Cláudia Monteiro de Aguiar propõe Centro Europeu
de combate à poluição marinha na Madeira
Deputada na Conferência de Alto Nível sobre os Oceanos
A Eurodeputada do PSD propôs hoje a criação de um Centro Europeu de combate à poluição marinha na Madeira, durante a Conferência de Alto Nível sobre o futuro dos oceanos no Parlamento Europeu, que contou com a presença do presidente do Parlamento, Antonio Tajani, e dos Comissários Europeus, KarmenuVella, dos assuntos marítimos, e Carlos Moedas, da investigação, ciência e inovação.
Cláudia Monteiro de Aguiar propôs que este Centro, a criar na Região Autónoma da Madeira, poderia recolher dados, estudar o impacto, avaliar os riscos e desenvolver soluções para combater a poluição marinha.Um centro paramonitorizar e aplicar instrumentos no combate a esta ameaça, e trabalhar em sinergia com a Universidade local e outras instituições públicas e privadas, e em conjunto com a Agência Europeia de Segurança Marítima, sediada em Lisboa, que já é responsável pelo combate a incidentes de poluição marinha ou petrolífera de navios e instalações de petróleo e gás.
A deputada destacou a importância das Regiões Ultraperiféricas no contexto marítimo, particularmente dada a sua localização geográfica. Segundo Cláudia Monteiro de Aguiar, “estas devem desempenhar um papel mais evidente no estudo e combate à poluição marinha, nos efeitos das alterações climáticas na biodiversidade e nos ecossistemas marinhos, e oferecer um tremendo potencial para o desenvolvimento de energias renováveis e biotecnologia azul.”
Cláudia Monteiro de Aguiar propôs ainda a criação de uma rede, a nível europeu, “que una universidades, centros de investigação e outras entidades ligadas aos assuntos marítimos, com o objetivo de criar um cluster para a partilha de boas práticas e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a combater a poluição marinha, através da utilização de uma parte do futuro Horizonte Europa, que segundo a proposta do Parlamento Europeu para o próximo período 2021-27, totalizará os 120 mil milhões de Euros”.
“O Parlamento tem feito muito pela preservação dos nossos mares e oceanos, mas não o comunica suficientemente. E, não temos apenas de limpar oceanos, precisamos deixar de poluí-los”, concluiu a Eurodeputada.
A conferência de Alto Nível contou com painéis de discussão sobre a governança global dos oceanos, a economia azul sustentável e mares e oceanos limpos e saudáveis, e assinalou a necessidade de promover uma utilização responsável e sustentável dos oceanos para conservar os frágeis ecossistemas marinhos.
Cláudia Monteiro de Aguiar foi relatora do parecer para a “Governação Internacional dos Oceanos” onde focou a necessidade de desenvolver parcerias no domínio dos oceanos como meio para reforçar a cooperação em questões de interesse comum, como o crescimento azul, soluções digitais e de tecnologia marítima avançada, projetos de inovação em tecnologias azuis e energias limpas, como o GNL, para as infraestruturas e transporte marítimo.
Os oceanos contribuem igualmente para a economia europeia com um volume de negócios de 566 mil milhões de euros, e são fonte de emprego para cerca de 3,5 milhões de pessoas.
PSD-M
6 comentários:
Gabinete em combate à poluição. Gabinete em combate à corrupção.
Uma boa ideia desta eurodeputada.
Criar uma agência europeia com base na Madeira, seria para nós prestigiante, ainda por cima numa ilha do Atlântico, e, sendo este tema da poluição marítima tão actual.
Boa iniciativa.
Até eu concordo
Vê-se que a 2 tipos de socialistas o das 23.39 , como não foi uma iniciativa do seu partido largou uma piada , o das 9.27 Thomas Dellinger declaradamente socialistas mais interessado nestas coisas do mar achou uma boa ideia
o 1º claramente um taxistas a única coisa que quer não é a melhoria da Madeira mais sim os meios para ganhar dinheiro com cargo politico , o 2º mesmo sendo socialista quer a melhoria da Madeira .
o 1º claramente um dos novos boys desde ps cafofiano diria que deve ser lisboeta pelo amor ao dinheiro e pelo total desprezo pela Madeira , o 2º um estrangeiro que escolheu a Madeira para viver e pertence a velha guarda do partido que é mal vista
Estás muito enganado as minhas opções partidárias eu sou igual aos islandeses o povo é que manda o país está todo podre e os políticos deviam ser todos responsabilizados pelos seus erros
E a tua responsabilidade, ó das 00.58, como a exerces?
O maior erro que se pode cometer é o da generalização. Quando isso é feito, nada acontece. Não há consequências.
Esse discurso anti-políticos é infantil. Serem todos responsabilizados, por má conduta de alguns, é o mesmo que castigar toda a turma por um aluno ter feito uma traquinice.
A responsabilidade é feita sobre uma conduta individual. Nunca sobre o todo.
Quando se generaliza, deixa-se que a voz popular hoje em dia tão propalada em redes sociais, seja tida como verdadeira, quando na maioria, para não dizer na totalidade, é uma opinião não fundamentada, ignorante dos factos sobre os quais emite opinião, quase sempre de forma leviana.
A história é fértil em exemplos de generalização. E os ditadores e demagogos, sempre utilizaram esse recurso.
Nunca dá bom resultado.
Enviar um comentário