Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de março de 2019


A bronca do CINM
Não chegou notificação,
garante fonte próxima do Governo


Como dissemos, o problema que a Região de momento enfrenta com a Comissão Europeia é o ajuste directo do Centro Internacional de Negócios à SDM do Grupo Pestana. Essa é que é a bronca, mais grave do que as manobras de diversão com recurso ao número de trabalhadores ou de umas quantas isenções fiscais mais ou menos obscuras.
Dois pontos a esclarecer:

1. A Comissão Europeia avançou com os procedimentos do estilo a propósito da concessão por ajuste directo e - ao que nos garante uma fonte segura - decidiu deliberar pelo termo da concessão à SDM. Se a fonte segura é infalível, veremos.
2. Fonte próxima do Governo Regional assegura que ainda não chegou a notificação necessária nestes casos, pelo que não há certezas quanto à consumação da drástica decisão europeia. A mesma fonte acrescenta, porém, que o Governo pressente que a Comissão Europeia está nessa disposição, pelo que deverá ser esse o futuro do CINM - perda da concessão pela SDM. Não haverá qualquer surpresa se e quando o dia chegar, conclui a fonte próxima do Executivo.

Para já, os desenvolvimentos dos últimos dias na SDM, incluindo a substituição de Francisco Costa por Paulo Prada, apontam para o pior no que diz respeito ao Centro de Negócios.
Quando - e se - surgir a decisão final de perda de concessão, a Região terá de escolher um de dois caminhos: ficar com o CINM, incluindo a parte da SDM, com a incumbência de gerir o Centro, como acontece noutras praças. Ou abrir concurso internacional para substituir o Grupo Pestana.
O Governo Regional ainda não recebeu a notificação de Bruxelas. Mas espera-a a qualquer momento.
É o que podemos dizer de concreto neste momento sobre a bronca do CINM.

16 comentários:

Anónimo disse...

Se o negócio é lucrativo, é o governo ficar com ele, como já deveria ser à muito tempo.

Anónimo disse...

Quem te anda a soprar que vinha aí o diabo se calhar é um dos que queria ir para o lugar do Prada, mas não percebe nada de nada.

Devias te Informar melhor caso contrário perdes toda a credibilidade.

Se um dia chegar uma decisão definitiva (há situações que se arrastam nas instâncias comunitárias há longos anos) sem mais hipótese de recurso (virá uma primeira decisão pensando ao governo para responder, o governo da república terá que reagir, depois virá uma decisao, em seguida o Governo da República pode recorrer para tribunal de justiça da União Europeia) qual o drama?

O Governo terá de resgatar a concessão à SDM (não é ao Pestana, mas sim à SDM, a SDM é 51% de privados e 49% da Região).

E, das três uma: 1. gere através de um departamento público (sem concurso), 2. gere através de uma sociedade 100% pública (até pode ser SDM se Região entretanto comprar as ações da SDM aos privados) ou lança concurso público (onde a SDM, com os atuais sócios ou outros, por todas as razões e mais algumas, muito provavelmente concorre e ganha).

Não compliques o que é tão facil.
Eu tenho curso de direito tirado à noite, mas para isto é mais que suficiente

Luís Calisto disse...

O sr. anónimo - o sr. e não 'tu' - devia tirar mais um curso: interpretação textual. Porque, se não souber ler, não chega a ganhar credibilidade. Decididamente, não sabe ler o que está escrito neste post.
E é tudo quanto à conversa com o anónimo sem curso de cortesia. Definitivamente.

Anónimo disse...

Não me parece que a resposta seja espeficamente para este post mas para a precipitação do post anterior sobre o mesmo tema.

Anónimo disse...

Agradeçam ao Gil Canha.

Luís Calisto disse...

21.01
Se a resposta em apreço é para a "precipitação do post anterior", estendo a mão à palmatória. Não me refugio na técnica de ignorar os meus exageros e chutar para a frente. Pensei que o actual post já era mão estendida à palmatória.
Eu podia simplesmente substituir o post anterior por este, já que entretanto consegui precisar melhor os contornos do assunto. Mas aqui os erros (vá lá) são assumidos.
...Se bem que tudo no CINM ainda esteja dependente da decisão final da Comissão Europeia. Oxalá nessa altura eu tenha de estender mais uma vez a mão à palmatória. Infelizmente, não me parece.
Entretanto, agradeço as críticas a todos e peço desculpa por qualquer coisinha.
PS - Retiro o 'definitivamente' ao autor do comentário que afinal era para o post anterior. Sei desculpar um engano. Está a ver?


Anónimo disse...

E a imprensa não pega nesta sexta feira, para nao citarem o Fenix ? ou estão controlados.pelo poder economico ?

Anónimo disse...

08.10
Mais pelo segundo pois estão controlados pelo poder politico e económico. Basta ver quem são os acionistas do JM.
Como diz o Povão: Vai cair molho e do grosso!
Mais uma Bomba para estes tretas do PSD já não bastava a Saúde/a Lavandaria/os 20 milhões para as Inspeções.

Anónimo disse...

estes xuxas estão a fazer já a festa como isto fosse uma situação boa para a Madeira.

Lembrem-se se os xuxas ganharem terão também menos 100 e tal milhões para gastar

Anónimo disse...

12.28
Pois é. A carne o PSD e os seus capangas já a comeram toda e agora vai ficar a ossada para os outros trabalharem. Só que poderá haver auditorias do MP com efeitos retroativos.

Anónimo disse...

Qual carne, ó das 17.15?
Daquela que o teu camarada Sócrates o 44 comeu para pagar a boa vida, estadia em Paris, e para comprar falsas teses de doutoramento?

Anónimo disse...

Por cá ainda fazem urgentemente um Aumento daquele Estabelecimento da Cancela tal foi o gamanço verificado.

Anónimo disse...

Ó das 23.34,
Se isso é assim, o que não há-de ser Évora.
Já viste a quantidade deles que estão à espera de fazer companhia ao camarada Vara?

Anónimo disse...

11.16
Façam com aqueles do PSD que foram viver e gozar o dinheiro gamado para Cabo Verde.

Anónimo disse...

Ó das 12.06,
Mas Cabo Verde é para quem gosta de camarão.
E os socialistas querem é caviar.
Vê lá que até gostam de estudar em Paris.

Anónimo disse...

Os de cá se contentam com bananas e poncha. E por vezes umas caçadas a Africa do Sul e visitas a Londres.