Powered By Blogger

domingo, 31 de março de 2019


Por uma nova política para o sector das Pescas


A Candidatura da CDU ao Parlamento Europeu, esteve hoje no concelho de Câmara da Lobos a contactar com pescadores, para abordar a necessidade de revitalizar o sector das pescas na nossa região. No final da acção de contactos o candidato nas listas da CDU ao Parlamento Europeu, Ricardo Lume proferiu a seguinte declaração:
"O sector das pescas precisa ser valorizado como importante componente da economia produtiva da Região Autónoma da Madeira. Portugal é o País 
da União Europeia com maior Zona Económica Exclusiva (ZEE), mas apesar deste facto, 70% do peixe que consumimos é importado, e muito desse peixe é pescado por frotas pesqueiras estrangeiras nos nossos mares.
O processo de integração capitalista da União Europeia colocou os nossos recursos marinhos ao serviço de interesses alheios aos dos portugueses.
Ao longo das últimas décadas a União Europeia subsidiou o abate da nossa frota pesqueira, criando assim constrangimentos à nossa soberania alimentar e ao desenvolvimento económico do sector.
Esta realidade também tem impacto no sector das pescas da nossa região. Em apenas 13 anos a nossa frota pesqueira regional redúzio de 217 embarcações a motor para 92, ou seja existiu uma redução da nossa frota pesqueira na ordem dos 55%, no final do ano de 2006 existiam 830 
pescadores profissionais, no final do ano de 2018 existam apenas 618 pescadores profissionais, ou seja, existiu uma redução do número de pescadores na ordem dos 25,5% em 2006 foram descarregados na região 7,748 toneladas de peixe, por sua vez em 2018 foram descarregados 
apenas 5,764 toneladas de peixe, ou seja existiu uma redução de 25%.
Estes factos demonstram o rumo de declínio do sector das pescas, rumo que consideramos não só possível mas também necessário inverter.
A CDU defende uma Política Comum de Pescas que salvaguarde os interesses nacionais, contrariando a postura de ingerência, centralização e federalização dos mecanismos legislativos da gestão do sector, assim como defendemos medidas de apoio especificas para o sector para regiões insulares e ultraperiféricas com é o caso da Região Autónoma da Madeira.
A CDU, e os seus eleitos, são os que dão melhores garantias, na defesa da nossa soberania e da nossa produção, seja na Região seja no País ou na Europa."

P'lo Gabinete de Imprensa da CDU

Funchal, 29 de Março de 2019

6 comentários:

Anónimo disse...

O PSD e PS são os maiores inimigos dos pescadores
O Pescador vai ao mar, arrisca a sua vida e chega a terra tem de vender o seu pescado a dois monopolistas protegidos.
Se outros negociantes tivessem autorizados a comprar havia concorrência e como tal melhores preços.
Assim os pescadores vendem pelo preço que eles querem e estes revendem a 100% ou mais
Viva a democracia dos amigos

Anónimo disse...

Lota fora do Funchal, já! Enterrar lá milhões de euros a recauchutar um prédio velho e desactualizado dentro de um porto turístico onde deveria estar mais um posto de atracação de navios de cruzeiro ou de ferry! Incompetência e falta de visão estratégica é o que são estes Renovadinhos! Até Setembro a desmandarem e a gastar dinheiro em obras inúteis...

Anónimo disse...

Grande ideia teve este governo e este secretário regional como aprovo o comentário do das 17.21
Vai ser lembrado no futuro por muitos e muitos anos como o coveiro do Porto e de ideias disparatadas.

Anónimo disse...

E qual é a infraestrutura portuária capaz de receber uma lota de dimensão regional, como a que existe no Funchal, ó das 17.21 e 00.11?

Anónimo disse...

Não mandavam aquele chamariz de Cagarras para o Caniçal.
Antigamente até tinham um Projeto para Camara Lobos.
Os turistas serão presenteados tanto a chegada como a partida.
Se o Porto já era um nojo imaginemos depois de aquilo estar pronto e a funcionar. Cada cabecinha pensadora tem este governo que vão ser exportados para a NASA. Só Prémios NOBEL para estes destruidores do bem e do património regional pois já não bastava aquilo que fizeram e destruíram nas nossas Ribeiras e ainda vem com mais isto.
Por onde anda o Gil Canha e outros ambientalistas de outrora para não colocarem de imediato uma Providencia Cautelar nesta obra destruidora.

Anónimo disse...

Quando os Turistas começarem a pedir indeminização e pagamento da lavagem da roupa posteriormente quero ver a cara deste Secretário.