Powered By Blogger

domingo, 31 de março de 2019




31 de Março 2019




'Dia das petas'
é quando o homem quiser


A mentira sempre foi uma instituição no mundo da política. Quando se fala de fake news, a novidade está na expressão convencionada, porque as aldrabices e as campanhas enganosas não são prática nascida há dois dias.

Como se sabe, o 'dia das petas' foi criado para o povo se divertir inventando histórias e pregando partidas aos amigos. O 'dia das mentiras sérias' é cada um dos outros 364 dias do ano.
É também consabido que há mentiras que fulguram como verdadeiros monumentos vivos e há mentiras que persistem como monumentos mortos. 
Neste último caso, temos a Marina do Lugar de Baixo. 
Como exemplo de mentira-monumento vivo impõe-se a muito visitada placa do Lido, que eterniza o criador da emblemática piscina, curiosamente construída numa época em que o mesmo criador nem sonhava nascer.

Pela sua SAÚDE, nosso Primeiro!


...Ou seja, o aproveitamento dos dramas da Saúde que se vê cá propaga-se a Castela-a-Nova.

Por uma nova política para o sector das Pescas


A Candidatura da CDU ao Parlamento Europeu, esteve hoje no concelho de Câmara da Lobos a contactar com pescadores, para abordar a necessidade de revitalizar o sector das pescas na nossa região. No final da acção de contactos o candidato nas listas da CDU ao Parlamento Europeu, Ricardo Lume proferiu a seguinte declaração:

JORAM I Serie em números

O Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira publica algumas decisões do Governo Regional e da Assembleia Legislativa Regional. 
No período 1 de janeiro de 2019 a 29 de março de 2019 contei 321 decisões, das quais: 118 (cerca de 37% do total de decisões) foram “redistribuição de encargos orçamentais”, e 92 (cerca de 29%) foram “protocolos” (que basicamente são a cedência de bens públicos, incluindo numerário). Uma das decisões relativa a protocolos afeta 39 entidades.
Com base no exposto, concluo o seguinte:
1 – há indícios de falta de liquidez do GR. As hipóteses alternativas à falta de liquidez são: descontrolo das contas públicas e/ou mau planeamento orçamental;
2- embora existam esses indícios, o GR continua a apoiar financeiramente entidades não tuteladas pela Administração Pública.
Com estes dados parece-me que vem aí para a maior parte dos cidadãos regionais “um futuro para esquecer”… tão mau que nem sequer conseguimos olhar.

Eu, O Santo



Filipe Sousa (JPP) responde 
a Joaquim Marujo (PSD)


"MEMÓRIA CURTA"



O deputado Joaquim Marujo encontrou três estradas em más condições no concelho [de Santa Cruz] e disparou logo que o JPP devia seguir o exemplo do PSD e preocupar-se com a população. 
Se isto não fosse trágico, seria risível. Saiba que o JPP encontrou muitas mais depois de anos de gestão do seu PSD. 
As declarações do deputado Marujo são trágicas, porque revelam memória curta, má fé, e, pior ainda, desconhecimento. 

sábado, 30 de março de 2019


Encontro com luso descendentes promovido pelo PP com a participação de Albuquerque, decorreu hoje na sala de reuniões da junta de freguesia de Santo António



O Presidente do Governo Regional na homenagem aos dadores de sangue que decorre no Hotel Vida Mar



PTP acusa a Comissão de Inquérito à Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM de se ter transformado numa fraude, graças às perseguições aos médicos

O PTP/Madeira, face aos lamentáveis desenvolvimentos da Comissão de Inquérito da Unidade de Medicina Nuclear do Hospital Dr. Nélio Mendonça, em que a direcção do SESARAM decidiu suspender e perseguir um dos profissionais que prestou declarações, "feriu de morte" a iniciativa dos deputados do Parlamento Regional.
Para Raquel Coelho, "a verdade ficará sempre por apurar", já que todas as intervenções dos médicos que se seguirem serão enviesadas por medo de represálias. 


