Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bola para o sarrame

ANTIGOS ATLETAS E DIRIGENTES DO MARÍTIMO CONCENTRARAM-SE ESTA QUINTA-FEIRA

- Especial para aqueles que conseguem encarar o chuto numa bola não como o exorcismo violento de instintos perversos, mas um vislumbre de arte ao serviço de uma causa colectiva

...Esperamos assim estar a redimir-nos perante as críticas sobre a pouca frequência de recordações desportivas aqui nestas páginas










Noémio
Emanuel
Ângelo
 




Ontem foi dia de almoço dos antigos atletas e dirigentes do Marítimo. Como sempre na 'Casa do Vizinho', à Rua Imperatriz D. Amélia. Individualizamos acima três das vedetas medeirenses de outros tempos que ontem estiveram à mesa, ainda bem rijos: Ângelo, Noémio e Emanuel de Freitas. Os desportistas madeirenses e não só conhecem o seu passado futebolístico e o quão valiosos seriam no futebol milionário de hoje. 
Na foto da equipa acima, aquela que levou o Marítimo pela primeira vez ao principal escalão do futebol português, em 1976/77, podemos ver, além de Ângelo e Noémio, outros antigos 'craques' como Amaral (guarda-redes internacional) Arnaldo, Eduardo Luís (internacional), Olavo, o grande treinador da subida Pedro Gomes, Nelson (internacional), Tininho, Eduardinho, Arnaldo II, enfim, uma galáctica plêiade que, à sua escala, está registada com letras garrafais na história gloriosa do Marítimo.




Lomelino, Isaque, Vasco, Ângelo, Emanuel e Belarmino, que estiveram ontem no almoço, alinharam no Estádio dos Barreiros por esta equipa... já nos veteranos do Marítimo, que a idade é o que se sabe. Quem quiser matar saudades, tem aí o mítico Chino, o cérebro João Nunes, o demolidor Ilídio 'Petita', Fernando Luís 'Hernâni e o nosso eterno santacruzense Óscar Marujo.



Se quisermos ir mais atrás ainda, ao tempo de juniores, reuniram-se ontem alguns que pertenceram a este 'onze' campeão da Madeira. Por exemplo Lomelino (com a braçadeira de capitão) e o guarda-redes Dias, os dois de pé à direita, junto do histórico dirigente Adelino Heliodoro Rodrigues...


E os mesmíssimos Lomelino e Dias, em conversa privada ontem, talvez a reanalisar as culpas de algum dos poucos golos que aquela equipa sofreu.


O contra-luz ainda permite reconhecer o antigo dirigente Gouveia Monteiro e as supervedetas Noémio e Ângelo.


Emanuel de Freitas (internacional júnior pelo Benfica) e António João, da célebre família Besugo: uma dupla defensiva que raramente tinha culpas no golo sofrido, isso era coisa do lado esquerdo, de Eugénio e Andrade.

António João e Vasco. Este, depois de tantos golos com a camisola  n.º 9 do Marítimo, recuou para o posto de lateral direito, ocupado durante anos por aquele.


José Manuel Lomelino e José Augusto Araújo: dois portentos do Marítimo, o primeiro no futebol, o segundo na natação. Não são raras as discussões sobre que modalidades apresentam historial superior no Glorioso...


Mas aqui a vedeta era o 'Porsche' do Dr. José Augusto, uma preciosidade com o motor ao meio. Lomelino, 'fanático' da VW, rendeu-se à máquina do médico.
...E há razões para o desvanecimento.


Visita ao Renato Abreu


Depois do almoço, alguns antigos atletas do Marítimo deslocaram-se ao Hospital da Cruz de Carvalho, onde o Amigo Renato Abreu, supermedalhado nadador do clube verde-rubro, se debate com uma doença intransigente. Batalha dura, a pior prova de vida que alguma vez se pôs ao grande Homem que continua a ser o Renato. Uma situação preocupante que nos aflige a todos. Um abraço, Renato.

Sem comentários: