isso. Três dos elementos presentes, que se preparavam para ir buscar os pequenos ao colégio, na sua paz de espírito, pararam para pensar: 
- Guardar em segredo o que se passou ali?! Agora por isso...
E foram três deles a ligar imediatamente para a redacção do Fénix.
Por isso, cá estamos a contar estes entretidos acontecimentos ao Amigo Leitor. A quem pedimos que leia o texto e guarde para si. 

10 comentários:

Anónimo disse...

está por explicar o fogo em S Pedro , a destruição do Choupana hills , a descoordenação de meios no funchal , a inexistência de comando nos bombeiros municipais ou na pc municipal , aquela ancia de Cafofo andar permanentemente atraz das camaras de televisão desprezando a proteção das populações . Nada disto exime as culpas da ineficacia do Nery

RA disse...

Caro amigo Calisto: quem conta um conto, acrescenta um ponto. Não lhe disseram que Cafôfo deixou o PSD ko. E que foi um mimo ver Gil Canha atirar para todos os lados (até para os pés) naquela ânsia de atacar por atacar. Até os PPD's riam-se com tamanho aliado improvável. E quanto a este seu Amigo, não terei estado tão calado como isso, mas como diria a outra "isso agora não interessa nada". Nem foi preciso grandes intervenções. O Mayor chegou bem para eles e não deixou de responder a nenhum dos ataques de forma incisiva, desarmando os albuquerquistas amnésicos, Canha incluído. Se calhar não lhe relataram os acontecimentos da mesma reunião em que participei...

Anónimo disse...

Valeu valentes gargalhadas a estas horas de estar a dormir. Vim ver se aparecia algo sobre aquilo que o Presidente do Governo não veio fazer ao Porto Santo, com o Sr. Jocelino, Bernardos e afins... Mas foi bom na mesma. Surreal.

Luís Calisto disse...

Amigo Roberto Almada
Como sabes, fui jogador de futebol e ainda dou uns toques. De modo que me habituei àqueles adeptos que viam a sua equipa perder por 6-0 nos Barreiros e quando chegavam à baixa do Funchal já ganhavam por 5-4: aqueles dois golos em fora-de-jogo, os penáltis que o árbitro perdoou ao adversário as duas bolas ao poste...
Também convivo há uns bons anos convosco, políticos, e sei como é nas noites eleitorais: todos ganharam, mesmo os derrotados em toda a linha.
O que interessa é todos ficarem contentes. É uma questão de usar os óculos com o desfoque certo.
Pois agora parece que as leituras antagónicas chegaram às comissões...
Já acho normal as vossas discrepâncias ao relatar o mesmíssimo assunto, caro Amigo. Como eu não estava lá!... (cruzes, canhoto!)

RA disse...

Amigo Luís Calisto: Confesso que de bola percebo menos que o Jesus. Mas tens razão. Lembras-te da mão do Vata naquele célebre golo dos encarnados com o Marselha, em 1990 se não me falha a memória?! Há quem visse a mão tocar na bola mas, ainda hoje, há os que juram que não houve mão nenhuma. A esses, penso que será melhor visionarem o tal jogo para verem se o endiabrado Vata meteu lá a mão ou não. Não é que isso vá resolver nada. O que conta são os próximos jogos dos Campeonatos. E nesses, acredito que o meu Porto e o meu Santacruzense serão, ainda, Maiores. Um abraço!

Anónimo disse...

o que mais gosto de ver é o afilhado do Jaime Ramos (que bebeu de todos os seus métodos, incluídos a arruaça) estar constantemente tipo Madalena arrependida a partilhar noticias a comentar quase como se fosse um menino do coro. Dá gosto ver o Carlinhos da indutora lançar farpas para todo o lado... come muito queijo!!!!

Luís Calisto disse...

Amigo Roberto
A nossa 'mão de Vata' foi o desvio da urna de votos nas autárquicas de 1989. Uns dizem que houve batota, outros asseguram que não. O meu feeling na altura foi que a coligação 'Pelo Nosso Funchal' perdeu a eleição por causa daquele desvio para canto...
Abraço e bom fim-de-semana
PS - Cumprimentos ao Mayor, se ainda estiver na Madeira.

RA disse...

Estava a falar de futebol, do Benfica e dos golos mal validados. A ver se as Águias não são levadas ao cominho, mais uma vez... 😂

Donato Macedo disse...

Oh caro Calisto, isso será apenas uma pequena amostra daquilo com que a Cidade se padece todos os dias.

Anónimo disse...

Este Almada... sai de vez