Europa tem de se virar para as pessoas 
e não para os interesses económicos dominantes


É necessário sensibilizar a população da madeira e do Porto Santo para a importância destas eleições europeias, pois é na Europa que são estabelecidas muitas diretivas que depois vão influir na vida das pessoas.
O Bloco apresenta-se como uma força de esquerda que procurar quebrar o consenso dominante que favorece os grandes negócios e esquece as condições concretas da vida das pessoas. A Europa contribuiu com muitos milhões para a construção de novas infraestruturas na Madeira, mas isso só não chega, o desenvolvimento é também o emprego e perspetivas de futuro para as novas gerações.


Lugares da memória da repressão fascista na Madeira


O PCP organizou neste sábado, 30 de Março, uma iniciativa política na Rua da Carreira (junto ao edifício em que funcionou sede da PIDE), na cidade do Funchal, uma acção política onde o Coordenador Regional do PCP, Edgar Silva abordou a  necessidade  de manter viva a memória dos atentados do regime fascista, à liberdade e democracia,  
através da repressão, da tortura e de assassinatos.


PCP

Obra do Governo permite circulação 
em melhores condições 
entre o Caniço e a Camacha


O Grupo Parlamentar do PSD destacou hoje a intervenção que está a ser feita pela Governo Regional na estrada de ligação entre a Camacha e o Caniço. Trata-se de uma repavimentação que, segundo o deputado Joaquim Marujo, está a ser feita pelos serviços e meios do próprio Governo. "Pode-se verificar que, neste momento, a estrada está a ficar em condições óptimas em relação àquilo que existia", disse.




30 de Março 2019





António Costa defende-se

Governo-família?
E a Câmara do Funchal?






"Não há confusão entre família política e política familiar", desabafou o nosso Primeiro Costa, apertado pela imprensa. 
Confesso que ainda fiquei mais confundido. 
Pensei, pensei... 
É isso. Sargentão quis dizer que família política são os militantes socialistas. E que política familiar é a sua estratégia que consiste em evitar o costume indecente de meter boys e girls no governo, optando por privilegiar  maridos, mulheres, pais, filhos, sobrinhos, sobrinhas, irmãos e irmãs, enteados e ex-cônjuges. 

sexta-feira, 29 de março de 2019


Nova rotunda no Porto Santo:
tudo a postos para o arranque das obras 

Informam-nos desde a pequena Ilha que as obras de construção da nova rotunda, na antiga bomba de gasolina da marginal, arrancam na segunda-feira. Trata-se de um melhoramento importante para o trânsito naquela zona fulcral da cidade, a executar pela 'Farrobo'. O problema é que o tempo de obras, que se calcula de 4 meses, poderá implicar com as férias de Verão, o que causaria enorme transtorno para locais e visitantes.
A rotunda terá duas faixas e deverá custar cerca de 1 milhão de euros, incluindo o custo do terreno a expropriar. 


Miguel Albuquerque hoje nos 20 anos da EMIR, com 3 secretários regionais, 2 antigos (Rui Adriano e Jardim Ramos) e o actual (Pedro Ramos). 



Estrada Luso Brasileira, Funchal – 25.11.2010


ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
BIOSFERA – episódio 12
28 de Março de 2019
RTP 2

Caminho do Monte, Funchal – 25.11.2010

Pequena amostra de chuva forma esta ribeirinha na Rua de João de Deus, que tem um certo toque entre as 'obras emblemáticas' da câmara dos PSoas. Como terá sido na Fernão de Ornelas? Bonito. E isto é com tempo estável. O que fará quando S. Pedro abrir as torneiras em modo tromba? Raio de escoamento!


(Foto obtida pelas 3 e meia da tarde)


“Secretário da Saúde está a esconder documentação 
do Juntos pelo Povo” 


“O senhor secretário regional da Saúde está a esconder documentação do Juntos pelo Povo (JPP)”. A conclusão é do líder parlamentar do partido, que esta manhã, em conferência de imprensa, denunciou mais uma falha do Governo Regional, na resposta a pedidos de documentos feitos pelo JPP. 

"JS MAIS UMA VEZ A REBOQUE DA JSD"

 É com grande satisfação que a JSD vê a Juventude Socialista juntar-se a uma pretensão antiga da JSD. Desde 2010 que a Juventude Social Democrata se tem desdobrado em esforços para que o município do Funchal seja capital europeia da juventude.
Nesse sentido a nossa estrutura partidária local reuniu com o executivo de Miguel Albuquerque em 2010 para apresentar a referida proposta, bem como foi uma das bandeiras da nossa estrutura no conselho municipal de Juventude do concelho do Funchal.


JARDIM AMANHÃ NA TVI


Alberto João Jardim, presidente do Conselho de Administração do Instituto Autonomia e Desenvolvimento da Madeira e ex-Presidente do Governo Regional da Madeira, será o próximo convidado da apresentadora Fátima Lopes, no programa  “Conta-me como és”, no canal nacional TVI.
O programa será emitido amanhã, imediatamente a seguir ao "Jornal da Uma".

Associação IAD/Madeira




29 de Março 2019




As nebulosas de Paulo Prada




O Presidente Albuquerque garantiu-me ontem ao fim do dia: "Não recebemos notificação nenhuma!"
A pergunta era sobre os rumores de que a Comissão Europeia (CE) já tinha deliberado anular a concessão do CINM à SDM do Grupo Pestana, com base na irregularidade de o processo ter assentado num ajuste directo.
Miguel Albuquerque confirmava o que uma fonte próxima do Governo Regional já dissera durante a tarde da quinta-feira agitada: que a CE não tinha, até ao momento, notificado a Madeira sobre a suposta retirada da concessão. 

quinta-feira, 28 de março de 2019


Presidente do Governo com casa cheia esta noite na Calheta para nova sessão do 'Compromisso Madeira'



Albuquerque tem a certeza: 
"Nunca, na história da Região, 
houve tanto investimento na Saúde"



A convicção do presidente do PSD/Madeira, partilhada esta quinta-feira à noite, na Calheta, com os jornalistas, é sustentada no número de médicos, de enfermeiros e no investimento que tem sido feito pelo Governo Regional do PSD nesta área.
À entrada para a iniciativa partidária Compromisso Madeira, que foi dedicada ao concelho da Calheta, Albuquerque comentou as notícias que tem sido divulgadas sobre o Serviço Regional de Saúde da Região (SESARAM). O problema, disse, está na “politização” que tem sido feita em torno de uma área fundamental para os madeirenses e porto-santenses.



Passes: os 40 € anunciados não estão cumpridos


O valor de 40 euros para os passes na Madeira não está a ser cumprido, o combinado urbano com interurbano custa 62 euros, 55% acima do anunciado. Isto deve ser corrigido, a Autonomia não existe para os madeirenses ficarem pior servidos






O Governo Regional anunciou o valor de 40 euros como valor máximo para os passes sociais na Madeira. A medida vigora a partir do mês de abril, mas não corresponde às expetativas, ficam de fora os passes combinados cujo valor é afinal de 62 euros.
Há realmente uma descida dos preços dos passes combinados, tão mais significativa quanto maior a distância ao Funchal. No entanto o valor anunciado de 40 euros deveria deveria ser o máximo para todos os passes na Região, tal como acontece em Lisboa, na Área Metropolitana (AML), onde o passe de 40€, é válido em todos os serviços de transporte público regular nos 18 municípios que integram a AML.

LANTERNA CHINESA

 Nome científico: Abutilon megapotamicum
Nome vulgar: Lanterna-chinesa
Família: Malvaceae
Porte: Arbusto trepador
Origem: Argentina, Brasil, Uruguai
Morada: Jardim do Tojal, Faial, nordeste da Ilha da Madeira
28.03.2019
Raimundo Quintal


Plano de Riscos com fraca execução
- constata vereadora Cristina Monteiro (CDS)



A taxa de execução do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, incluindo os de Corrupção e Infrações Conexas da Câmara Municipal do Funchal apresenta "um indicador baixo", constatou a vereadora do CDS-PP Ana Cristina Monteiro, durante a habitual reunião semanal do executivo liderado por Paulo Cafôfo. "De todas as unidades orgânicas da CMF, apenas 17 apresentaram o relatório anual", disse a autarca, no final dos trabalhos.

A bronca do CINM
Não chegou notificação,
garante fonte próxima do Governo


Como dissemos, o problema que a Região de momento enfrenta com a Comissão Europeia é o ajuste directo do Centro Internacional de Negócios à SDM do Grupo Pestana. Essa é que é a bronca, mais grave do que as manobras de diversão com recurso ao número de trabalhadores ou de umas quantas isenções fiscais mais ou menos obscuras.
Dois pontos a esclarecer:

16h13


BRONCA REBENTOU!



Bruxelas anula ajuste directo
do CINM à SDM do Grupo Pestana














No dia em que a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira se reúne em assembleia geral para tratar da substituição do presidente Francisco Costa, que inesperadamente pediu a demissão do cargo há poucos dias, confirmam-se as suspeitas de que falámos no Fénix. De facto, sem que ninguém soubesse do que se tratava ao certo, havia uma bronca para rebentar em cima do CINM, do Governo Regional e da SDM - Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, do Grupo Pestana.

Falava-se num castigo a aplicar pela Comissão Europeia por um incumprimento relacionado com os postos de trabalho pré-estabelecidos para a Zona Franca da Madeira. Mas havia quem rondasse a realidade, que é esta: a Comissão Europeia acaba de anular o ajuste directo do Centro Internacional de Negócios à SDM.



Comissão de inquérito à medicina nuclear
Élvio Sousa (JPP) 'convoca' Tomásia Alves


No decurso dos trabalhos da Comissão Eventual de Inquérito ao Funcionamento da Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM, o Juntos pelo Povo (JPP), entregou hoje um ofício à Presidente desta Comissão no sentido de convocar, para depoimento, a Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Dra. Tomásia Alves, bem como a documentação relativa a toda a correspondência, via postal e eletrónica, trocada entre o responsável da Unidade de Medicina Nuclear e o Conselho de Administração do SESARAM, ou seus representantes, nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. 


Os pára-quedistas





Gil Canha 

A 20 de Fevereiro de 2019, mal a TVI denunciou o polémico caso da Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM, o fogoso secretário-geral do PS/Madeira, João Pedro Vieira, ladeado por umas personagens com uns semblantes de cowboys justiceiros tipo western spaghetti à Sergio Leone, exigiu em conferência de imprensa, a demissão imediata do Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, e de toda a administração do SESARAM. 

Quem viu a belicosa conferência, pensou: - Raios, o rapazinho não é para brincadeiras, até parece aquele tipo do filme O Gladiador, ou mesmo um novo Rambo da política madeirense! 



28 de Março 2019




JPP fora das Europeias:
ausência pequeno-cirúrgica

Élvio Sousa numa das frequentes acções de rua dos "Verdinhos".


“Devagar se vai ao longe”, responde nas calmas um alto dirigente do JPP ao falar de eleições europeias e do quão cedo é para o movimento "verdinho" aventurar-se ao projecto de uma candidatura para o Parlamento Europeu. E lá vêm as 3 razões que justificam a ausência da corrida. São três embaraços de que, à uma, se livram os dirigentes de leste: a difícil escolha do candidato ideal, o esforço financeiro e o desgaste eleitoral.

quarta-feira, 27 de março de 2019



CAFOFO DISPENSA TÉCNICO


POR CUMPRIR A LEI


É um caso que merece estudo. Há algum tempo a  Câmara do Funchal foi buscar o técnico superior da DROTA especialista em questões ambientais, Nuno Batista, para chefiar a divisão de fiscalização.  Mas o referido técnico decidiu fazer o seu trabalho e... fiscalizar. 
Primeiro, cortou a água a um estabelecimento de venda de carros usados no caminho do Poço Barral. O problema é que tal corte vedou o acesso à água a um conjunto de casas ilegais contíguas a esse stand. Mesmo que este corte esteja conforme a lei, são menos uns votozinhos para o careca. 
Não pode ser. Levou a primeira advertência.

Comunicado da CDU


Falta de transparência da Segurança Social

A CDU considera que estamos perante mais um sinal de despotismo e de abuso de poder da parte do Governo Regional da Madeira e do Instituto de Segurança Social da Madeira quando há a abusiva recusa de prestação de informação de interesse público.
O "Diário de Notícias" publicou hoje, 27 de março, um trabalho jornalístico que dá conta, em primeira página, do «tabu nas dívidas à Segurança Social». De acordo com aquela publicação, a Segurança Social na Madeira impede que seja aplicada a lei que em Portugal obriga à transparência de informação quanto às dívidas à Segurança Social, nos seus montantes e quanto aos devedores. 

A conjuntura obrigou o Presidente do Governo a fazer-se à estrada. Neste momento, decorre mais um dos almoços com utentes dos centros de convívio da Adrama. No caso em Santana, quartel dos bombeiros. Em finais de Setembro abranda.




Raquel Coelho em dificuldades
para aterrar em Santa Catarina

4 aterragens falhadas em 2 dias


Raquel Coelho não é pára-quedista, mas há-de aterrar hoje na Madeira, para animar os parlamentos regional e municipal. 

Parece piada mas não é. Raquel Coelho em menos de dois dias descolou quatro vezes do Aeroporto de Lisboa, sobrevoou a pista de Santa Catarina e voltou à capital. Quatro viagens aéreas ida e volta sem tocar na ilha nem no seu concelho, Santa Cruz.
Os ventos não estão de feição.



27 de Março 2019





Qual é o espanto?




Em 31 de Março de 1964, João Goulart, advogado e político descendente de açorianos cognominado de 'Jango', foi deposto de Presidente do Brasil por um golpe de estado. Instaurou-se uma ditadura que durante 21 anos prendeu, torturou e matou montes de brasileiros de esquerda.
Quando em 1985 a democracia voltou, pondo termo a vários governos militares, os adeptos da ditadura simplesmente aceitaram fazer um compasso de espera. Gozaram 'de fininho' de ver os familiares dos democratas assassinados naqueles 21 anos à procura de restos mortais. Nesse período, até o actual presidente Bolsonaro ajudou à paródia: "Quem desenterra ossos é o cachorro."

terça-feira, 26 de março de 2019


Cláudia Monteiro de Aguiar critica postura
da socialista Ana Gomes contra o CINM 


Durante a votação em plenário que decorreu, nesta terça-feira, a propósito do relatório referente aos crimes financeiros e à evasão fiscal, «a representação do Partido Socialista na Europa demonstrou estar contra Portugal e, em particular, contra o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM)», refere a eurodeputada social-democrata Cláudia Monteiro de Aguiar, lamentando «a euforia» manifestada pela socialista Ana Gomes, aquando da votação onde foi feita uma referência à Madeira.


Que diacho!...
Olho no fogão, nosso Primeiro!





Obras “feitas em cima do joelho” pela CMF 
geram caos no trânsito da Cidade

PSD defende que o Largo do Phelps e a Ponte do Bettencourt deveriam ter sido encerradas no período das férias escolares que se aproximam, quando o tráfego automóvel diminui


Encerramento de ruas no Funchal. Trânsito caótico. Condutores indignados. Graves constrangimentos para os veículos privado e para os transportes públicos. Este foi o cenário vivido, ontem, por largas centenas de pessoas que atravessaram a Cidade.
Uma situação que deverá prolongar-se no tempo devido ao “mau planeamento das obras” por parte da Câmara Municipal do Funchal (CMF), afirmou esta terça-feira Elias Homem de Gouveia, na conferência de imprensa, que decorreu no Gabinete de Apoio à Vereação do PSD.

PENSIONISTAS DA CGA EXIGEM JUSTIÇA 

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos MURPI congratula-se com a decisão do Tribunal Constitucional ao declarar inconstitucional o normativo criado pelo anterior governo PSD/CDS em 2013 que tem prejudicado milhares de aposentados com os cortes nas suas pensões. 
Uma justa decisão, uma justa reparação que chega seis anos após a sua implementação não obstante os protestos dos reformados e do MURPI. 

OBRAS CAFOFAS: PARA ONDE VÃO OS PARALELEPÍPEDOS 
DO PHELPS E DA RUA DO CARMO



Mónica Sofia Sousa

Há uns meses alertei para a retirada dos paralelepípedos que estavam a ser retirados da rua Imperatriz dona Amélia pela AFA, que devia estar a pagar a obra  porque foram eles que estragaram, mas que o Cafôfo ainda arranjou maneira que tivessem lucro. Ninguém sabe dessa pedra. 



Novo edifício do 'Pingo Doce' no Porto Santo,
frente ao centro de saúde, a crescer



MECANISMO “INTERLIGAR A EUROPA” APROVADO 
COM BENEFÍCIOS DIRETOS PARA A MADEIRA

CLÁUDIA MONTEIRO DE AGUIAR SATISFEITA 
CRITICA FALTA DE EMPENHO DO ESTADO PORTUGUÊS


A Comissão de Transportes e Turismo aprovou, ontem, o acordo sobre o Mecanismo “Interligar a Europa”, (CEF), um instrumento financeiro que, apoiando o investimento nas áreas dos transportes, energia e infraestruturas digitais, vem permitir, às Regiões Ultraperiféricas (RUPs), uma taxa de cofinanciamento de 70%.
Uma aprovação que deixa a eurodeputada social-democrata Cláudia Monteiro de Aguiar altamente satisfeita, sobretudo pelas implicações que dela decorrem para a Região.

Mudança da Hora Legal na RAM 

O Gabinete da Presidência do Governo Regional da Madeira informa que, nos termos do Decreto Legislativo Regional n.º 6/96/M, a Hora Legal da Região Autónoma da Madeira deverá ser adiantada de 60 minutos às 01.00 horas do próximo domingo, dia 31 de março de 2019. 
Assim, quando for uma hora da manhã de Domingo, dia 31/03/2019, os relógios serão adiantados 60 minutos, passando a vigorar a Hora Legal de Verão. 

Funchal, 26 de março de 2019

CAFOFO MUDA APOIO EM MACHICO 
ESTÁ EXPLICADA A AUSÊNCIA DE FRANCO NOS 600 ANOS




Jacinta Raquel Nunes

Esta imagem do festejo da vitória do Prof Mentiras e do Arroz de Lapas diz tudo. As sombras do queque da TAP Bernardo Trindade, que continua a asfixiar os madeirenses, e do conhecido deputado Avelino da Conceição mostram quem deu a vitória à dupla. Bernardo é o fiscal de António Costa, que verifica se os vilões estão a actuar conforme a cartilha. Avelino é o dirigente da freguesia com mais militantes do PS por m2 (metro quadrado). Garantiu 280 votos à dupla Mentiras- Lapas, que se revelaram decisivos para a vitória por 209 votos.




A RETRETE ENTUPIDA





Flávio Sousa

A polémica em redor da medicina nuclear relançou a discussão sobre a promiscuidade entre setor público e setor privado. Esta discussão não se limita à saúde e não é recente. Já há muito que se fala no problema da fuga da Administração Pública para o Direito Privado, por exemplo através da criação de sociedades comerciais, evitando assim a fiscalização pelo Tribunal de Contas e outras garantias do Direito Público. Além da medicina nuclear, um bom exemplo desta fuga é a inspeção automóvel na Madeira.

A inspeção automóvel, entregue pelo governo regional ao António Henriques e depois à sua empresa Madinsp, sofre da chamada esquizofrenia administrativa: nuns casos, é um negócio privado e segue as regras do Direito Comercial; noutros casos, é público e segue as regras do Direito Administrativo, consoante as conveniências dos Henriques. Num caso ou noutro, quem sai sempre a perder é a população madeirense.